Destinos internacionais para viajar sem passaporte

Atualizada em:

Seleção mostra lista de países para brasileiros viajar sem passaporte

Esse mês a Polícia Federal informou sobre o bloqueio na emissão de novos passaportes no Brasil, a medida adotada prejudicou vários brasileiros que estavam planejando uma viagem para o exterior. O motivo alegado é a falta de verba da Polícia Federal para a emissão dos novos documentos, o que gera uma forte contradição, já que existe um custo pago pelo viajante para conseguir retirar o passaporte. Se você foi um desses prejudicados, saiba que ainda é possível viajar para alguns desses países sem depender necessariamente de passaporte.

Com o acordo do Mercosul de 1991 que busca facilitar a relação comercial dos países da América do Sul, propõe entre inúmeras vantagens, a possibilidade da entrada e saída de turistas latinos de forma menos burocrática nos países que fazem parte desse acordo. Em alguns desses destinos só o uso do RG já se torna suficiente para conseguir concretizar essa viagem e retirar o visto de turista sem grandes complicações.

O visto para turismo nos países da América do Sul pode ser de até 90 dias inicialmente. Para quem deseja ficar mais tempo em algum desses países, também é possível renovar o período para um tempo maior conforme o motivo e finalidade da sua viagem. Ideal para quem busca conhecer destinos internacionais para viajar sem passaporte.

Argentina

A permanência máxima para turistas brasileiros na Argentina é de 90 dias e para entrar no país necessita apenas do documento de identidade (RG), atualizado com no máximo 10 anos de emissão.

Glaciar Vinciguerra, em Ushuaia, na Patagônia Argentina. Foto: Miguel Rigoni / Flickr

Chile

Turistas brasileiros também podem entrar no Chile portando apenas o RG. O prazo para permanência máxima também é de 90 dias e não necessita de passaporte.

Uruguai

Além do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela, o viajante que quer conhecer o Uruguai pode permanecer até 90 dias no país e também entra portando somente o documento de identidade.

Peru

Assim como o Uruguai, o Peru também necessita de um certificado de vacina contra a Febre Amarela, que pode ser retirado nos postos de saúde municipais. O prazo de permanência para turismo também é de 90 dias usando apenas o RG.

Machu Picchu é um dos destinos peruanos mais visitados. Foto: Gustavo Albano

Equador

O passaporte também não é obrigatório para quem visita o Equador, no país é possível entrar portando apenas o certificado de vacinação e o RG. Prazo de permanência máximo de 90 dias.

Colômbia

O viajante brasileiro também pode entrar na Colômbia sem passaporte, portando apenas o RG e o certificado de vacinação contra a Febre Amarela. A validade do visto para turismo também é de 90 dias. A Colômbia autoriza no máximo três viagens por ano.

Paraguai

Brasileiros também podem entrar no Paraguai portando apenas o RG e o certificado de vacinação contra a Febre Amarela. A permanência máxima para turismo são de 90 dias.

Venezuela

A Venezuela também autoriza no máximo três viagens anuais. A permanência para turismo é no máximo 90 dias e exige o RG e o certificado contra a Febre Amarela.

Bolívia

Salar de Uyuni, cartão postal na Bolívia. Foto: Manuel Romarís

O período máximo de permanência para viagens a turismo na Bolívia é de 90 dias, assim como nos outros países da lista. Na Bolívia também necessita portar a carteirinha de vacinação contra a Febre Amarela e o RG.

Como chegar em Machu Picchu
O que conhecer em La Paz, a capital da Bolívia
30 lugares que você precisa conhecer na América do Sul
7 lugares pouco conhecidos que você precisa visitar no Peru
Salar de Uyuni na Bolívia, o lugar onde o céu e a terra se encontram

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima