Serras, cânions grandiosos, belas cachoeiras, rios imponentes e muita cultura podem ser encontrados nos roteiros para fazer de carro pelo sul do Brasil

O Brasil é um país de muitas belezas, desde as praias paradisíacas do nosso extenso litoral até os campos e vales do interior do país.

Em particular, a região sul é privilegiada por uma natureza exuberante, entre cânions e serras que revelam paisagens surreais. Há muitos destinos para visitar e fica até difícil escolher.

Leia também » 100 lugares para viajar no Brasil em 2021

Por isso, uma ótima forma de aproveitar melhor vários destes lugares em apenas uma viagem é escolher um dos roteiros incríveis para fazer de carro pelo sul do Brasil.

Há várias opções de rotas que percorrem diversas cidades e permitem conhecer melhor cada uma delas, sua cultura, atrações naturais e, claro, a gastronomia.

A própria viagem de carro já é um atrativo, uma vez que os roteiros passam por cenários belíssimos, como na Estrada da Graciosa (PR) e na Serra do Rio do Rastro (SC).

Ficou interessado em desbravar as belezas da região sul brasileira? Então confira as nossas dicas sobre os roteiros incríveis para fazer de carro pelo sul do Brasil.

Roteiros para fazer de carro pelo sul do Brasil

A seguir, vamos te dar dicas sobre 8 roteiros incríveis para fazer de carro pelo sul do Brasil. Serras, cânions grandiosos, belas cachoeiras, rios imponentes e muita, muita cultura te aguardam nesse cantinho especial do nosso país.

Caminhos de Pedra – RS 

Foto: Cícero R. C. Omena / Wikimedia Commons

Caminhos de Pedra é um dos roteiros incríveis para fazer de carro pelo sul do Brasil

O trajeto percorre 12 km em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, entre prédios históricos, restaurantes e várias atrações que contam um pouco da história dos imigrantes italianos, que chegaram na região em 1875. 

É um roteiro turístico riquíssimo, com mais de 25 locais para visitar e, em muitos deles, o atendimento é feito por famílias descendentes dos imigrantes italianos.

Apesar de ser feito, em grande parte, na área rural de Bento Gonçalves, a rua principal do roteiro é asfaltada e as que não tem asfalto são bem preservadas. Por isso, é uma excelente opção para quem quer viajar de carro pelas belas paisagens do sul do Brasil.

Ao fazer o Caminhos de Pedra, não deixe de conhecer o Parque da Ovelha, também conhecido como Casa da Ovelha. É um dos locais mais famosos deste roteiro turístico. Lá é possível acompanhar o tratamento dos animais e até amamentar os filhotes, além de adquirir produtos derivados do leite das ovelhas.

Aproveite para visitar, também, as vinícolas, restaurantes e outras construções históricas do Caminhos de Pedra.

Estrada da Graciosa – PR 

Foto: Otávio Nogueira / Wikimedia Commons

Com 40 km de extensão, a Estrada da Graciosa, no Paraná, é uma das mais bonitas do Brasil. E não é difícil entender o porquê. 

A rodovia de curvas sinuosas revela paisagens incríveis, como os canteiros de hortênsias – que florescem na primavera e duram até o verão -, as muitas cachoeiras e os mirantes espalhados em toda sua extensão.

Construída entre 1854 e 1873, a Estrada da Graciosa foi a primeira via paranaense para o trânsito de pessoas, animais e carros do estado. Atualmente, preserva 8 quilômetros calçados com paralelepípedos originais da sua construção.

Ela já esteve entre as mais importantes rodovias do Brasil e liga Curitiba às cidades históricas de Antonina e Morretes.

Hoje, é um dos roteiros incríveis para se fazer de carro. Nela são proibidos caminhões e ônibus, devido às muitas curvas, e a velocidade é controlada. 

E não há porquê ter pressa. O mais importante é apreciar cada trecho e suas belezas. Além disso, o passeio só valerá a pena se você se permitir parar em alguma cachoeira, mirante, lugar histórico ou nos vários restaurantes e lojas de produtos típicos.

Rota do Café – PR 

Foto: Divulgação

Com mais de 30 atrações em 9 cidades no Paraná, a Rota do Café é uma bela surpresa para quem decide percorrê-la de carro.

O roteiro turístico criado pelo Sebrae Londrina passa por grandes fazendas, propriedades de pequenos agricultores, museus, cafeterias e lojas de artesanato.

E o mais legal é que, ao percorrer a Rota do Café, além de conhecer todos os processos da produção desta iguaria tipicamente brasileira, é possível participar da colheita, entre os meses de maio e agosto. 

Além disso, durante todo o ano, você pode experimentar os diversos tipos de cafés produzidos na região, todos com excelente qualidade. 

Ao visitar a Rota do Café, pare em uma das fazendas históricas, como a Fazenda Monte Belo, e conheça uma propriedade de pequenos agricultores, como Casa Muller, onde são produzidos vinhos, geléias e licores. 

Aproveite para degustar um dos deliciosos cafés rurais ou os almoços com produtos das fazendas.

Visite, também, um dos museus da Rota do Café, como o Museu do Café em Ibiporã e, na mesma cidade, conheça o Centro de Artesanato.

Rota dos Cânions – RS e SC 

roteiros para fazer de carro pelo sul do Brasil

Foto: Jjunoo / Wikimedia Commons

Com cerca de 140 km de extensão, a Rota dos Cânions percorre estradas de terra entre as cidades de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.

Este roteiro incrível revela paisagens impressionantes, entre imensos paredões de rochas, rios, cachoeiras e muito verde.

