Saiba como a pandemia está afetando as viagens de avião e as políticas de cada companhia aérea 

Mesmo com a abertura gradual de muitos países para o turismo, as viagens de avião em 2021 ainda não voltaram ao normal. Diante do cenário de incertezas provocado pelo avanço do coronavírus,  as companhias aéreas tiveram que adotar novas regras e protocolos para que os passageiros sintam-se mais seguros, e claro, que respeitem o que é exigido pelas autoridades. 

A regra número um, tanto para viagens de avião nacionais ou internacionais, é o uso de máscara de proteção. Por enquanto, o único destino nacional que o teste de RT-PCR é exigido é Fernando de Noronha. O exame de Covid precisa ser feito em até 48h antes da viagem e o laudo negativo apresentado no momento do embarque.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

No caso de voos internacionais, para pessoas que precisam voltar ou entrar no Brasil, devem apresentar o teste do tipo RT-PCR negativo/não reagente para a covid-19, feito até 72 horas antes do embarque.  O laudo  do exame deve ser mostrado à companhia aérea no momento do check-in junto com a  Declaração da Saúde do Viajante, que deve ser preenchida até 72 horas antes de embarcar.

No entanto, existem restrições de entrada que cada país estabelece para os viajantes e elas mudam com frequência, especialmente para viagens de avião internacionais, por isso antes de comprar uma passagem, é fundamental verificar todos os requisitos exigidos pelo destino e pela companhia aérea. 

Confira abaixo como as particularidades das principais empresas que atuam no Brasil: 

Latam Covid-19: veja as exigências para os voos

A Latam oferece opções tanto para voos nacionais no Brasil, como internacionais para América Latina, Estados Unidos e Europa. Dentro do avião, em todos os voos é obrigatório o uso de máscaras e é responsabilidade de cada passageiro providenciar a sua. Elas devem cobrir completamente o nariz e a boca (sem que sobrem espaços na parte inferior), e podem ser dos seguintes tipos:

  • Cirúrgicas tradicionais
  • N95 e KN95 (sem válvulas) 
  • Artesanais fabricadas de tecido

Não é permitido o uso de:

  • Máscara com válvula (qualquer tipo)
  • Lenços ou máscaras faciais sobrepostas de tecido (fios de lã).
  • Lenços ou bandanas de tecido
  • Protetores bucais plásticos

Nenhum passageiro poderá entrar no avião sem máscara, a única exceção é para menores entre dois e onze anos e para pessoas que apresentem alguma condição médica que impossibilite seu uso. Nesse caso, o passageiro deve preencher o formulário MEDIF e enviá-lo a Latam por meio do Formulário de contato, ou possuir um certificado médico emitido até 10 dias antes da saída do voo. Em caso de patologias severas, não deve ter mais de 7 dias.

Confira outras regras estabelecidas pela Latam para destinos internacionais neste link. 

Gol Covid-19: veja as exigências para os voos

gol desconto teste covid

Foto: Divulgação

A Gol é uma companhia brasileira que opera voos nacionais e outros destinos na América do Sul, na América do Norte e no Caribe. Se a sua viagem de avião for com a companhia, atenção, pois a companhia autoriza APENAS as seguintes máscaras: 

  • Máscaras cirúrgicas descartáveis;
  • Máscaras de modelos PFF2 e N95, ambos sem válvula; 
  • Máscaras de tecido com tripla camada. 

Para mais informações sobre as exigências e protocolos para voos internacionais, acesse o link do site da Gol. 

Azul Covid-19: veja as exigências para os voos

A Azul opera voos nacionais saindo do Brasil e também oferece opções para Estados Unidos e Portugal. Assim como a maioria das companhias aéreas, a Azul também apresenta restrições com relação ao uso de máscaras, permitindo apenas os seguintes tipos: 

  • Cirúrgicas descartáveis;
  • Máscaras de alta eficiência (N95, PFF2 ou equivalentes – todas sem válvulas);
  • Máscaras caseiras fabricadas em tecido (confeccionada com camada dupla);

Não há obrigatoriedade do uso de máscaras para crianças com idade inferior a três anos (em voos domésticos) ou crianças com idade inferior a 02 anos (em voos para os Estados Unidos). Passageiros com deficiências que os impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, devem preencher o formulário MEDIF (acesse aqui) com antecedência mínima de 72 horas úteis do voo. 

Os voos estão sendo suspensos em 2021? 

  • Até o momento, passageiros que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias não estão autorizados a entrarem em território norte-americano.
  • Os voos para turismo de/para Portugal estão suspensos até 17 de abril. 

Mais informações, acesse este link do site da Azul. 

