As cidades turísticas em Minas Gerais carregam importantes legados culturais e históricos, criando novas experiências para quem estiver viajando de carro

Minas Gerais é um destino rodeado por cultura e história, já que guarda verdadeiros tesouros arquitetônicos como museus, igrejas e cidades datadas do século XVIII.

Na gastronomia o estado também encanta, com delícias típicas que agradam até mesmo os paladares mais exigentes. Mas é importante saber que há muitos outros atrativos que podem ser explorados em diferentes cidades turísticas em Minas Gerais

Os viajantes que estão à procura de locais com menor fluxo de pessoas e diversas atividades ao ar livre poderão encontrar ótimas alternativas. Para quem sai de estados vizinhos, esta pode ser uma boa oportunidade para alugar um carro, percorrer as estradas e contemplar as belezas naturais que acompanham o trajeto. A ideia também se estende para quem chega pelo aeroporto da capital, Belo Horizonte. Há diversas cidades para conhecer em Minas Gerais que podem surpreender pela oferta de atrações, cultura regional e belezas. 

Seja para quem viaja de carro ou avião, vale lembrar que a Localiza, especialista em aluguel de automóveis, conta com diversas unidades espalhadas pelo país. Uma vantagem, por exemplo, é que que os clientes podem retirar o carro alugado em uma unidade e devolver em outra, aproveitando a presença nacional da rede para fazer roteiros integrados, mesclando mais de um destino. E o melhor: sem burocracia! A reserva funciona de forma simples, online e prática, ótimo para quem deseja aproveitar o melhor de cada viagem escolhida. 

Cidades turísticas em Minas Gerais para viajar de carro

E para ajudar os viajantes a encontrarem locais perfeitos para visitar durante sua permanência em Minas Gerais, separamos 11 opções de cidades para conhecer no estado que vão além de Belo Horizonte, proporcionando experiências enriquecedoras para aqueles que estão viajando de carro. Confira!

Ouro Preto

11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro

Foto: Pixabay

Com conjuntos arquitetônicos únicos, a cidade, localizada a 100 quilômetros de Belo Horizonte e tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, oferece diversos atrativos religiosos e culturais, como a Igreja São Francisco de Assis e o Museu da Inconfidência.

Para quem não se contenta em guardar apenas conhecimento, uma opção é aproveitar o talento de artesãos locais e levar uma lembrancinha para casa. Lavras Novas, distrito que pertence a Ouro Preto, complementa a oferta de atrativos e proporciona aos visitantes momentos de aventura. É possível, por exemplo, realizar passeios em quadriciclo ou caiaque, além de praticar rafting ou rapel. 

Brumadinho

Foto: Pixabay

A cidade, situada a 35 quilômetros de Belo Horizonte, atrai visitantes interessados em sossego e arte. E isso pode ser proporcionado para aqueles que visitam Inhotim, o maior museu à céu aberto do mundo. Inaugurado em 2006, o local recebeu mais de 3 milhões de visitantes e conta com obras espalhadas entre galerias e os jardins.

Outros atrativos da cidade são o Conjunto Histórico e Paisagístico da Serra da Calçada, que leva ao Forte de Brumadinho e possui uma extensa gama de flores e animais, e Casa Branca, distrito onde é possível realizar atividades radicais perfeitas para o perfil de viajante mais aventureiro.

Santana do Riacho

11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro

Foto: Upslon/ Wikimedia Commons

Este destino, situado a 123 quilômetros da capital mineira, conta com sítios arqueológicos que comprovam a existência humana no local há mais de 10 mil anos. Alguns destes sítios estão no Parque Nacional da Serra do Cipó, que possui rios, cânions, paredões e cachoeiras, possibilitando a realização de diversas práticas esportivas.

Outro distrito importante da cidade é a Lapinha da Serra, que aumenta ainda mais as opções de atrativos de turismo de aventura do município e conta com calendário de eventos religiosos, como o Dia de São Sebastião e a Festa de Nossa Senhora Aparecida, ambos já consolidados na região. 

Santa Bárbara

Foto: Divulgação

O turismo religioso é protagonista da cidade de Santa Bárbara, que está a 111 quilômetros de Belo Horizonte. Seu cartão-postal é a Matriz de Santo Antônio, onde é possível encontrar obras-primas de Mestre Athayde, por exemplo.

O município também é porta de entrada para o Santuário do Caraça, patrimônio natural e histórico do estado. Nessa viagem, os visitantes podem percorrer livres pelas trilhas e visitar cachoeiras. Além disso, os turistas podem visitar a Igreja Neogótica, que liga as alas laterais do antigo prédio e as ruínas do antigo colégio e da escola apostólica. Perfeito para uma viagem de carro saindo de Belo Horizonte.

Tiradentes

11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro

Foto: Alex Costa Maciel/ Wikimedia Commons

Tiradentes, vizinha de Ouro Preto, deixa claro em seu nome que a história e cultura está enraizada na cidade. Com uma arquitetura mais clássica e um clima mais pacato, o destino se torna uma opção ideal para quem quer, de fato, se desligar da correria do dia a dia e curtir momentos de forma mais despreocupada.

