Atualizada em:
Vai viajar para a Dinamarca? Confira nossas dicas sobre os principais pontos turísticos do país, passeios imperdíveis e lugares que não podem faltar no seu roteiro de viagem pela Dinamarca
A Dinamarca é um país cheio de atrações e lugares incríveis para conhecer, repleto de cultura e história. Por isso, montar um roteiro de viagem por lá não é uma tarefa das mais difíceis. Entre cidades deslumbrantes e paisagens magníficas, há muito o que ver e fazer neste país da Escandinávia.
Localizada no norte da Europa, na fronteira com a Alemanha, a Dinamarca é banhada pelo mar Báltico e tem muitas ilhas. Sua posição geográfica, inclusive, favoreceu o desenvolvimento histórico e cultural do país, conhecido como a nação marítima dos vikings. Além disso, castelos, palácios e sítios históricos podem ser vistos em vários cantos do país.
Por isso, se você busca um lugar memorável para viajar na Europa, a Dinamarca é um dos melhores destinos. Rico em cultura e história, o país também tem uma culinária deliciosa, muitos pontos turísticos e lugares incríveis para conhecer. Confira nossas dicas de viagem na Dinamarca e programe, agora mesmo, sua ida para lá!
Principais pontos turísticos da Dinamarca
Abaixo, listamos os principais pontos turísticos da Dinamarca, com dicas sobre localização, atrativos e fatos históricos relacionados a eles.
Castelo de Rosenborg – Copenhague
A Dinamarca tem muitos lugares que parecem ter saído de contos de fadas, principalmente castelos majestosos que lembram as histórias clássicas. O principal deles e que está entre os pontos mais famosos da Dinamarca é o Castelo de Rosenborg, que fica em Copenhague. Um fato interessante sobre o local é que esta construção histórica fica bem no meio da cidade, tendo fácil acesso. Ele é aberto ao público e abriga um museu de acervos deixados pelas famílias reais que já passaram por ali.
Jardins de Tivoli – Copenhague
Outro ponto turístico imperdível da Dinamarca, os Jardins de Tivoli também ficam em Copenhague. Também conhecido apenas com Tivoli, o local é o segundo parque de diversão temático mais antigo do mundo. Nele, você encontrará diversos brinquedos radicais para várias idades, além de bares e restaurantes que garantem também a diversão dos adultos.
Palácio de Frederiksborg – Hillerød
Localizado na cidade de Hillerød, o Palácio de Frederiksborg é um dos principais edifícios históricos da Dinamarca. A construção do século XVII tem arquitetura em estilo renascentista, com salas decoradas com objetos reais. Além disso, ostenta toda a riqueza da monarquia em suas salas de audiência e de banquetes.
Mas o grande charme do lugar são seus jardins projetados simetricamente e com caminhos sinuosos. Há, ainda, um lago onde ocorrem passeios de barco e que completam a experiência neste ponto turístico, que fica a 40 km da capital da Dinamarca.
Christiania – Copenhague
Voltando à Copenhague, Christiania é um dos atrativos turísticos mais famosos da capital dinamarquesa. Trata-se de um distrito com leis e regras autônomas, estabelecidas em assembleias comandadas pela própria comunidade local. Por conta disso, Christiania também é conhecida como uma cidade livre e de vida hippie, oferecendo uma experiência cultural única. Além disso, o local é belo e tem alguns dos melhores restaurantes da cidade.
Estátua da Pequena Sereia – Copenhague
A estátua da Pequena Sereia é um dos cartões-postais de Copenhague e, por consequência, um dos principais pontos turísticos da Dinamarca. Feita totalmente em bronze, a obra representa uma das personagens do escritor Hans Christian Andersen, que também é famoso pela obra do Patinho Feio. Para completar, a estátua fica na alameda Langelinie, em uma das áreas mais bonitas da capital dinamarquesa.
Igreja de Mármore – Copenhague
Por último, não deixe de fora do seu roteiro de viagem pela Dinamarca a Igreja de Mármore, ou “Marmorkirken”. Ela é famosa por ter o maior domo da Escandinávia, além de possuir uma construção grandiosa. Além disso, é possível visitá-la por dentro sem pagar nada, combinando, inclusive, com a visita ao Palácio Amalienborg, que fica bem próximo.
