Dicas de turismo sobre Viena: lugares mais interessantes para conhecer na capital da Áustria. Descubra quando ir, onde ficar e o que fazer em Viena

Cidade Imperial, a capital da Áustria reúne belezas arquitetônicas como o Palácio de Schonbrunn, museus riquíssimos e parques coloridos.

Viena  foi por quase mil anos a sede de uma das famílias reais mais importantes da Europa, a Monarquia dos Habsburgos. Às margens do rio Danúbio, o destino concentra construções estonteantes, dignas do que já foi considerada a capital cultural europeia.

Entre os séculos XVIII e XIX, Viena floresceu nas artes, especialmente na música, arquitetura e nas óperas. Tanto é que a Ópera de Viena é um dos edifícios mais magníficos e imponentes, merecendo não só a sua visita, mas uma atenção especial à sua programação artística. A valsa, que embala até hoje o ritmo dos passeios, dá o tom da sofisticação dos monumentos, como é o caso do Palácio de Schonbrunn, antigo lar de Franz Joseph e sua amada esposa Sissi, considerados a personificação do Império Austro-Húngaro.

São inúmeras as atrações para conhecer ao visitar Viena, no Palácio Imperial de Hofburg, por exemplo, os turistas irão encontrar uma imensa coleção de louças, pratarias e o acervo pessoal da Imperatriz Sissi, a mais querida dos austríacos. Entre tantas atrações repletas de cultura, arte, história, além da deliciosa gastronomia, o que não falta é passeio bacana para conhecer e se encantar. Veja aqui alguns dos pontos turísticos imperdíveis e lugares para conhecer em Viena.

Lugares para conhecer em Viena

Dicas de turismo em Viena

Dicas de turismo em Viena. Foto: manfredxy / iStockphoto

Centro Histórico de Viena

Caminhe pelas ruas de pedra repletas de construções centenárias, que remontam à época de fundação da cidade, durante a Antiguidade. Tendo sido um bastião da cultura cristã na Europa Central, inúmeras igrejas ainda reinam majestosas pelas ruas estreitas. O local é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Diversas lojas, restaurantes, cafés, museus e parques encantam os turistas que passam pela área. Restos das antigas muralhas, derrubadas durante o século 19 para modernizar e ampliar a capital ainda podem ser vistas.

Palácio de Schonbrunn

Visitar a Áustria e não conhecer Schonbrunn é o mesmo que ir à França e não ver Versalhes. O palácio símbolo do poderio da família Habsburgo foi inspirado na corte de Luís XIV e tem um dos interiores mais esplendorosos de toda a Europa. Suas paredes e tetos guardam pinturas, afrescos e detalhes arquitetônicos do barroco francês e do rococó, estilo em voga na época. As obras que trouxeram grandiosidade ao edifício foram orquestradas por Maria Thereza, a Grande, uma das mais poderosas e queridas monarcas austríacas. Diversas exposições estão disponíveis em seu interior, sendo algumas temporárias.

Vale, também, desfrutar dos incríveis jardins, alamedas e outros atrativos da área externa que, especialmente no verão e primavera. São locais que reúnem turistas, famílias e oferecem uma série de atividades culturais.

Palácio Imperial de Hofburg

Conheça toda classe e elegância de uma das cortes mais refinadas da Europa, que já era o lar da etiqueta, muito antes de Versalhes ser construído. Este palácio é um dos mais antigos e guarda uma estonteante coleção de objetos do cotidiano da corte, como aparelhos de jantar, louças, pratarias, roupas e muito mais.

Também é famoso por sua exposição sobre a Imperatriz Elizabeth da Áustria, a Sissi. Esposa do imperador Franz Joseph, a vida de sofrimentos e luxo da monarca atrai e encanta gerações de austríacos, tendo sido imortalizada em diversos filmes.

Catedral de Santo Estêvão

Esta catedral é o símbolo do esplendor da cidade, tendo desempenhado um importante papel durante toda a história de Viena. Sua arquitetura e decoração receberam especial atenção dos monarcas Habsburgos, já que o templo foi usado para a coroação de grande parte dos arquiduques, reis e imperadores. É possível subir até o topo de sua torre e observar a cidade toda aos seus pés, em uma das vistas que rendem as melhores fotos.

Museu Kunsthistorisches

Em um dos edifícios de arquitetura mais marcante, este museu tem um dos maiores acervos de arte da nação, reunindo os melhores artistas do mundo germânico e da Europa. Obras de Tintoretto, Veronese, Rubens e vários outros nomes posam junto com esculturas, estátuas e outros trabalhos de artes plásticas. Fica em uma das avenidas conhecidas por reunir diversos museus e prédios culturais.

Ópera de Viena

Construída na metade do século 18, esta magnífica casa de espetáculos ofereceu concertos e óperas para os imperadores e nobres do antigo Império Austro-Húngaro. Seu interior foi arquitetado para reproduzir o estilo clássico e romântico do período. Este templo dedicado à música clássica merece mais do que sua visita, não deixe de acompanhar o calendário cultural e assistir à alguma peça da rica coleção de óperas, valsas e consertos vienenses.