TAP Air Covid-19: veja as exigências para os voos

A TAP Air é a principal companhia aérea de Portugal e oferece voos do Brasil direto para as cidades do Porto e Lisboa. Desde fevereiro, a entrada em território português está permitida apenas para passageiros de voos de países que integram a União Europeia e dos países associados ao Espaço Schengen.

Os voos do Brasil estão suspensos até 15 de abril

No caso de pessoas que estejam fazendo uma viagem de avião de países que não integram a União Europeia, ou Espaço Schengen, a entrada será permitida apenas para:

  • Cidadãos nacionais da União Europeia ou de Estados associados ao Espaço Schengen com residência legal em um Estado-Membro da União Europeia;
  • Nacionais de países terceiros em viagem por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias.
  • Passageiros de voos de repatriamento ou humanitários organizados nos termos da lei.

Todos os passageiros com destino a Portugal, seja como destino final ou conexão, devem preencher este formulário online após a realização do check-in e apresentar o comprovante nos postos de controle. 

Além disso, para entrar no país. é preciso apresentar o teste RT-PCR de Covid com resultado negativo realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque. Com exceção a crianças com menos de 24 meses de idade. A TAP aceita apenas nos seguinte idiomas: português, francês, inglês, espanhol e italiano. A regra vale também para residentes e cidadãos portugueses. 

Para as pessoas que estejam viajando da Republica Checa, Eslovénia, Eslováquia, Estónia, e Letónia, a quarentena também é exigida. Elas devem seguir o isolamento social de 14 dias em sua residência ou outro local indicado pelas autoridades, caso o tempo de permanência em Portugal seja superior a 48h. 

Os passageiros provenientes das regiões da Madeira e dos Açores não precisam apresentar o teste para embarcar para Portugal. 

O uso de máscara facial é obrigatório a bordo em todas as viagens de avião da TAP para passageiros com idade superior a 6 anos, sendo dispensado apenas para pessoas que tenham problemas de saúde comprovados que impeçam de usá-la. Nestes casos, para viajar, o passageiro necessita de uma autorização médica (MEDIF) de embarque prévia à sua viagem.

Existem destinos com procedimentos específicos, confirme aqui para mais informações. 

Delta Airlines Covid-19: veja as exigências para os voos

A Delta é uma das principais companhias aéreas que opera voos no Brasil com destino aos Estados Unidos, porém até o momento, passageiros que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias não estão autorizados a entrarem em território norte-americano. 

No momento, a entrada nos EUA está autorizada para: 

  • cidadãos americanos e residentes permanentes dos EUA;
  • cônjuges de cidadãos e de residentes permanentes dos EUA;
  • pais / responsáveis legais de um solteiro menor de 21 anos americano ou com residência permanente nos EUA;
  • solteiro e menor de 21 anos que seja irmão ou irmã de um cidadão americano ou com residência permanente dos EUA, também solteiro e menor de 21 anos;
  • criança / filho adotivo / dependente de um cidadão americano ou residente permanente dos EUA;
  • passageiros com os seguintes tipos de visto americano: A-1, A-2, C-1, C-1 / D, C-2, C-3, CR-1, CR-2, D, E-1 (como funcionário da TECRO ou TECO ou membros da família imediata do funcionário), G-1, G-2, G-3, G-4, IR-1, IR-4, IH-4, NATO-1 a NATO-4 ou NATO- 6;
  • membros das Forças Armadas dos EUA, cônjuges e filhos de membros das Forças Armadas dos EUA;
  • passageiros que comprovem viajar a convite do governo dos EUA para uma finalidade relacionada à contenção do Coronavírus (COVID-19);
  • passageiros com documentos emitidos pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA ou Departamento de Estado dos EUA, indicando que o passageiro está isento da restrição;
  • membros da tripulação B1 envolvidos em atividades de isqueiro, plataforma continental externa (OCS), atividade de parques eólicos, equipe aérea / marítima privada e outros tripulantes ativos semelhantes;
  • estudantes com visto F-1 ou M-1 e seus dependentes F-2 e M-2 – desde que não tenham chegado ou estado no Brasil, China e Irã nos últimos 14 dias.
  • Passaportes emitidos para cidadãos da Bielorrússia (Belarus) que tenham expirado entre 30 de abril de 2020 e 31 de julho de 2020 são considerados válidos com uma extensão de 3 meses;

Nessas circunstâncias, a regra número um para viajar com a Delta é o uso de máscara, que agora é uma lei federal, que exclui a obrigatoriedade apenas para crianças com menos de dois anos de idade. Viajantes com deficiência que não podem utilizar o acessório, devem concluir o processo de ‘Autorização para Voar’ da empresa aérea, que inclui consulta com um profissional terceirizado da área médica antes da partida no aeroporto.

A Delta recomenda uma máscara cirúrgica ou médica, uma máscara sintética ou de tecido feita com material de 3 ou 4 camadas firmemente costurado ou um respirador sem válvula (N95 ou KN95).

Todos os viajantes com mais de dois anos de idade que entrarem ou estiverem em conexão nos Estados Unidos, vindos de qualquer local fora do território norte-americano, devem apresentar um resultado negativo no teste de coronavírus, o qual deve ser feito três dias antes da partida.

Os testes devem seguir as seguintes modalidades: teste molecular, teste de amplificação de ácido nucleico (NAAT), teste RT-PCR, teste LAMP ou teste de antígeno. Testes de anticorpos não são aceitos. Pessoas que já foram infectadas pelo vírus e estão recuperadas, devem apresentar uma carta de um provedor de saúde ou de uma autoridade de saúde pública informando que está autorizado a viajar. 

Todos os viajantes também devem assinar um atestado certificando que receberam um resultado negativo antes de voar, e eles são incentivados a preencher o formulário com antecedência e trazer o documento assinado ao aeroporto. 

Para mais informações, acesse o link no site da Delta com exigências de entrada para viagens internacionais que mudam a todo momento. 

Já sabemos como vai ser o futuro das viagens pós-pandemia?

Foto: Delta Airlines / Reprodução

Emirates Covid-19: veja as exigências para os voos

A Emirates oferece viagens de avião saindo do Brasil para várias regiões, como África, Ásia, Pacífico, Europa e Oriente Médio. Muitas conexões são realizadas no Aeroporto Internacional de Dubai, por isso é importante ficar atento às regras deste destino. 

A primeira é o uso obrigatório de máscara de pano ou cirúrgica, com exceção para crianças menores de seis anos e passageiros com certas condições médicas, que o uso está liberado.

Devido a regulamentações governamentais locais, apenas máscaras cirúrgicas são aceitas em voos de Dubai para Alemanha, França e Áustria. Se, por motivos médicos, o passageiro não puder usar máscara durante toda a viagem, deverá preencher um Formulário de Informações Médicas (MEDIF) antes do voo.

Destina‑se a pessoas com as seguintes condições cognitivas, intelectuais ou sensoriais

  • Mal de Parkinson
  • Doença de Alzheimer
  • Demência
  • Hidrocefalia
  • Síndrome de Down
  • Atraso de desenvolvimento
  • Transtorno do Espectro Autista

Pessoas que precisam de oxigênio suplementar ou têm as seguintes condições respiratórias:

  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
  • Insuficiência cardíaca
  • Fibrose cística
  • Asma

Se estiver em trânsito em Dubai a partir de um dos países abaixo, é preciso apresentar um atestado de teste de PCR negativo para COVID‑19 realizado até no máximo 72 horas antes da viagem de avião. Crianças menores de 12 anos e passageiros com deficiência moderada ou grave não precisam realizar o teste. Além disso, ainda é preciso cumprir qualquer requisito obrigatório no país de destino final

Afeganistão, Angola, Argentina, Bahrain, Bangladesh, Brasil, Camboja, Chile, Costa do Marfim, Croácia, Chipre, República Tcheca, Djibouti, Egito, Eritreia, Etiópia, Geórgia, Gana, Guiné, Hungria, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Quênia, Kuwait, Líbano, Malta, Moldávia, Montenegro, Marrocos, Mianmar, Nepal, Nigéria, Omã, Paquistão, Polônia, Filipinas, Catar, Romênia, Ruanda, Rússia, Senegal, Eslováquia, Somalilândia, Somália, África do Sul, Sudão do Sul, Sudão, Síria, Tajiquistão, Tanzânia, Tunísia, Turquia, Turcomenistão, Uganda, Ucrânia, Uzbequistão, Vietnã, Zâmbia e Zimbábue.

Como está as viagens de avião em 2021

Foto: Lei Jiang / Unsplash

Copa Airlines Covid-19: veja as exigências para os voos

A Copa Airlines opera voos do Brasil para países da América no Norte, Central, Sul e Caribe, mas todos os voos fazem conexão no Panamá. Dentro do voo é obrigatório o uso de máscaras e certificar-se de todos os critérios e requisitos antes de viajar. A maioria dos países implementou pelo menos um desses protocolos:

  • Teste PCR negativo para Covid – 19
    – Quarentena obrigatória na chegada ao destino
    – Declaração de saúde ajuramentada
    – Viagem e seguro médico.

Portanto, antes de embarcar ou até mesmo comprar a sua passagem, verifique os requisitos que o país exige, neste link do site da Copa Airlines.

Leia também:

» Regras para viajar de avião do Brasil
» Teste de COVID e regras atualizadas para viajar ao Brasil
» Como escolher um seguro viagem: confira o passo a passo

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Diversas pesquisas apontam que viajar é um dos maiores desejos imediatos

Artigo anterior

Como fazer o cadastro no Banco Digital N26?

Artigo seguinte

Você pode gostar