Há diversas opções de museus e centros históricos para se visitar, além das igrejas, que garantem a imagem do turismo religioso. Tudo pode ser aproveitado nos mais simples detalhes. Para tornar a experiência ainda mais gostosa, vale a pena fazer um passeio de jardineira ou charrete pela cidade, além de aproveitar os inúmeros restaurantes localizados no centro histórico de Tiradentes.

São João Del Rei

11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro

Foto: Pixabay

O sino toca! Não para sinalizar a chegada de um novo visitante, visto que a tradição da hospitalidade faz parte da cidade de São João Del Rei, mas sim para anunciar que a missa vai começar ou que está na hora da tradicional Ave Maria.

É possível encontrar diversos casarões e sobrados, onde estão materiais de metal nobre e que atrai diversos visitantes: o estanho. Um desses casarões é o Solar dos Neves, pertencente à família do ex-presidente Tancredo Neves. Para quem aprecia o turismo religioso, é a oportunidade de, também, visitar a Igreja de São Francisco de Assis, que possui altares dourados e é sede da missa das manhãs de domingo. 

Mariana

11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro

Foto: Lisses hk/ Wikimedia Commons

A cidade, que já carregou o título de capital mineira, ainda atrai diversos turistas, seja por conta dos casarões que há no local, seja pelas igrejas que consolidam o turismo religioso ou pelos trabalhos manuais dos artesãos residentes.

Há monumentos e sobrados que tornam o estilo arquitetônico único, tombado como Monumento Nacional. O município é cercado de montanhas e tem um ritmo mais leve e não tão badalado quanto a vizinha Ouro Preto. Viajando de carro pela cidade o turista poderá conhecer esses atrativos e ainda levar para casa alguns souvenirs, junto com as memórias que são proporcionadas só pelo local. 

Catas Altas

11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro

Foto: Glauco Umbelino/ Wikimedia Commons

A atmosfera interiorana com casinhas coloridas de Catas Altas vai agradar aos viajantes que querem descansar e ter contato com uma rotina mais leve e com um cenário contornado por montanhas. Uma das atrações mais importantes é o Bicame de Pedra, aqueduto construído em pedra para levar água da Serra do Caraça até a cidade. 

Os amantes de vinhos vão gostar de saber que a visita ao destino é oportunidade perfeita para conhecer a bebida, que ali é fermentada com jabuticaba. Mas não se esqueça: se for beber, deixe o carro no local de estadia e aproveite para andar pela cidade. Durante os finais de semana, a vida noturna é mais ativa, com grande parte das lojas e restaurantes abertos. 

Congonhas

11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro

Foto: Divulgação

A cidade dos profetas. Este é o título que ainda é carregado por Congonhas, mais um município que pertence à Estrada Real e pode ser perfeita para conhecer viajando de carro. Seu cartão-postal é a Basílica do Senhor Bom Jesus, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco. Trata-se de uma obra que demonstra a representação dos 12 profetas, esculpidos por Antônio Francisco Lisboa, conhecido por Aleijadinho, um dos maiores nomes da arte barroca brasileira.

O turismo religioso ainda se completa com a Sala dos Milagres, onde fiéis entregam ofertas em agradecimento às graças; o Museu da Ladeira, com acervo da cidade dos profetas; e o Museu de Congonhas, que dispõe de salas de exposição, reserva técnica, biblioteca, entre outros espaços. Uma verdadeira aula de história para os apaixonados pela cultura brasileira.

Diamantina

Foto: Rodrigo Tetsuo Argenton/ Wikimedia Commons

Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade ainda preserva seu rico patrimônio histórico e cultural, resguardando fatos importantes, como morada de personalidades como Juscelino Kubitschek, ex-presidente da república, e Chica da Silva, escrava alforriada.

O destino ainda possui riqueza natural que possibilita ver de perto belas trilhas e cachoeiras. Dentre seus principais atrativos estão o Mercado Municipal dos Tropeiros, que reúne produtores e turistas; a Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé, igreja tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; e o Parque Estadual do Biribiri, com cachoeiras e trilhas ideais para os mais aventureiros, além de tantos outros atrativos naturais que valem por toda a viagem. 

Poços de Caldas

11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro

Foto: Divulgação

Quem gosta de um contato com água, principalmente fontes termais – consideradas benéficas à saúde – e cachoeiras, vai se apaixonar por Poços de Caldas. O destino proporciona ótimas alternativas de ecoturismo e turismo de aventura, como a Cachoeira Véu das Noivas e a Cascata das Antas.

Mais movimentada que outras cidades mineiras, consegue agradar aos mais diversos perfis de viajantes. Quem ama cultura pode aproveitar para visitar os prédios históricos da cidade, já quem preza pelo descanso pode aproveitar para relaxar em alguns dos parques ou jardins disponíveis.

O que achou dessas dicas de roteiros para visitar as cidades históricas em Minas Gerais? Não faltam opções para aproveitar a proximidade desses destinos e curtir uma viagem de carro.

Leia também:

» Estrada Real: o caminho do Brasil Colônia
» 10 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio
» O que é preciso ter para alugar um carro? Documentação e outras dicas
» 5 motivos para investir em um bom Seguro Viagem

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

14 cidades na América do Sul que parecem ter saído de um conto de fadas

Artigo anterior

Panatanal: fotos mostram destruição da rodovia transpantaneira com incêndios

Artigo seguinte

Você pode gostar