Destino perfeito para quem ama ecoturismo, Prudentópolis abriga as cachoeiras gigantes do Paraná, excelentes para a prática de esportes radicais, como rapel, tirolesa e canionismo 

Não é para menos que Prudentópolis, no Paraná, é chamada de Terra das Cachoeiras Gigantes. Há muitas quedas d’água grandiosas em meio a cenários deslumbrantes, de mata extremamente preservada e rica em diversidade. 

É o destino perfeito para quem ama ecoturismo e ainda curte se aventurar em meio à natureza. 

Leia também » 100 lugares para viajar no Brasil em 2021

As cachoeiras gigantes do Paraná, além da beleza sem igual, são palco de práticas esportivas, como rapel e canionismo. Tirolesas permitem contemplar as lindas quedas d’água e garantem aventura decide visitar a região.

prudentopolis terra das cachoeiras gigantes

Divulgação: turismoprudentopolis

Mas as atrações não param por aí, há muito o que fazer em Prudentópolis. Colonizada por ucranianos, a cidade guarda sua cultura, expressa em artes e na gastronomia. A arquitetura das construções também carrega grande influência dos colonizadores. Por isso, Prudentópolis é também reconhecida como um pedaço da Ucrânia no Brasil.

Não perca tempo, conheça Prudentópolis e encante-se com sua cultura e, claro, com suas cachoeiras gigantes. 

Aventure-se em Prudentópolis: conheça as principais cachoeiras gigantes

pudentopolis cachoeiras parana

Divulgação: turismoprudentopolis

Prudentópolis tem mais de 100 cachoeiras catalogadas, mas nem todas têm fácil acesso para visitação. 

Por outro lado, as principais cachoeiras gigantes do Paraná possuem trilhas bem sinalizadas e com estrutura para receber os visitantes e proporcionar, além de belas vistas, experiências incríveis.

Conheça as maiores quedas d’água de Prudentópolis e comece a programar sua ida para lá.

Salto São Francisco

A mais alta queda d’água da região sul e a quinta maior do Brasil, o Salto de São Francisco impressiona por sua beleza. São 196 metros de altura, o equivalente a um prédio de 60 andares! 

A cachoeira gigante fica na tríplice fronteira dos municípios de Prudentópolis, Turvo e Guarapuava. Este último abriga o Parque Municipal São Francisco da Esperança, que oferece ótima infraestrutura para quem visita o Salto São Francisco. Salto de São Francisco integra, ainda, a Área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança. 

Devido à sua altura, as águas transformam-se em névoa quando chegam ao solo. É um espetáculo natural deslumbrante.

Para chegar até o Salto de São Francisco há duas trilhas: uma que leva aos mirantes e ao Salto Cavalheiros, outra queda d’água, com percurso de 1 km; e a que conduz à base da cachoeira, com 4 km ida e volta.

Salto de São Francisco é um belo exemplar das cachoeiras gigantes do Paraná e não pode ficar de fora do seu roteiro.

Salto São João

Um pouco menor que o Salto São Francisco em altura, mas bem maior no quesito força das águas, o Salto São João é uma imponente cachoeira de Prudentópolis.

Não é possível acessar sua base, mas a bela vista dos 85 metros de queda d’água em meio à floresta já um atrativo e tanto para quem visita a região. 

No local, há dois mirantes. No primeiro, é possível avistar Salto São João de longe. Já o segundo é uma plataforma construída sobre a queda d’água e oferece uma vista panorâmica da cachoeira e seu entorno. 

As trilhas que conduzem aos dois mirantes são acessíveis e bem sinalizadas. 

Salto Sete

Localizado em uma área de proteção ambiental particular, o Salto Sete pode ser visitado a partir do Salto Sete Adventure Park. 

A cachoeira tem 77 metros de queda d’água livre e mais 30 metros de cascatas. As trilhas que levam ao Salto Sete são bem sinalizadas e autoguiadas, com pontes e escadarias. 

O ingresso no parque é cobrado e o local conta com ótima estrutura para receber os visitantes. Lá é possível praticar trekking, rappel e canionismo. 

Salto São Sebastião

Com 120 metros de altura, o Salto São Sebastião é perfeito para a prática de rapel e canionismo. 

Para chegar até a cachoeira gigante é preciso percorrer uma trilha de dificuldade média, portanto, vá preparado para fazer um pouco de esforço. Mas a bela vista do topo é recompensadora.

O mais impressionante do Salto São Sebastião é que, bem à sua frente, há outra queda d’água, o Salto Molt. Com 110 metros de altura, essa cachoeira tem como característica a leveza com que suas águas caem no imenso paredão. 

A trilha que leva até as duas quedas d’água tem grau de dificuldade médio – parte do percurso é feito em terreno íngreme, com a ajuda de uma corda.

Além das cachoeiras que mencionamos, Prudentópolis tem outras atrações que vão garantir muita aventura para sua viagem. Não deixe de conhecer também o Salto Manduri, o Salto Barão do Rio Branco, os Saltos Gêmeos, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Ninho do Corvo e o Recanto Perehouski. 

Onde se hospedar em Prudentópolis 

terra das cachoeiras gigantes

Foto: Willian Ricardo de Oliveira Silva / Wikimedia Commons

É fácil encontrar onde se hospedar em Prudentópolis. A cidade é voltada ao turismo e oferece muitas opções de hospedagem para os viajantes, como hotéis, campings, hotéis fazenda e pousadas ecológicas. 

Para te ajudar, temos aqui duas sugestões de onde se hospedar em Prudentópolis:

Mayna Palace Hotel

O Mayna Palace Hotel fica bem no centro de Prudentópolis e oferece muito conforto e comodidade a seus hóspedes. As acomodações são divididas em três categorias: apartamento executivo, apartamento de luxo e apartamento econômico. 

Além dos serviços do hotel, que incluem wi-fi gratuito e café da manhã, o Mayna Palace conta com uma equipe especializada no turismo de Prudentópolis. 

Ou seja, ao se hospedar neste hotel, você terá a ajuda de seus colaboradores para tirar quaisquer dúvidas de passeios pela região. E o melhor: poderá contratar serviços turísticos diretamente no balcão Mayna Turismo. 

Elite Palace Hotel

Para quem prefere estar perto, mas com um pouco mais de tranquilidade, o Elite Palace Hotel é uma ótima opção de hospedagem em Prudentópolis.

Localizado em uma área residencial próxima ao centro da cidade, o hotel oferece conforto e sossego, além de facilidade de acesso aos principais serviços e atrações.

As acomodações do Elite Palace Hotel são categorizadas em standard, luxo, luxo superior e luxo master, que conta com banheira de hidromassagem grande.

O Elite Palace Hotel tem, também, um restaurante onde são servidos os melhores pratos da culinária ucraniana, além de comida brasileira. O local oferece espaço para as refeições ou room service. 

Leia também:

» Parque Histórico de Carambeí, um pedaço da Holanda no Paraná
» Roteiro de 2 dias em Curitiba
» Curitiba autoriza cultivo de hortas em espaços públicos
» Trem turístico Curitiba-Morretes oferece experiência com degustação de vinhos

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$ 350 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Essas são as praias mais bonitas entre Maceió e Recife

Artigo anterior

Roteiros incríveis para fazer de carro pelo sul do Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar