Seleção mostra lista de países para brasileiros viajar sem passaporte

Esse mês a Polícia Federal informou sobre o bloqueio na emissão de novos passaportes no Brasil, a medida adotada prejudicou vários brasileiros que estavam planejando uma viagem para o exterior. O motivo alegado é a falta de verba da Polícia Federal para a emissão dos novos documentos, o que gera uma forte contradição, já que existe um custo pago pelo viajante para conseguir retirar o passaporte. Se você foi um desses prejudicados, saiba que ainda é possível viajar para alguns desses países sem depender necessariamente de passaporte.

Com o acordo do Mercosul de 1991 que busca facilitar a relação comercial dos países da América do Sul, propõe entre inúmeras vantagens, a possibilidade da entrada e saída de turistas latinos de forma menos burocrática nos países que fazem parte desse acordo. Em alguns desses destinos só o uso do RG já se torna suficiente para conseguir concretizar essa viagem e retirar o visto de turista sem grandes complicações.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O visto para turismo nos países da América do Sul pode ser de até 90 dias inicialmente. Para quem deseja ficar mais tempo em algum desses países, também é possível renovar o período para um tempo maior conforme o motivo e finalidade da sua viagem. Ideal para quem busca conhecer destinos internacionais para viajar sem passaporte.

Argentina

A permanência máxima para turistas brasileiros na Argentina é de 90 dias e para entrar no país necessita apenas do documento de identidade (RG), atualizado com no máximo 10 anos de emissão.

Glaciar Vinciguerra, em Ushuaia, na Patagônia Argentina. Foto: Miguel Rigoni / Flickr

Chile

Turistas brasileiros também podem entrar no Chile portando apenas o RG. O prazo para permanência máxima também é de 90 dias e não necessita de passaporte.

Uruguai

Além do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela, o viajante que quer conhecer o Uruguai pode permanecer até 90 dias no país e também entra portando somente o documento de identidade.

Peru

Assim como o Uruguai, o Peru também necessita de um certificado de vacina contra a Febre Amarela, que pode ser retirado nos postos de saúde municipais. O prazo de permanência para turismo também é de 90 dias usando apenas o RG.

Machu Picchu é um dos destinos peruanos mais visitados. Foto: Gustavo Albano

Equador

O passaporte também não é obrigatório para quem visita o Equador, no país é possível entrar portando apenas o certificado de vacinação e o RG. Prazo de permanência máximo de 90 dias.

Colômbia

O viajante brasileiro também pode entrar na Colômbia sem passaporte, portando apenas o RG e o certificado de vacinação contra a Febre Amarela. A validade do visto para turismo também é de 90 dias. A Colômbia autoriza no máximo três viagens por ano.

Paraguai

Brasileiros também podem entrar no Paraguai portando apenas o RG e o certificado de vacinação contra a Febre Amarela. A permanência máxima para turismo são de 90 dias.

Venezuela

A Venezuela também autoriza no máximo três viagens anuais. A permanência para turismo é no máximo 90 dias e exige o RG e o certificado contra a Febre Amarela.

Bolívia

Salar de Uyuni, cartão postal na Bolívia. Foto: Manuel Romarís

O período máximo de permanência para viagens a turismo na Bolívia é de 90 dias, assim como nos outros países da lista. Na Bolívia também necessita portar a carteirinha de vacinação contra a Febre Amarela e o RG.

Como chegar em Machu Picchu
O que conhecer em La Paz, a capital da Bolívia
30 lugares que você precisa conhecer na América do Sul
7 lugares pouco conhecidos que você precisa visitar no Peru
Salar de Uyuni na Bolívia, o lugar onde o céu e a terra se encontram

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Bonito para crianças: conheça os lugares mais tranquilos do destino

Artigo anterior

Costa Amalfitana, o melhor roteiro turístico da Itália

Artigo seguinte

Você pode gostar