Como viajar de Roma para Milão: Avião, carro, trem, ônibus ou transfer? Descubra a melhor forma de como ir de Roma para Milão

Roma e Milão são, sem dúvida, cidades apaixonantes para visitar na Itália. Com atrações históricas impressionantes, muita beleza e cultura, elas são capazes de encantar turistas do mundo todo. Portanto, em uma viagem ao país, é natural incluir os dois destinos no roteiro. 

Para quem deseja ir de Roma para Milão, algumas dúvidas podem surgir sobre qual a melhor forma de deslocamento. Seja de avião, carro, ônibus, trem ou transfer, separamos os prós e contras de cada opção para ajudar você escolher o melhor transporte para sua viagem. 

Roma para Milão de avião

Como ir de Roma para Milão

Como viajar de Roma para Milão de avião. Foto: Divulgação

Muitas pessoas acabam optando por fazer o trajeto de Roma para Milão de avião. Os voos entre as duas cidades italianas duram cerca de uma hora e, dependendo da época, é possível encontrar valores promocionais para esta rota.

No entanto, é necessário levar em consideração o tempo de deslocamento até os aeroportos, já que eles não ficam muito próximos das regiões centrais das cidades. Em Roma, há duas opções: o Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, conhecido como Fiumicino, e o Aeroporto Internacional Ciampino, que também opera voos domésticos e internacionais.  

Já em Milão, há o Aeroporto Internacional de Malpensa e o Aeroporto de Bergamo, o preferido pela maioria das companhias aéreas low cost. Já o Aeroporto de Linate é utilizado para voos internos e fica um pouco mais próximo do centro de Milão que os demais. São mais de 200 voos operados por semana de Roma a Milão, portanto, não faltarão opções para sua viagem. 

Roma para Milão de trem

Foto: Divulgação

O trem também é uma opção a quem deseja se deslocar de Roma a Milão. Como se sabe, a malha ferroviária europeia é bastante eficiente – e na Itália isso não é diferente. São mais de 16 mil quilômetros de ferrovias que conectam diversas regiões do país. 

O trajeto que vai de Roma a Milão dura, em média, três horas e a viagem é bastante confortável, passando por diversas paisagens bucólicas e interessantes ao longo do caminho. É importante lembrar que o percurso de trem costuma ser mais vantajoso que o de avião, já que as estações em Roma e em Milão ficam em regiões bastante acessíveis, diferente dos aeroportos que estão mais afastados.

Neste caso, em Roma você poderá pegar o trem em duas estações, a Roma Termini e ou Roma Tiburtina. Já em Milão, as estações para desembarcar serão a Milano Centrale ou a Milano Porta Garibaldi. As companhias que realizam o trajeto são a Italo e a Trenitalia, sendo que os trens que ligam os destinos operam com intervalos de aproximadamente 15 minutos todos os dias, geralmente das 6h da manhã às 21h. 

Roma para Milão de carro

Como viajar de Roma para Milão

Como viajar de Roma para Milão. Foto: Divulgação

O carro, sem dúvida, é uma boa ideia para quem deseja chegar a Milão partindo de Roma. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados – ainda mais quando se dirige em outro país. Roma e Milão ficam distantes 587 quilômetros, ou seja, é necessário que o condutor tenha certa experiência na estrada. 

As estradas italianas são muito boas e bem sinalizadas. No caso deste trajeto, é necessário pegar a Autoestrada A1, conhecida como Autostrada del Sole, a maior do país. A vantagem de viajar de carro é conhecer algumas cidadezinhas muito charmosas que ficam ao longo do caminho. No entanto, o aluguel de um carro pode elevar bastante custo da sua viagem. 

Fora isso, há também a preocupação em zonas de tráfego limitado, gasolina, estacionamento, pedágios e regras de trânsito, que podem gerar imprevistos e gastos extras. Também é preciso estar atento para dirigir em grandes cidades na Itália, onde o trânsito pode ser um pouco caótico. 

Roma para Milão de ônibus

Como ir de Roma para Milão

Foto: Divulgação

Viajar de Roma a Milão de ônibus pode ser uma opção econômica, no entanto definitivamente não é a mais rápida. São cerca de 28 ônibus diários que partem de Roma a Milão todos os dias, das 9h às 23h45. O trajeto total dura cerca de 6h30, portanto, é importante avaliar se vale a pena perder tanto tempo na estrada.  

Geralmente, os ônibus partem de Roma na Estação Tiburtina e chegam em Milão na Estação San Donato ou Lampugnano. Há também linhas de ônibus que partem e chegam dos aeroportos das respectivas cidades. Algumas empresas que realizam a rota são a Flixbus e a Buscenter.

Roma para Milão de transfer

Itália

Como viajar de Roma para Milão utilizando transfer. Foto: Divulgação

O transfer também é uma opção vantajosa a quem deseja ir de Roma para Milão. A agência Elmocar, por exemplo, que é especializada em receber brasileiros no país. Com mais de 20 anos de experiência, a empresa atua com uma frota moderna de carros e motoristas que também são guias e falam português. 

Neste caso, o transfer de Roma para Milão é realizado por um condutor experiente que já domina as estradas e leis de trânsito italianas, evitando contratempos que podem ser bastante desagradáveis durante uma viagem. Além disso, com o serviço de transfer os viajantes podem descansar e curtir a paisagem tranquilamente e sem preocupações. 

O transfer de Roma para Milão pode ser realizado em carros particulares ou em grupos e ainda incluir passeios e tours pelas cidades. Para contratar esses serviços, basta entrar em contato e planejar um roteiro personalizado.

+ Info
Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

» Onde ficar em Roma: melhores bairros para se hospedar
» Roteiro: 2, 3 ou 4 dias em Roma
» Lugares para conhecer em Milão
» 11 cidades apaixonantes para visitar na Itália

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Lugares imperdíveis para conhecer na Normandia

Artigo anterior

Verão europeu: melhores praias para visitar na França

Artigo seguinte

Você pode gostar