Atualizada em:
O primeiro ano será de adaptação: de janeiro a dezembro de 2023, os preços de serviços e produtos serão exibidos na moeda atual da Croácia e em euro
A Croácia vai adotar o euro como moeda oficial a partir de janeiro de 2023. Ou seja, deixará de usar a kruna croata, atual moeda do país, para se juntar aos outros países da zona do euro, tornando-se o 20º membro do grupo. No primeiro ano, que será de adaptação, produtos e serviços terão preços tanto em kruta croata quanto em euro, mas o troco será obrigatoriamente em euro.
Já a partir de 1º de janeiro de 2024, a kruna croata sairá de circulação e todas as transações econômicas serão em euro. A Croácia foi o último país a entrar na União Europeia, em 2013. E, agora, além de adotar a moeda oficial do bloco, passará a fazer parte do Espaço Schengen, zona de livre circulação de mercadorias e pessoas.
Adaptação da Croácia ao euro
A partir do dia 1º de janeiro de 2023, será possível trocar kunas croatas por euro, pela cotação fixa de 7,53450 kunas para cada 1 euro. Essa foi a conversão que ficou estabelecida oficialmente pelo Conselho Europeu – o agrupamento de 27 governos da União Europeia.
Para os viajantes brasileiros que desejarem ir para a Croácia após a adesão ao euro, a diferença será que, atualmente, um real equivale a 1,35 kuna croata, enquanto frente ao euro, a moeda brasileira equivale a apenas 0,18.
Outra questão é que, hoje, a Croácia é um país considerado mais barato para se viajar do que outros países que utilizam o euro, como a Grécia, por exemplo, que aderiu ao euro em 2001. Agora, a expectativa é saber se a mudança de moeda impactará nesse quesito.
Para se ter uma ideia, na Lituânia, que entrou na zona do euro em 2015, houve uma tendência de aumento nos preços ao consumidor após a adesão à moeda, ao passo que as empresas passaram a arredondar os valores para que ficassem visualmente melhores em euro. Por outro lado, houve uma economia geral nas transferências bancárias e taxas de juros mais baixas para as empresas.
A Croácia é um país do sudoeste da Europa que tem cenários naturais surpreendentes, como as águas azul turquesa do Parque Nacional dos Lagos Plitvice. Lá também é possível encontrar belas praias, ilhas paradisíacas e cachoeiras impressionantes, além de cidades bem estruturadas e charmosas, com construções medievais incríveis.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]