Lugares para ir na Dinamarca
Além dos principais pontos turísticos, vale a pena visitar outros lugares sensacionais na Dinamarca. O país escandinavo tem cidades espetaculares e, nelas, você encontrará cantinhos charmosos, construções imponentes, museus interessantes e muito mais. Veja algumas opções a seguir:
Strøget – Copenhague
Strøget é uma das maiores ruas de pedestres da Europa e fica na capital da Dinamarca, Copenhague. Ela é formada por várias ruas localizadas próximas ao Canal Nyhavn, em uma região ótima para quem quer fazer compras na cidade. Lá encontram-se várias lojas, restaurantes e praças belíssimas.
Vikingeskibsmuseet – Roskilde
Já em Roskilde, você encontrará um dos museus mais famosos da Dinamarca, o Vikingeskibsmuseet. O local tem um acervo que conta a história do passado viking do país. Nele, há embarcações usadas pelos antigos habitantes da Dinamarca, assim como outros objetos. Para visitá-lo a partir de Copenhague, basta fazer uma viagem de aproximadamente 30 minutos.
Aarhus
Outro lugar que merece estar em seu roteiro de viagem pela Dinamarca, Aarhus é a segunda maior cidade do país e oferece uma série de atrações turísticas. Ela fica na península de Jutlândia e tem uma rica herança cultural, com museus de classe mundial, arquitetura moderna e ambiente universitário vibrante. Além disso, fica bem próxima de Aalborg, outra cidade super interessante para visitar na Dinamarca.
Passeios imperdíveis na Dinamarca
Dos passeios de barco pelo Canal Nyhavn às excursões pelas paisagens deslumbrantes da Dinamarca, a viagem pelo país escadinavo reserva muitas aventuras. Além disso, você poderá conhecer parques inusitados e bairros para lá de charmosos.
Nyhavn
Cartão-postal da capital Copenhague e um dos lugares mais visitados da Dinamarca, o Canal Nyhavn oferece um dos melhores passeios do país. Embarcações levam os turistas pelo canal e permitem que avistem a cidade de uma outra perspectiva. Além disso, oferecem o melhor da gastronomia local em restaurantes e bares que garantem agito durante o dia e à noite.
Legoland – Billund
A Dinamarca é o país de origem do jogo Lego e, como não poderia ser diferente, tem um parque temático sobre a marca de brinquedo. Localizado em Billund, a cerca de 3 horas de Copenhague, o Legoland é um dos passeios mais divertidos da Dinamarca, tanto para crianças quanto para adultos.
Den Gamle By – Århus
Você não pode deixar de fazer o passeio até o Den Gamle By, um museu ao ar livre com 75 complexos localizado em Århus. Nele, você passará por edifícios construídos entre 1550 e o século XIX, podendo observar o interior deles. Algumas unidades, inclusive, mantêm as decorações totalmente originais.
Møns Klint – Borre
Para quem prefere passeios em meio à natureza, a expedição a Møns Klint é uma das melhores opções da Dinamarca. Møns Klint é o nome dado aos penhascos de calcário localizados ao longo da costa do país voltada para o Oceano Báltico. Nesta região há muitas florestas, lagos e morros para explorar. Por lá, é muito comum a prática de hiking, pedaladas e trekking.
Dicas de viagem na Dinamarca
A Dinamarca recebe voos vindos do Brasil, geralmente, com escalas Frankfurt, Amsterdam, Lisboa e Paris. A principal porta de entrada do país é a capital Copenhague, no Aeroporto Copenhague-Kastrup e, para seguir para outra cidade dinamarquesa, basta pegar um voo doméstico. Na capital Copenhague, o transporte público é bem eficiente, com opções de metrô, trem e ônibus. Além disso, a cidade também conta com táxi e transportes privados.
Outra dica importante para sua viagem à Dinamarca é se atentar ao clima para escolher a melhor época de acordo com seus interesses. O país tem estações amenas, com invernos suaves e verões frescos, diferentemente de outros países escandinavos, como a Noruega. Por isso, se você quer ir para a Europa sem enfrentar mudanças bruscas de temperatura, a Dinamarca é ideal.
A alta temporada no país é no verão, de julho a agosto, quando as temperaturas são mais quentes e os dias mais longos, tendo 17 horas de luz solar. A primavera, que vai de maio a junho, tem clima agradável, perfeito para passeios ao ar livre nos parques e jardins do país, além de ter preços de hospedagens e passeios mais acessíveis.
O outono, por sua vez, começa em setembro e vai até novembro, marcando o início do frio na Dinamarca e a mudança nas paisagens. Já no inverno, que vai de dezembro a fevereiro, as temperaturas podem chegar a -10ºC em algumas regiões do país. Na capital Copenhague, porém, os termômetros não costumam ficar abaixo de 0ºC.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]