Museu do Tesouro Imperial

Tendo sido uma das famílias mais ricas e poderosas da Europa, os Habsburgos reuniram um dos maiores acervos de jóias e pedras preciosas. Eles detiveram inúmeras coroas, como a da Áustria, Croácia, Hungria e de vários outros reinos e Estados ao longo dos séculos. Toda essa coleção pode ser apreciada neste museu, que reúne os cetros, mantos e outros objetos da realeza austríaca.

Outros lugares para conhecer em Viena

  • Palácio e Museu Belvedere
  • Museu de História Natural
  • Orquestra Filarmônica de Viena
  • Igreja de São Pedro
  • Zoológico de Viena
  • Museu Albertina
  • Biblioteca Nacional da Áustria

Como chegar em Viena

 

Dicas de turismo em Viena

Dicas de turismo em Viena. Foto: manfredxy / iStockphoto

De avião

Os principais aeroportos austríacos com conexões internacionais todos os dias são os de Viena, Salzburgo, Inssbruck, Graz e Linz. A maneira mais fácil de acessar a cidade é por meio do Aeroporto Internacional de Viena (VIE). A grande maioria das capitais europeias estão ligadas por voos para os aeroportos da Áustria.

Entre as companhias aéreas que voam para o país, estão as nacionais Austrian Airlines e a Tyrolean Airaways, outras opções são as gigantes KLM, Air France e a Fulthansa. Opções low costs ficam entre a Ryanair e a Easyjet.

De trem

Viena também está conectada com diversas capitais por via ferroviária como Milão, Berlim, Paris, Praga, Budapeste, Bratislava e Zurique. Você pode ver os horários e fazer sua reserva online na Eurail.

De ônibus

Dependendo do país que você estiver, o ônibus pode ser um boa opção, Apesar de um pouco mais demorado, as empresas de transporte europeias costumam ser bem organizadas e todos os carros possuem conforto. Essa também pode ser um forma bem econômica dependendo do trecho escolhido. Uma ótima opção é a Flixbus.

Melhor época para visitar Viena

 

Dicas de turismo em Viena. Foto: unclepodger / iStockphoto

A capital da Áustria tem clima oceânico, com temperaturas amenas durante a maior parte do ano. Durante os meses de verão a temperatura é quente e passa dos 30°C. Entre os meses de maio e outubro é a melhor época para curtir a cidade. Os meses mais quentes são julho e agosto, com temperaturas médias de 22ºC.

No Inverno, as temperaturas de Viena oscilam entre 4ºC em janeiro, o mês mais frio, e 12ºC em março. Se você deseja pegar as cidades austríacas pinceladas por neves, os meses entre dezembro e fevereiro possuem os dias mais frios do ano, variando entre -1ºC e 4ºC, e recebem pequenas nevascas regularmente.

Onde se hospedar em Viena

Dicas de turismo em Viena

Dicas de turismo em Viena. Foto: canadastock / Shutterstock

Viena é subdividida em distritos numéricos, localizados no entorno do número 1, o centro histórico da cidade. Ao todo são 23 distritos, sendo os 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9 e 13 os melhores para se hospedar.

O Innere Stadt, o centro da capital austríaca, também é chamado de “primeiro distrito“. O bairro concentra algumas das principais atrações de Viena, como a Catedral Stephansdom, o Hofburg e o museu Albertina. O Grand Hotel Wien é uma opção bem luxuosa e com ótima localização. Se a sua ideia é algo mais familiar e aconchegante, indicamos o Hotel Austria.

O segundo distrito, Leopoldstadt, também oferece ótimas opções como o SO/ Vienna, o Hotel Stefanie e o Meininger Hotel Wien Downtown Franz, que também oferece quartos compartilhados.

O quarto distrito é certamente um dos melhores bairros onde ficar em Viena. Fica bem pertinho do Palácio de Belvedere e da Karlskirche. As opções nesse lado da cidade são os Das Triest Hotel e o Carlton Opera.

O Booking oferece mais de 1000 opções de hospedagem em VienaVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Viena tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Links úteis para sua viagem em Viena

Planeje sua viagem para Viena

Confira uma seleção de artigos com dicas de turismo em Viena para ajudar o planejamento da sua viagem:

Reserve seu hotel

Além de ter várias promoções, a Booking.com tem a possibilidade de cancelamento gratuito.

Se você prefere AirBnb, tem vários apartamentos e quartos incríveis em Praga. Neste link você ganha descontos na sua primeira hospedagem pelo AirBnB.

Aluguel de carro

A Rent Cars é o site líder em aluguel de carros na América Latina e oferece até 60% de desconto em reservas. Além disso, quem utiliza a plataforma não precisa se preocupar com taxas de IOF e e tem vantagens com formas de pagamento mais facilitadas e cancelamento de serviço gratuito.

Passagens para Viena

MaxMilhas é certamente uma das referências de quem busca viagens baratas. O site vende passagens aéreas com até 50% de desconto. Eles conseguem esses valores atraentes, pois compram as passagens aéreas com milhas de pessoas que querem vender pontos.

Tudo é feito com total segurança e se tornou o site predileto para viajantes assíduos que sempre compram passagens, simule o valor do seu voo com a MaxMilhas.

Seguro Viagem

Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Tour

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Lugares para conhecer em Copenhagen

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Punta Arenas

Artigo seguinte

Você pode gostar