A Rota dos Cânions agrada tanto os mais aventureiros quanto aqueles que querem desbravar estes cenários de carro. Apesar de as ruas serem de terra, a maior parte delas são bem conservadas. 

Além disso, as várias trilhas permitem conhecer os cânions por cima ou por baixo. Ou, até, pelo leito dos rios. Ao longo do caminho há várias opções de hotéis fazenda e pousadas.

Entre os lugares mais incríveis para conhecer na Rota dos Cânions, estão os parques Aparados da Serra e Serra Geral, que abrigam o Cânion Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza, respectivamente.  

Rota Romântica – RS 

roteiros para fazer de carro pelo sul do Brasil

Foto: Wikimedia Commons

Um dos roteiros incríveis para fazer de carro pelo sul do Brasil, a Rota Romântica surpreende pela beleza das cidades por onde passa, no Rio Grande do Sul.

No total, a Rota Romântica percorre 14 municípios: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

Ao fazer a Rota Romântica, você terá a oportunidade de conhecer lugares históricos e saber mais sobre a colonização alemã. Assim como poderá experimentar deliciosos pratos e sobremesas nos muitos restaurantes do roteiro. 

Os cenários são encantadores e o roteiro atrai todos os tipos de viajantes, apesar de ser perfeito também para casais – por isso, o nome. 

Há muitas atrações nas várias cidades percorridas, entre museus, parques e construções históricas. Além disso, a depender da época do ano que escolher para fazer a Rota Romântica, poderá participar de alguma festa típica.

Rota dos Tropeiros – PR 

roteiros para fazer de carro pelo sul do Brasil

Foto: aphc / Divulgação

A Rota dos Tropeiros percorre 16 municípios do Paraná e revela cenários impressionantes, entre pontos turísticos históricos e paisagens naturais de tirar o fôlego.

O trajeto passa por Arapoti, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Largo, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Lapa, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Rio Negro, Sengés, Telêmaco Borba e Tibagi.

No caminho, é possível visitar museus, conhecer as tradições dos povos que colonizaram a região e contemplar a natureza exuberante. 

Fazem parte do roteiro turístico o Parque Histórico de Carambeí e o Cânion do Guartelá, o maior do Brasil e o sexto do mundo em extensão. 

A Rota dos Tropeiros pode ser percorrida de carro, mas não deixe de fazer algum trecho com cavalos. As cavalgadas recriam a jornada dos tropeiros, que levavam animais para as feiras em Sorocaba, em São Paulo.

Outra parada obrigatória é para experimentar as delícias da culinária regional nos muitos restaurantes espalhados pelo roteiro.

Serra do Rio do Rastro – SC 

região sul do Brasil

Foto: Alexandre Machado / Flickr

Uma via sinuosa que percorre uma paisagem incrível, composta por cachoeiras, grutas e cânions. Esta é a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, considerada uma das mais bonitas do mundo.

 É um dos roteiros turísticos imperdíveis para se fazer de carro. A rota liga os municípios de Bom Jardim da Serra à Lauro Muller, entre 256 curvas em mais de 35 quilômetros de extensão. 

Em um dos pontos mais altos, há um mirante a cerca de 700 metros de altitude que revela a linda paisagem, que inclui o Cânion das Laranjeiras, o Cânion do Funil, a Pedra Furada e a Cascata da Barrinha. 

Mas não se apresse, a via tem curvas bem fechadas e alguns trechos com bastante aclive, por isso, dirija com muito cuidado.

Vale Europeu – SC 

região sul do Brasil

Foto: Marinelson Almeida / Flickr

O roteiro turístico Vale Europeu, em Santa Catarina, percorre 17 cidades da região conhecida como Médio Vale do Itajaí. 

O nome vem do fato de as cidades serem cercadas por montanhas e vales e estarem dispostas ao longo do Rio Itajaí Açú.

As cidades encantam por sua arquitetura, com influência dos colonizadores alemães e italianos. Além disso, preservam a cultura e costumes. Por isso, não é difícil encontrar apresentações de dança, festas e comidas típicas e, até mesmo, alguns dialetos.

Por todos esses motivos, o roteiro Vale Europeu é perfeito para quem ama turismo cultural, mas agrada também os amantes do ecoturismo. Há diversas opções de atividades em meio à natureza, algumas até radicais.

Vale dos Vinhedos – RS

região sul do Brasil

Foto: Felipe Valduga/ Divulgação

O Vale dos Vinhedos é uma área de 82 quilômetros quadrados na Serra Gaúcha que abriga as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo Sul.

É um roteiro turístico incrível para se fazer de carro. Há paisagens impressionantes, muitos lugares históricos que remetem à colonização italiana, uma gastronomia impressionante e um povo para lá de acolhedor.

Uma das principais atrações são as vinícolas, que podem ser visitadas. Nelas, além de acompanhar o processo de produção dos vinhos, é possível prová-los.

Há, ainda, cantinas que servem o melhor da gastronomia italiana. Por isso, não saia do Vale dos Vinhedos sem conhecer, ao menos, uma delas.

Então, gostou das nossas dicas? Escolha um dos roteiros incríveis para fazer de carro pelo sul do Brasil e viva experiências únicas nos lugares mais bonitos do nosso país.

Leia também:

» 12 viagens incríveis no Brasil que todos deveriam fazer
» Região dos vinhos na Serra Gaúcha: experiências para fugir do óbvio
» 11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro
» 10 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$ 350 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Conheça Prudentópolis, a terra das cachoeiras gigantes no Paraná

Artigo anterior

Novos museus serão inaugurados em 2021 e devem agitar o turismo pelo mundo

Artigo seguinte

Você pode gostar