Melhores museus de Viena: Conheça os principais museus e galerias de arte para visitar na capital da Áustria

O turismo pelas cidades da Europa é caracterizado pela grande quantidade de atrações que se baseiam em história e arte. Em Viena não seria diferente, mas a capital austríaca se destaca por não manter a história no passado, e claro que os museus de Viena seriam ricos e viveriam a memória da cidade a cada dia. 

Os palácios e edifícios de Viena mantém a lembrança da vida cultural da cidade muito ativa. Isso porque, até hoje são organizados bailes de gala, tradição que data da época do império austríaco, alfaiatarias que confeccionavam as casacas da realeza ainda vestem os vienenses, lojinhas dos produtores das luminárias de cristal e pratarias de outrora continuam funcionando.

Até a magnífica casa de ópera, a Staatsoper, continua muito frequentada, reproduzindo acordes de Mozart, Schubert, Strauss e Haydn, velhos conhecidos daquele que é um dos teatros mais célebres do mundo. 

Com uma história tão vibrante e presente, não é de se espantar que os museus de Viena estejam entre os melhores da europa. Confira alguns dos melhores museus de Viena para aproveitar toda a história e arte que a cidade tem a oferecer. 

Museus imperdíveis para visitar em Viena

Albertina

Museus de Viena

Museus imperdíveis em Viena. Foto: Museu Albertina Divulgação

No centro da cidade, no chamado MuseumsQuartier, o Albertina abriga uma das coleções gráficas mais extensas do mundo. São mais de 65 mil desenhos e cerca de um milhão de gravuras, incluindo trabalhos de grandes nomes como Monet, Picasso, Munch, Renoir, Da Vinci, Rembrant, Cézanne e Modigliani. Além, é claro, da decoração e arquitetura palaciana que são de tirar o fôlego. 

Instalado no palácio que pertenceu a Maria Cristina e seu marido, o Duque Alberto Von Sachsen-Teschen, que deu nome à galeria, o museu conta com exposições temporárias (térreo), as famosas 22 salas dos Habsburgo (primeiro andar), e as coleções permanentes (segundo andar), onde são expostas obras dos capítulos mais importantes dos últimos 130 anos de história. 

Endereço: Agustinerstrasse, 1
Horário: Diariamente das 10h às 18h  / Quartas e Sextas-feiras das 10h às 21h.
Site

Mumok

Museus em Viena

Foto: Gryffindor / Wikimedia Commons

O Mumok é o maior museu de arte moderna da Europa Central. A estrutura cubóide cinza-escura, revestida de pedra de basalto abriga uma coleção incomum, apresentando importantes obras do Modernismo Clássico, Pop Art, Fluxus e Ativismo Vienense por meio de pinturas, esculturas, fotografias, cartas, cinema e mídias atuais.

De Pablo Picasso a Andy Warhol e Franz West, o museu conta com coleções e exposições especiais dos maiores nomes da arte, que representam uma mistura de tradição e experiência. 

Endereço: Museumsplatz 1, A-1070
Horário: Segunda-feira das 14h às 19h, Terça a Domingo das 10h às 19h, Quinta-feira das 10h às 21h
Site

Leopold Museum

museu

Melhores Museus de Viena. Foto: Leopold Museum / Divulgação

Também na área dos MuseumsQuartier, o Leopold Museum abriga cerca de 6 mil obras, se consolidando como uma das mais importantes coleções de arte austríaca do mundo. As propriedades do museu são itens da coleção particular de Rudolf e Elisabeth Leopold, dois oftalmologistas que acumularam, desde a década de 1950, uma coleção única de arte da segunda metade do século XIX e do modernismo. Sua extraordinária paixão pela arte lhes permitiu colecionar artistas como Egon Schiele e Gustav Klimt – que, até os anos 1960, eram considerados tabus. 

Além da coleção dos Leopolds, o museu também conta com a exibição “Viena por volta de 1900”. Ali é possível acompanhar em profundidade os desenvolvimentos históricos da arte desde o período de Biedermeier, ao impressionismo atmosférico, ao expressionismo e à New Objectivity. 

Endereço: Museumsplatz 1, 1070
Horário: Diariamente (exceto quintas-feiras) das 10h às 18h. Quintas-feiras das 10h às 21h
Site

Palácio Hofburg

Melhores Museus de Viena

Museus imperdíveis em Viena. Foto: boesijana / Unsplash

O Palácio Hofburg serviu como residência da família Habsburgo, que comandou a Áustria do século XI até os anos de 1910. O enorme conjunto arquitetônico abriga uma ampla zona, desde os antigos aposentos imperiais, passando por vários museus, uma capela, uma igreja, a Biblioteca Nacional Austríaca, a Escola de Inverno de Equitação e até o escritório do Presidente da Áustria.

