Diário de bordo – Roteiro de 3, 5 ou 7 dias em Alagoas

Atualizada em:

Vai viajar para Alagoas? Confira nossas dicas do que fazer e quais atrações conhecer com estas opções de roteiro de 3, 5 ou 7 dias em Alagoas

O estado de Alagoas possui um dos litorais mais belos do país. Praias de águas claras, piscinas naturais formadas entre corais, coqueirais gigantes moldurando porções de areia desertas e cidades históricas fazem da região um dos destinos mais populares do Nordeste.

São tantos lugares incríveis para conhecer que montar um roteiro de viagem por Alagoas pode ser um desafio. Afinal, onde ir primeiro ou, então, como aproveitar melhor o tempo por lá para não deixar de conhecer nenhum dos principais pontos turísticos da região? Mas não se preocupe. Neste post, você encontrará dicas valiosas para montar um roteiro de 3, 5 ou 7 dias em Alagoas. Confira, a seguir.

O que não pode deixar de conhecer em Alagoas?

O litoral alagoano é realmente incrível, com muitos lugares imperdíveis. Dentre eles, você não pode deixar de conhecer destinos como Maceió, Maragogi, São Miguel dos Milagres e a Praia do Patacho ao viajar para Alagoas. Assim como deve reservar em seu roteiro um tempinho para explorar cantinhos pouco conhecidos. A cidade de Piranhas, por exemplo, é uma ótima pedida para quem gosta de turismo histórico e contato com a natureza. Além de um centro histórico belíssimo, o destino tem praias fluviais no Rio São Francisco e faz parte da Rota do Cangaço, que segue os passos do bando de Lampião e Maria Bonita.

O que fazer em Alagoas em 3, 5 ou 7 dias?

O Guia Viajar Melhor preparou um roteiro de até 7 dias para você curtir os melhores destinos e atrações turísticas de todo o estado de Alagoas. Vamos lá?

#Dia1 – Conhecendo a capital Maceió

Comece o dia conhecendo as principais praias da capital: Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara. Em uma curta caminhada é possível curtir as paisagens dessa parte do litoral alagoano, que mesmo estando na capital possui belezas semelhantes a qualquer outra praia paradisíaca do estado. Em Pajuçara, não deixe de conferir o passeio de jangada até as piscinas naturais, um ótimo lugar para contemplar a beleza da capital alagoana.

Durante o final da tarde, a dica é fazer uma viagem pela história e cultural do estado, conhecendo atrações como a Catedral Metropolitana de Maceió, o Palácio Floriano Peixoto e o bairro histórico de Jaraguá, com diversas construções históricas. Para conhecer o melhor da culinária alagoana, indicamos o Bodega do Sertão, um famoso restaurante de comidas típicas com um agradável ambiente temático, que remete ao sertão nordestino. Separe também um tempo para conferir os artesanatos locais na feirinha de Pajuçara. Se a ideia é conhecer os principais atrativos da capital, veja mais neste outro link dedicado exclusivamente a Maceió.

Roteiro em Alagoas: o que fazer em Maceió
Roteiro em Alagoas: o que fazer em Maceió – Foto: Juliano Pessoa

#Dia 2 – Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e a Praia do Gunga

Depois de um reforçado café da manhã, é hora de partir para Marechal Deodoro, um pequeno município a apenas 30 km de Maceió. Lá o destino é a badalada Praia do Francês, que é bem movimentada e tem águas calmas, graças à barreira de corais que corta essa parte do litoral. No lado direito da praia é possível avistar um enorme coqueiral cercando a orla.

O município de Barra de São Miguel está a apenas 10 km de distância, sendo a Praia do Niquím uma parada estratégica para quem pretende conhecer a Praia do Gunga, já que o local oferece passeios de barcos até a atração. O visual dessa praia não é muito diferente da Praia do Francês, já que as águas também são calmas. A diferença é que o local é mais tranquilo, ideal para famílias ou quem procura lugares mais pacatos.

