Atualizada em:
Em busca de um destino para desacelerar e curtir o melhor da natureza? A Ilha do Mel, localizada no litoral do Paraná, une rusticidade e belos cenários a poucos quilômetros de Curitiba.
Desacelerar e curtir a natureza: é isso que você encontrará em uma viagem para a Ilha do Mel, localizada no litoral do Paraná. Com praias praticamente intocadas, a possui 90% de sua área sob proteção ambiental e acesso limitado de pessoas por dia, se tornando um verdadeiro paraíso aos apaixonados por ecoturismo.
Apesar da natureza exuberante, a Ilha do Mel não abre mão do conforto: há oferta de bons bares, restaurantes e pousadas que entregam qualidade sem abrir mão da autenticidade. Além disso, a Ilha é uma opção imperdível de passeio bate-volta para quem quiser estender seu roteiro por Curitiba.
Ficou interessado? Saiba tudo sobre esse paraíso intocado que esbanja tranquilidade e sossego!
Como é a Ilha do Mel?
A Ilha do Mel é o destino perfeito para quem ama roteiros mais “roots” e ideal para aventureiros cheios de vontade de, literalmente, colocar o pé na trilha. Isso porque, neste paraíso praticamente intocado, os carros são proibidos e os visitantes circulam a pé ou de bicicleta pelas ruelas de areia.
É importante saber que as hospedagens e praias se concentram em duas vilas principais: Nova Brasília e Encantadas. O acesso de uma vila a outra pode ser realizado de barco, em cerca de 15 minutos, ou por uma trilha de 5 quilômetros.
Outro ponto importante é em relação a dinheiro. A maior parte dos estabelecimentos aceita cartão, mas é bom levar algumas notas, já que não há caixas eletrônicos ou bancos por lá. O pagamento via pix também é bem aceito – mas o sinal de celular pode ser instável em alguns pontos da ilha. No mais, separe roupas leves e de banho, protetor solar, repelente e prepare-se para tirar lindas fotografias.
Para curtir tudo o que a Ilha do Mel oferece, o período mais indicado para visitá-la é o verão, onde os dias são mais quentes e, durante a noite, o clima é mais agradável. No entanto, uma dica é sempre conferir a previsão do tempo. Com chuva, a maior parte dos passeios fica restrita. Já durante o inverno, as temperaturas na Ilha do Mel podem cair, sobretudo à noite.
O que fazer na Ilha do Mel?
Mas, afinal, o que fazer na Ilha do Mel? Isso vai depender de quanto tempo você ficará no local. Há opções tanto para quem pretende passar algumas horas, partindo em um bate-volta de Curitiba, quanto para quem deseja estender um pouco mais a viagem. Para quem tem mais tempo, vale a pena acessar as praias pelas trilhas. Já para quem deseja economizar tempo, a dica é programar um passeio de barco que percorre as principais atrações.
De Encantadas, uma opção bem fácil e que leva pouco tempo é a trilha até a gruta homônima, uma formação localizada entre a Praia da Bóia e a Praia Mar de Fora. Toda demarcada, a travessia leva cerca de 10 minutos. Com uma extensão de 10 metros, a entrada da gruta chama a atenção devido a uma enorme fenda encravada entre rochas e aberta para o mar, tornando o cenário espetacular.
Ao todo, são 25 praias que o visitante pode explorar – mas, além delas, há também construções arquitetônicas e históricas imperdíveis. O Farol das Conchas, construído em 1872, no topo do Morro das Conchas é uma delas. Vale a pena subir seus 150 degraus para se vislumbrar uma vista panorâmica da natureza exuberante da ilha. Saindo de Brasília, o trajeto leva cerca de 20 minutos e, de Encantadas, aproximadamente duas horas de trilha.
Além dele, há também a Fortaleza da Ilha do Mel. Erguida entre 1967 e 1969, foi construída com o objetivo de proteger a chegada do ouro, madeira e erva-mate que desembarcavam ali. A fortaleza fica localizada em uma praia de mesmo nome e que oferece um visual muito agradável e extensa faixa de areia.
Além das praias e de pontos históricos, reserve uma noite para aproveitar o clima mais agitado nos bares e restaurantes à beira-mar na Vila de Encantadas.
