As piscinas naturais de Maragogi estão a 6 km de distância do continente, lá a água é incrivelmente cristalina e cheia de peixinhos coloridos que vivem nos corais da região

O município de Maragogi é o grande destaque turístico do estado de Alagoas. O nome de origem indígena significa “Flor de Maracujá”, o município possui um imenso litoral protegido pela segunda maior costa de corais do mundo (a primeira fica na Austrália). Aproximadamente 6 quilômetros mar a dentro, de lancha ou em barco regional, chega-se nas Galés de Maragogi, um aquário natural de águas claras, formando uma grande piscina em alto mar, repleta de corais e pequenos bancos de areia.

Todos os dias dezenas de barcos levam os visitantes para conhecer as famosas piscinas naturais de Maragogi, que aparecem apenas durante a maré baixa. Com isso os horários dos passeios são variados, dependendo exclusivamente desse fenômeno. Durante um dia a maré costuma oscilar mais de uma vez. Garantir uma foto nas águas cristalinas lotadas de peixinhos coloridos é o objetivo de qualquer viajante que escolhe como destino o estado de Alagoas. A vida marinha da região é bem rica e diversificada, quem se propõem fazer o mergulho com cilindro tem grande chance de ver diferentes espécies, como polvos e arraias. Os mais sortudos podem presenciar uma tartaruga ou outra, mas essas espécies não são tão comuns na região.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Para quem pretende se aventurar em meios as belezas de Alagoas, vale separar alguns dias a mais para conhecer melhor a região. Além de Maragogi, algumas cidades próximas também proporcionam belezas exuberantes, como os cenários de Japaratinga, São Miguel dos Milagres e a charmosa Porto de Pedras, pequeno município com cara de vila de pescador e praias paradisíacas, como a Praia do Patacho, destino que ficou conhecido há pouco.

Com 31 mil habitantes, o município é formado por 10 praias, com 23 km de litoral: a praia de Maragogi, Ponta de Mangue, Barra Grande, Xaréu, Dourado, Camacho, Burgalhau, Peroba, São Bento e a mais conhecida da região, a Praia de Antunes, que surpreende os visitantes em um cenário caribenho.

Quando estiver por Maragogi, não deixe de conhecer um dos mirantes mais imponentes do destino. O Alto do Cruzeiro funciona como restaurante e hotel, com uma localização privilegiada proporcionando uma vista panorâmica da orla e do mar de Maragogi. Para os visitantes que tiram alguns dias a mais para desbravar os entornos de Maragogi, aconselhamos buscar uma agência local que pode auxiliar você na escolha dos passeios.

Tamandaré e Porto de Galinhas fazem parte do roteiro de algumas delas, nós fizemos e aprovamos muito. Conheça os principais passeios para fazer em Maragogi, Porto de Galinhas, Tamandaré e região.

O que fazer em Maragogi

Foto: George Hamilton

Praia do Antunes

Considerado por muitos a mais bonita do destino, a Praia do Antunes é uma praia tranquila, praticamente sem comércio e, portanto, bastante procurada por quem deseja relaxar. O local, como outras praias de Maragogi, tem coqueiros e fica com mar calmo no período de maré baixa.

Ponta de Mangue

Praia com muitas casas de veraneio e bem tranquila. Mar calmo e morno. Possui piscinas naturais na maré baixa onde é possível ter contato com diversas espécies de peixes.

Peroba

Praia de areias finas, mar tranqüilo e água morna. Ótima para mergulho em seus 500 metros de extensão, a praia possui piscinas naturais na maré baixa, sendo muito procurada por mergulhadores.

Praia do Camacho

A Praia do Camacho está localizada no litoral sul de Maragogi. Sem muitos bares ou quiosques ao longo de seu trecho, essa praia é mais visitada por moradores e pescadores do que por turistas.

Barra Grande

O povoado de Barra Grande é muito antigo, é uma vila simples de pescadores, algumas casas de veraneio e poucas ruas asfaltadas. Existem também alguns hotéis e pousadas na região. O mar é bem calmo e costuma-se encontrar muitos pescadores.

Burgalhau

Menos frequentada é uma praia de areia batida e uma bonita barreira de corais. A Praia do Burgalhau fica localizada loco após o Rio dos Paus, onde encontramos um Manguezal, e é uma ótima opção para quem busca um dia sossegado e longe da concentração turística de Maragogi.

Praia do Xaréu

Praia do Xaréu é mais uma das praias que merecem destaque. O trecho de areia dessa praia não é extenso, mas, na maré baixa, é possível andar vários metros mar adentro e aproveitar uma praia com águas rasas, ideais para crianças.

Praia de Maragogi

É a praia mais frequentada e mais famosa de Maragogi, possui ótima infra-estrutura de bares, restaurantes, hotéis e pousadas. Localizada próxima do Rio Maragogi, suas águas são tranquilas, azuis e mornas. É daqui que saem os passeios para as Galés (piscinas naturais).

São Bento

São Bento é uma praia de águas turvas, devido ao encontro com o Rio Maragogi, situada em uma vila de pescadores, cercada por muitos coqueiros e barreira de rochas.

Como chegar em Maragogi

Foto: Divulgação Sec turismo Maragogi

Começando pela localização, Maragogi está precisamente no meio de duas belíssimas capitais brasileiras, Maceió e Recife. No coração do Nordeste brasileiro, em um dos lugares mais privilegiados do mapa, consagrada como uma das rotas mais visitadas do país.

A distância média entre cada uma delas é de 130 km. Para quem vai de avião, pode escolher o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (AL) ou o Aeroporto Internacional do Recife (PE).

Melhor época para visitar Maragogi

Foto: Alan McGowan

Maragogi possui temperaturas altas durante todo o ano, sem grandes mudanças no decorrer das estações.

Durante o verão, Maragogi recebe muitos turistas devido as férias escolares e pelo fato da água estar mais calmas e transparentes entre esses meses.

Entre os meses de outubro e janeiro, a região costuma ter os dias mais limpos e a possibilidade de chuva é bem difícil. Durante os meses de abril a agosto, ocorre a temporada chuvosa, deixando a água da praia um pouco turva.

Onde ficar em Maragogi

Foto: George Hamilton

O município de Maragogi é bem pequeno e oferece basicamente três áreas diferentes para se hospedar: o centro da cidade, onde estão localizada a grande concentração do comércio geral do destino, o litoral sul, sentido Japaratinga, e o litoral norte, onde estão situadas outras praias bem famosas da região como a Praia de Antunes e Barra Grande.

No centro da cidade, as melhores opções são o Hotel Areias Belas, e a Pousada Orla dos Corais. O Salinas Maragogi está localizado a pouco menos de 2 km do centro de Maragogi e oferece serviço all inclusive em um imponente resort à beira mar, com diversas áreas de lazer à beira mar.

O Booking oferece mais de 200 opções de hospedagem em MaragogiVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Maragogi tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia também:

» Férias em Maragogi – Guia completo do que fazer na cidade
» Praia do Gunga e suas falésias coloridas
» Praia do Francês, a atração mais badalada de Marechal Deodoro – Alagoas
» Rota Ecológica, piscinas naturais e praias desertas no litoral norte de Alagoas

 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Dicas de turismo em Maceió

Artigo anterior

Praia do Francês, a atração mais badalada de Marechal Deodoro – Alagoas

Artigo seguinte

Você pode gostar