A Praia do Gunga tem fácil acesso através de uma enorme fazenda de cocos. Na entrada é possível avistar um mirante. O custo para subir no local é de apenas R$2,00. Ao entrar, basta se identificar e respeitar os pedidos de preservação. Se você foi para Alagoas pensando em usar e abusar da Praia do Gunga, a dica é passar um dia inteiro por lá. Diversas atividades e passeios são oferecidos por lá, como sobrevoar a região em um bote inflável, brincar de banana boat, flyboard ou pilotar um quadriciclo e conhecer as famosas falésias do Gunga. As barracas e restaurantes começam a fechar apenas por volta das 17h, então você tem o dia todo para aproveitar.

Barra de São Miguel, no litoral alagoano
Barra de São Miguel, no litoral alagoano – Foto: Juliano Pessoa
Roteiro em Alagoas: o que fazer na Praia do Gunga
Roteiro em Alagoas: o que fazer na Praia do Gunga – Foto: Juliano Pessoa
Praia do Gunga, uma das atrações de Alagoas
Praia do Gunga, uma das atrações de Alagoas – Foto: Juliano Pessoa

#Dia 3 – Porto de Pedras

Depois de desbravar um pouco das atrações do litoral sul de Alagoas, é hora de subir para o norte atrás das praias mais paradisíacas do estado. Uma das paradas mais conhecidas para se hospedar neste trecho é o município de São Miguel dos Milagres. Mas também indicamos ficar na simpática cidade de Porto de Pedras, uma antiga vila de pescadores com ruas calmas pontilhadas de casinhas históricas coloridas. 

A região está no caminho entre Maceió e Maragogi. O clima é de cidadezinha, não há orla nem grandes estruturas turísticas. O destino é ideal para todos os perfis de viajantes e bolsos, seja você um mochileiro que quer conhecer melhor o litoral alagoano ou um casal que busca praias paradisíacas em hospedagens de charme.

Definitivamente, é impossível não se apaixonar por Porto de Pedras. O pequeno litoral da cidade é composto por quatro praias que podem ser conhecidas em um dia, mas o ideal é curtir o máximo que puder em cada ponto. Aproveite o dia de chegada para explorar mais a cidade e descansar na Praia de Porto de Pedras, principal praia do município que já possui uma beleza indescritível. A praia tem uma vista privilegiada da costa do município vizinho, Japaratinga, acessado pela balsa no rio Manguaba.

Depois de curtir o litoral e andar um pouco pelo centro de Porto de Pedras é hora de conferir a paisagem em uma outra perspectiva, no farol da cidade. O acesso para a atração é bem fácil, uma rua de paralelepípedo ao lado da antiga cadeia leva até a construção. Do alto é possível ver toda a beleza da região, litoral, zona rural, o rio Manguaba e a cidade de Japaratinga.

Atrações em Alagoas: Porto de Pedras
Atrações em Alagoas: Porto de Pedras – Foto: Juliano Pessoa
O que fazer no litoral alagoano
O que fazer no litoral alagoano – Foto: Juliano Pessoa

#Dia 4 – Praia do Patacho e Santuário do Peixe Boi

Uma maneira ótima de começar o dia é fazer uma caminhada até a paradisíaca Praia do Patacho. Para os mais dispostos, o percurso pode ser feito a pé, apenas 6 km pelo litoral em cenário pra lá de agradável. São apenas 35 minutos de passeio saindo do centro de Porto de Pedras. O lugar não possui estrutura de restaurantes, apenas alguns hotéis e pousadas de charme. Algumas delas oferecem Day-Use para turistas que estão na praia e desejam utilizar uma piscina ou almoçar.

Andar é a melhor maneira de curtir a Praia do Patacho. Na orla, coqueiros que parecem não acabar nunca são encontrados em todos os formatos, lembrando paisagens caribenhas. O acesso de carro também é permitido sendo, em média, de 10 km de distância, já que a rodovia não é beira-mar.

Durante a tarde, o visitante pode conhecer outro cenário paradisíaco dessa região de Alagoas: o passeio de jangada pelo Rio Tatuamunha para fazer observação do peixe boi, uma atração bem famosa na comunidade. A associação que cuida do passeio limita a quantidade de visitantes por vez, tendo como objetivo garantir a preservação local. Por isso, é sempre importante consultar a disponibilidade para o período da sua viagem com antecedência.