Passeio de barco até a Baía dos Golfinhos é imperdível
Quem viaja até a Ilha do Mel tem também uma oportunidade única de avistar golfinhos. O destino, aliás, é um dos principais pontos para ver os animais no Brasil. Para isso, é necessário realizar um passeio de barco com duração aproximada de 4 horas e que passa por outros pontos turísticos do destino.
Um dos pontos de parada é na linda Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, onde os turistas podem visitar o local histórico e conhecer a praia onde está situada. Posteriormente, o barco segue até a Baía dos Golfinhos, onde é possível observar os incríveis mamíferos, que surgem na superfície em grupos e chegam até mesmo a acompanhar o barco.
A chance de ver os animais é alta, mas no verão fica ainda maior, uma vez que procuram a região para procriar. Durante o passeio, o barco realiza uma parada também na Ilha das Peças para um almoço tipicamente caiçara, com aquele delicioso tempero caseiro.
Vale a pena fazer um bate e volta de Curitiba para a Ilha do Mel?
Muitas pessoas questionam se vale a pena incluir um passeio bate-volta até a Ilha do Mel durante um roteiro por Curitiba. A resposta é sim, já que há tours bem completos que visitam os pontos principais do destino em menos de um dia. A Serra Verde Express, por exemplo, responsável por operar o trem de Curitiba a Morretes, oferece pacotes que incluem o tour de bate-volta na Ilha do Mel.
Neste roteiro de um dia de duração, o passeio inclui transporte climatizado de Curitiba até Pontal do Paraná e conta com uma travessia rápida de barco até a Ilha do Mel. No tour, os visitantes realizam a trilha até a Gruta de Encantadas e conhecem a Praia do Miguel. O almoço também é incluso no pacote e o restante do dia fica livre, para que os turistas possam optar entre fazer um passeio de barco contratado à parte ou conhecer outras praias da ilha. O retorno à capital acontece às 16h, nos mesmos moldes da ida.
Onde se hospedar na Ilha do Mel?
Com quartos amplos, confortáveis, frigobar, ar-condicionado, televisão, wi-fi e café da manhã caprichado, a Pousada Caraguatá é uma boa opção para quem busca conforto sem perder o charme da rusticidade local. Aconchegante e com decoração com detalhes em madeira, algumas acomodações oferecem até mesmo varandas e redes para relaxar.
A localização é outro ponto forte: a pousada fica localizada em Encantadas, a cerca de 30 metros do Trapiche – como é chamado o local de embarque e desembarque na Ilha. Além disso, possui fácil acesso para trilhas e passeios. Também fica próxima a restaurantes, bares e ao comércio local.
Onde comer na Ilha do Mel?
Restaurante Stazione
Para quem deseja comer na Ilha do Mel com um bom custo-benefício, o Stazione é uma boa opção. Os pratos incluem desde pizzas com fermentação natural até massas e carnes. Uma boa escolha são as massas com frutos do mar, muito bem servidas e com ingredientes fresquinhos. O restaurante também oferece uma boa variedade de drinks.
Restaurante Cataia’s
Localizado em um agradável deck em frente ao mar, o restaurante oferece atmosfera charmosa, rústica e bons e bem servidos pratos – destaque para a moqueca, que é o carro-chefe da casa e que chega fumegante à mesa com outros deliciosos acompanhamentos, como vinagrete de marisco, arroz, batata frita. Há também uma boa variedade de drinks e caipirinhas para acompanhar os pratos.
Como chegar na Ilha do Mel
A única forma de chegar até a Ilha do Mel é por meio de barcos, já que o acesso de carros não é permitido. Deve-se sempre utilizar embarcações credenciadas pela ABALINE-PR. Elas garantem segurança e conforto na travessia até a Ilha.
Os barcos que partem regularmente das duas opções de pontos de embarque para realizar a travessia: Pontal do Sul e Paranaguá. O trajeto a partir de Pontal do Sul é mais rápido e leva-se cerca de 30 minutos para chegar à Ilha do Mel. Já para quem parte de Paranaguá, o trajeto dura cerca de quarenta minutos. Para quem deseja uma opção mais rápida, há também lanchas, que fazem o trajeto em menos de 20 minutos.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]