Trekking pelo mundo: confira nossa seleção com algumas das melhores trilhas do planeta!

Estas 10 caminhadas clássicas de longa distância estão entre as melhores do planeta! Para realizar esses trekkings, os caminhantes precisam de coragem, paciência e uma boa quantidade de preparação, porém, a recompensa é uma experiência inesquecível.

GR20, França

Foto: Jean-Baptiste Bellet / Flickr

Esta exigente caminhada de 15 dias (168km) através da Córsega é lendária pela diversidade de paisagens que atravessa. Há florestas, paisagens lunares de granito, crateras esculpidas pelo vento, lagos glaciares e picos cobertos de neve.

Criado em 1972, o GR20 liga Calenzana, no Balagne, com Conca, a norte de Porto Vecchio.

Trilha Inca, Peru

Foto: gadventures.com

A antiga trilha de 33 km até à cidadela do topo da colina de Machu Picchu foi construída pelos Incas e trazido à atenção geral por Hiram Bingham quando o arqueólogo ‘redescobriu’ a atração em 1911. Nos séculos que se seguiram, milhões de turistas e curiosos reuniram-se para conhecer a “cidade perdida”, e como consequência, os números diários de pessoas na trilha foram restringidos a apenas 200 em 2018.

A Trilha Inca tem início no Vale Sagrado, próximo a cidade de Cusco, e está entre os trekkings mais bonitos do mundo.

Pays Dogon, Mali

Foto: Reprodução

“A terra do povo Dogon” é uma das regiões mais deslumbrantes de África. Uma caminhada pela região poderá durar entre 2 a 10 dias.

As aldeias Dogon pontilham as montanhas e falésias da região do platô central do Mali, e são o ponto alto da viagem. Os Dogon são conhecidos pelos seus dançarinos de stilt mascarados, sua cultura e modo de vida.

Everest Base Camp, Nepal

melhores trilhas

Foto: truthseeker08 / Pixabay

Atingindo uma altura de 5,545m em Kala Pattar, esta caminhada de 2-3 semanas é extremamente popular, graças ao seu cenário espetacular mas também ao seu romantismo; os caminhantes bem sucedidos são capazes de dizer com orgulho que se situaram na base da montanha mais alta do mundo.

A trilha é caracterizada pelas charmosas aldeias de montanha a caminho do famoso acampamento. Esteja avisado: a época de trekking principal traz multidões de visitantes.

Circuito W, Parque Nacional Torres del Paine, Patagónia chilena

melhores trilhas

Foto: Javiera García

Esta caminhada de cima para baixo (a sua rota forma a letra W) no Parque Nacional Torres del Paine é uma das melhores formas de explorar as belezas da Patagônia chilena.

Cada dia traz um novo conjunto de paisagens com longos trechos em lagos, montanhas e glaciares luminescentes (frequentemente cheios de icebergues flutuantes).

O tempo é sempre imprevisível na Patagônia, mas tente evitar os meses excessivamente frios e duros entre Maio e Setembro.

Fitz Roy – Patagônia, Argentina

melhores trilhas

Foto: Wikimedia Commons

Os caminhantes que buscam algumas das paisagens mais belas da América do Sul definitivamente precisam adicionar o trekking do Fitz Roy Trek ao seu itinerário.

A trilha conecta a pequena cidade de El Chaltén a uma das montanhas mais cobiçadas da Patagônia. Embora a Torres del Paine no Chile seja a rota mais popular da região, o Fitzroy Trek é um digno concorrente por ser a mais bela. O Fitzroy Trek é adequado para caminhantes menos experientes, as trilhas são claramente marcadas e o terreno é em sua grande maioria plano e constante.

Caminho de Santiago de Compostela – Espanha

Foto: rosemaria / Pixabay

O Caminho de Santiago tem sido uma rota de peregrinação importante para os seguidores cristãos desde a Idade Média. Traça a rota onde os restos mortais de Santiago foram transportados de Jerusalém até ao seu local de descanso final – Santiago de Compostela, na Espanha.

Não é preciso ser um cristão devoto para desfrutar desta rota. O Caminho de Santiago tem oito pontos de partida diferentes, o que significa que pode selecionar uma rota preferida, dependendo dos seus interesses.

A trilha de 750 km leva-o através do campo espanhol, belos vinhedos e cidades centenárias. As opções de alojamento ao longo do trilho são abundantes e variadas, quer seja um mochileiro com um orçamento ou prefira um pouco mais de luxo.

Tour du Mont Blanc – França, Itália e Suíça

melhores trilhas

Foto: needpix

O imponente Tour du Mont Blanc é uma trilha de alta altitude cobrindo  10.000m de subida (ou seja, mais 1km do que subir o Evereste a partir do nível do mar)! Não é uma proeza fácil, mas recompensará com vistas de geleiras, vales que caem e, claro, o próprio Mont Blanc.

Monte Roraima -Venezuela

Foto: Paulo Fassina / Flickr

Descrito como um “planalto flutuante”, é sem dúvida uma das mais belas montanhas do mundo. A caminhada do Monte Roraima oferece paisagens entre paredões, mirantes e cachoeiras.

Caminhe através do verde exuberante do Parque Nacional de Canaima e ao longo da cordilheira da Guiana. Durante séculos, as tribos indígenas ocuparam a área e a região é cheia de lendas e mistérios.

Narrows, EUA

melhores trilhas

Foto: Wikimedia Commons

Uma viagem de 26 km através de desfiladeiros dramáticos esculpidos ao longo de séculos pelo Rio Virgin. Narrows é a seção mais estreita do Câion Zion, no Parque Nacional de Zion, em Utah, nos Estados Unidos.

O percurso beira o rio, com mais de metade da caminhada passada a pé e por vezes nadando. A caminhada pode ser percorrida num dia, embora alguns optem por levar os jardins suspensos e as nascentes naturais a um ritmo mais descontraído – passando uma noite num dos 12 terrenos de acampamento do parque.

Leia também:

» Trekking pelo Brasil, descubra as principais travessias para fazer no país
» 11 destinos de neve na América do Sul para quem ama o inverno
» 6 destinos de trekking para fazer grandes expedições pelo mundo
» Trilha de Salkantay, um dos trekkings mais belos do Peru

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Conheça as melhores viagens de trem para fazer na Europa

Artigo anterior

Bate volta de Londres: conheça as vilas mais charmosas de Cotswolds

Artigo seguinte

Você pode gostar