As visitas mais emblemáticas no Palácio Hofburg são os aposentos imperiais (Kaiserappartements). São 19 cômodos perfeitamente decorados e mobiliados, conservando todo esplendor da monarquia dos Habsburgo. Ainda para expressar o luxo da família imperial, o palácio também abriga os objetos da prataria da corte, que contam com itens como cristaleiras, objetos de prata e porcelana, utensílios de cozinha e jogos de mesa. 

Ali também é possível visitar o Museu Sisi, cuja coleção conta a parte da intensa vida da excepcional imperatriz. São seis salas que abrigam vários pertences de Sisi, como vestidos e retratos que relatam sobre sua rebeldia frente à vida na corte, sua obsessão com a beleza e a extrema magreza e o estado de profunda melancolia que a afligia. Sempre viajando pelo mundo, a imperatriz foi assassinada em 1898, em Genebra. 

Endereço: Michaelerplatz, 1.
Horário: De setembro a junho, das 09:00 às 17:30 horas. / De julho a agosto, das 09:00 às 18:00 horas.
Site

Madame Tussauds

Museus em Viena

Museus imperdíveis em Viena. Foto: Plamen Agov / Wikimedia Commons

O Madame Tussauds é famoso em todo o mundo por expor incríveis esculturas de cera de celebridades e grandes personalidades históricas. O principal está localizado na Inglaterra, mas o Tussauds dispõe de diversas outras unidades pelo mundo, uma delas em Viena. 

No museu de Viena, os visitantes encontram esculturas de personalidades como Marilyn Monroe, Elvis Presley, Rainha Elizabeth II, a Imperatriz Sisi e uma área dedicada à história da Segunda Guerra Mundial.

Endereço: Riesenradplatz 5, 1020
Horário: Todos os dias das 10h às 18h
Site

Museu de História da Arte de Viena (Kunsthistorisches)

Museus em Viena

Museus imperdíveis em Viena. Foto: Jorge Royan / WIkimedia Commons

Próximo a MuseumsQuartier, o Museu de História da Arte de Viena já surpreende pelos arredores. Envolto de um jardim amplo e bem cuidado, o prédio imponente do museu se ergue a frente do edifício idêntico que abriga o Museu de História Natural (Naturhistorisches Museum). 

Dividido em três andares, o museu conta com uma coleção egípcia Oriental, uma de esculturas e artes decorativas, antiguidades gregas e romanas, e também grande acervo de pinturas holandesas, flamengas, alemãs, italianas, espanholas e francesas, que contam com peças de nomes como Caravaggio, Tiziano, Mantegna, Tintoretto, Canova, Raffaello, Brueghel (o Velho e o Jovem), Dürer, Klimt, Rubens, Jan Steen, Jan van Eyck, Velázquez e Vermeer. 

Endereço: Maria-Theresien-Platz, 1010 Wien
Horário: Terça-feira a domingo (menos quinta-feira) das 10h às 18h / Quinta-feira das 10h às 21h
Site

Palácio Schönbrunn 

Museu

Melhores museus de Viena: Palácio Schönbrunn. Foto: Edith Leigh / Pexels

Construído no século XVII, o Palácio Schönbrunn (Schloss Schönbrunn) é a enorme residência de verão que a família imperial usava. Na visita, o turista passa pelos cômodos, decorados com um estilo rococó, que chamam a atenção por sua suntuosidade.

Os pontos altos da visita incluem a Grande Galeria, utilizada para celebrar os banquetes imperiais, a Sala Chinesa Circular, usado por Maria Teresa para manter conversas privadas com seu chanceler, a Sala do Café da Manhã e a Sala Chinesa Azul, onde Carlos I abdicou do trono em 1918.

Após conhecer o interior do Schönbrunn, o visitante pode seguir ao Museu de Carruagens Imperiais e o Tiergarten, o zoológico mais antigo do mundo. Além, é claro, dos jardins infinitos até chegar ao Alpendre, que leva a uma colina que oferece uma bela vista do palácio.

Endereço: Schönbrunner Schloss Strasse, 47.
Horários: Abril a Junho e Setembro a Outubro: das 8:30 às 17:30 horas / Julho a Agosto: das 8:30 às 18:30 horas / Novembro a Março: das 8:30 às 17:00 horas.
Site

» Lugares para conhecer em Viena
» Viena é eleita melhor cidade do mundo para se viver
» Bate volta para Viena saindo de Bratislava: roteiro de 1 dia
» Roteiro no Leste Europeu: Praga, Viena, Bratislava e Budapeste

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Veja como visitar o BioParque, o novo Zoológico sem jaulas do Rio

Artigo anterior

Onde comprar seguro viagem internacional online?

Artigo seguinte

Você pode gostar