Nova lei no México visa multar empreendimentos que bloqueiam o acesso público às praias do país

Em uma tentativa de garantir que suas linhas costeiras permaneçam acessíveis a todos, o governo mexicano votou esta semana para introduzir pesadas multas contra hotéis, restaurantes, casas noturnas ou outras empresas costeiras que bloqueiam o acesso público às praias do país.

Isla Blanca. Foto: fotostock /Alamy Stock Photo

No México, todas as praias são públicas por lei. Os proprietários costeiros não estão autorizados a construir qualquer estrutura permanente a menos de 20 metros da linha de maré alta ou restringir o acesso público à praia. Mas isso não impediu que alguns violassem as regras. É uma questão que tem irritado os locais há muito tempo. As reclamações têm sido feitas, particularmente durante a pandemia, sobre hotéis ou proprietários de clubes de praia privados erguendo barreiras ou contratando seguranças para restringir o público de trechos “exclusivos” de praias públicas com alegações de serem privadas, de acordo com a Associated Press.

Esse tratamento injusto logo poderá ser coisa do passado, já que o governo mexicano votou unanimemente a favor de multar os proprietários que quebrarem essa regra até um milhão de pesos ou U$47.000. O projeto de lei foi aprovado e agora será encaminhado ao presidente para sua aprovação.

As empresas que repetidamente infringem a lei podem perder suas permissões de operar em qualquer parte da praia. Em uma declaração, a senadora do Partido Trabalhista Alejandra del Carmen León Gastélum disse que a indústria hoteleira e os condomínios assediam regularmente as pessoas que não são seus clientes nas praias, portanto é “fundamental acabar com este abuso e fraude flagrante contra a Constituição”.

Leia também:

» Conheça os maravilhosos cenotes da Península de Yucatán no México
» Costa Mujeres, o lado zen de Cancún
» 7 passeios imperdíveis em Cancún e Riviera Maya
» Cancún: tudo o que você precisa saber antes de ir

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Volksvagen lança modelo de van perfeito para quem ama acampar

Artigo anterior

Antígua e Barbuda oferece vistos de trabalho para atrair nômades digitais

Artigo seguinte

Você pode gostar