Atrações de Alagoas: Praia do Patacho
Atrações de Alagoas: Praia do Patacho – Foto: Juliano Pessoa
Roteiro em Alagoas: o que fazer em 3, 5 e 7 dias
Roteiro em Alagoas: o que fazer em 3, 5 e 7 dias – Foto: Juliano Pessoa

#Dia 5 – Japaratinga

Atravessando a balsa de Porto de Pedras, chega-se a Japaratinga, município que faz fronteira com Maragogi. Aproveite para tirar muitas fotos durante o percurso, já que diversas paisagens maravilhosas são vistas nesse trecho. A praia de Japaratinga é a mais próxima da vila. Ela tem águas mornas e mansas e possui boa estrutura de bares e restaurantes. O município tem 15 km de litoral com praias  para todos os gostos, como a Praia de Bitingui, Barreiras do Boqueirão e a Praia do Boqueirão.

Japaratinga, no litoral alagoano
Japaratinga, uma das atrações do litoral alagoano – Foto: Juliano Pessoa

#Dia 6 – Praia de Maragogi

O mar de Maragogi parece ser de mentira. Afinal, diversos tons de azul compõem essa parte do litoral alagoano, que tem como atração principal as piscinas naturais que aparecem durante as marés baixas. Como os passeios costumam ser bem rápidos (em média 1h30), separe o primeiro dia para conhecer o litoral do município, mas não se esqueça de consultar a tabela de marés, conforme falamos detalhadamente nessa matéria aqui.

Ao todo, são 10 praias neste destino de Alagoas: a praia de Maragogi, Ponta de Mangue, Barra Grande, Xaréu, Dourado, Camacho, Burgalhau, Peroba, São Bento e a mais conhecida da região, a Praia de Antunes, que surpreende os visitantes com um cenário totalmente caribenho.

Durante o almoço ou no final da tarde, a melhor opção é curtir o pôr do sol e a vista maravilhosa que o restaurante Alto do Cruzeiro oferece. Localizado na parte mais alta da cidade, o estabelecimento está em um ponto privilegiado, que proporciona uma vista panorâmica da orla e do mar de Maragogi.

Roteiro em Alagoas: Maragogi
Roteiro em Alagoas: Maragogi – Foto: Juliano Pessoa
O que fazer em Alagoas: visitar as praias de Maragogi
O que fazer em Alagoas: visitar as praias de Maragogi – Foto: Juliano Pessoa

#Dia 7 – Piscinas naturais de Maragogi e retorno a Maceió

Os passeios para as piscinas naturais em Maragogi são feitos somente durante as marés baixas e tem duração aproximadamente de 1h30. Antes de marcar o dia do passeio é aconselhável conferir a tábua de marés para saber se será possível realizar o percurso. As piscinas ficam a 6 km mar adentro e são formadas na segunda maior barreira de corais do mundo, que guarda o litoral alagoano. O local também abriga uma rica fauna marinha que pode ser conferida nos mergulhos oferecidos pelas agências locais.

Atrações em Alagoas: piscinas naturais de Maragogi
Atrações em Alagoas: piscinas naturais de Maragogi – Foto: Juliano Pessoa
O que fazer em Alagoas: piscinas naturais de Maragogi
O que fazer em Alagoas: piscinas naturais de Maragogi – Foto: Juliano Pessoa

+ Info:

Bodega do Sertão
Av. Dr. Júlio Marques Luz nº79
jatiúca – Maceió – Alagoas
Tel: (82) 3327-4446
www.bodegadosertao.com.br

Associação do Peixe Boi
Rua Luiz Ferreira Dorta, 25
Tatuamunha – Porto de Pedras – Alagoas
Tel: (82) 3298-6247
www.associacaopeixeboi.com.br

Costa Azul Turismo
Av. Cândido Portinari, 370
Maragogi – Alagoas
Tel: (82) 3296-2087
www.costazulturismo.com.br

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima