Dicas de viagens sobre Eleuthera, nas Bahamas. Apaixone-se por uma das ilhas mais lindas do arquipélago

Meu nome é Thiago do perfil @thiago.lopez no Instagram e estou aqui no Guia Viajar Melhor para falar de uma ilha pouco visitada e que merece sua atenção! Se você gosta de praias paradisíacas, selvagens, águas cristalinas e muita paz ouvindo somente o som da natureza: leia este artigo e se apaixone por este lugar! 

Eleuthera já foi classificada como a “melhor Ilha secreta do mundo” pela Travel and Leisure, além de ter uma praia na lista das 25 praias mais incríveis do mundo pela Forbes Travel. Em grego, Eleuthera significa “ilha da Liberdade” e independente de títulos ou classificações, vou relatar aqui minha experiência num dos lugares mais lindos que já pude visitar, pouco conhecido e quem sabe convencer você a passar dias inesquecíveis nela que fica a menos de 1 hora de avião de Miami.

eleuthera bahamas

Paisagens paradisíacas das Bahamas. Foto: Thiago Lopez

Por que Eleuthera?

Eu já tinha o sonho de conhecer as Bahamas e sempre me falavam sobre Exumas.  Meu roteiro original seria uma semana em Exumas porém ao começar a pesquisar sobre o país, descobri que a Disney comprou uma praia nesta ilha e que o projeto inclui a construção de um resort e de um porto com expectativa de receber 1 milhão de turistas por ano. Estas mesmas fontes de pesquisa mencionavam:  “se você quer conhecer esta praia selvagem e deserta, não perca tempo”. Foi o suficiente para eu mudar de ideia e colocar Exumas em segundo plano. O nome da praia comprada? Anota ai: Lighthouse Beach, um verdadeiro paraíso!

melhores praias das bahamas

Vista panorâmica em Lighthouse Beach. Foto: Thiago Lopez

Quando ir para Eleuthera? 

Algumas regiões do Caribe sofrem com a temporada de furacões, sendo o período de agosto a outubro o que concentra maior atividade deste fenômeno. Bahamas e cidades da Flórida são frequentemente atingidos. Eu, particularmente, uso como referência o “praiômetro” do site Viaje na Viagem, em que mês a mês diversos lugares são colocados num gráfico e classificados de acordo com o padrão de chuvas e pude concluir que a melhor época para viajar para as Bahamas e consequentemente para Eleuthera, vai de janeiro a maio.

É importante ressaltar que previsões são apenas previsões. Viajei em fevereiro de 2020 e uma semana antes do meu embarque ocorreu um terremoto de grande magnitude perto de Cuba que foi sentido até em Miami.

fotos eleuthera bahamas

Uma praia só para você? Conheça Eleuthera, nas Bahamas. Foto: Thiago Lopez

Lugares imperdíveis em Eleuthera

Lighthouse Beach

Lighthouse Beach, a praia que foi recentemente comprada pela Disney. Hoje é uma praia privativa, mas como o resort e o porto da Disney ainda estão em fase inicial de construção, você pode visitá-la sem precisar pagar por isso. Existem 3 opções: ir de barco, ir a pé num trajeto que demora em torno de 1:30h ou ir de carro 4×4 (recomendo a última).

Existe um pequeno problema: de fato falta sinalização. Como estava sozinho, optei por ir com a empresa Eleuthera Tour de carro em um pequeno grupo (estávamos em 5). O trajeto de carro dura 20 minutos por conta das péssimas condições da estrada. Ponto negativo – o passeio te permite ficar pouco tempo na praia, em torno de 4 horas no total, apenas.

fotos eleuthera bahamas

Conheça Lighthouse Beach o quanto antes. Foto: Thiago Lopez

Ben Bay Beach

Este é um lugar para você levar seu lanche e passar o dia inteiro (a empresa prepara seu almoço, muito bom por sinal e garante boas doses de rum ponch, um drink típico deles pelo qual eu me apaixonei. É um paraíso e uma das praias mais bonita da ilha. Sendo assim, dizem que este é o principal cartão postal, porém eu gostei mais de outra praia: a maravilhosa Ben Bay Beach.

bahamas, eleuthera

Ben Bay Beach, uma das paradas imperdíveis em Eleuthera. Foto: Thiago Lopez

Ben Bay Beach é uma praia com formato de ferradura, águas cristalinas e com pontos ótimos para snorkel (falo isso porque vi algumas pessoas chegando com seus pequenos barcos e parando para fazer esta atividade fora da área da ferradura, no cantinho esquerdo).

Chegar aqui não é difícil, porém a estrada vai ficando cada vez mais estreita por conta da vegetação e você começa a ficar em dúvida se está ou não no caminho correto. Tive a sorte de encontrar um morador no caminho que confirmou que deveria continuar e em poucos minutos cheguei nesta praia que, na minha opinião, é uma das mais belas não só de Eleuthera mas do mundo!

eleuthera bahamas

Ben Bay Beach, em Eleuthera, nas Bahamas. Foto: Thiago Lopez

Gaulding Cays

Gaulding Cays: outra enseada que está entre minhas preferidas. Aqui a paisagem vai mudando de acordo com a maré criando tons de azul incríveis. Dessa maneira, é muito interessante ver paisagem mudando em tão pouco tempo. Assim como todas as outras praias que conheci, é um lugar de muita tranquilidade mesmo com algumas casas que ficam localizadas praticamente na areia da praia.

Sem ondas e na maré baixa é perfeita para crianças. Além disso, uma verdadeira piscininha natural para banhos perfeitos. Importante relatar que em todos os estacionamentos da ilha, você não precisa pagar absolutamente nada. Praias selvagens, sem estrutura e desertas. É sempre necessário levar seu lanche, água e quem sabe a famosa farofa, rs.

Eleuthera, Bahamas

Gaulding Cays, em Eleuthera, nas Bahamas. Foto: Thiago Lopez

Piscinas naturais de Queens Bath

Por falar em piscinas, não posso deixar de mencionar um lugar chamado “Queens Bath”. Fica localizado no norte, perto do hotel The Cove e este é um dos poucos lugares que vi sinalização adequada. Pra dizer a verdade eu só conheci este lugar por conta das placas indicativas. Você faz uma trilha de cerca de 10 minutos (tem algumas pedras e é precisa ter cautela para descer até as piscinas naturais).

Visitei este lugar duas vezes: na primeira o mar estava com bastante ressaca, então achei as piscinas com a água um pouco turva e mesmo assim considerei o lugar incrível, mas preciso dizer que na segunda vez que visitei este ponto, era outro lugar com a água absurdamente cristalina e sem ondas, o que me deu mais segurança de poder ficar na piscina natural sem correr o risco de ser levado por alguma onda repentina.

Sim, estar sozinho nestes lugares faz você pensar em todas as possibilidades. Quando já estava indo embora, chegou um casal de idosos mostrando que não há idade limite para aproveitar esse paraíso, ou seja, qualquer um pode fazer a trilha dentro de suas limitações.

melhores praias das bahamas

Piscinas naturais nas Bahamas: conheça Queens Bath. Foto: Thiago Lopez

Spanish Wells, em Eleuthera

Banco de areia no norte de Eleuthera: fiz este passeio com a empresa Gold Star Adventure, que descobri através do Instagram. Negociei via WhatsApp com o Brad e existia a possibilidade de conhecer outro lugar chamado Spanish Wells, que fica mais distante e é um passeio mais caro.

Gostei da sinceridade do dono da empresa ao dizer que “financeiramente para ele compensava o outro passeio, mas que ele me indicaria o mais bonito”. Sim, fiz essa pergunta clássica: entre os dois, qual você considera o passeio mais bonito?

O banco de areia só se forma na maré baixa, então é necessário consultar o melhor horário para visitação. No meu dia escolhido o pico da maré baixa foi às 10h da manhã, ótimo horário para aproveitar esse paraíso que me lembrou muito as Maldivas.

Inicialmente iríamos ficar somente uma hora, mas nada que um pouquinho de insistência não te permita mais que dobrar a meta! 3 horas curtindo um lugar pouco explorado. Parece pequeno, mas andar neste banco de areia cansa e com a maré muito baixa, fica difícil você se banhar!

melhores passeios nas bahamas

Vista aérea do banco de areia em Spanish Wells. Foto: Thiago Lopez

Com a elevação da maré, é necessário voltar, mas tenha certeza que esse banco de areia não deixa a desejar em nada em relação a muitos outros que já tive o prazer de curtir! Recomendo a agência. Gastei 250 dólares no valor do barco, que obviamente pode ser dividido caso você esteja em grupo. Foi um investimento caro, porém repetiria sem sombra de dúvidas! Sem contar que o atendimento foi maravilhoso (reservei um dia antes e salvou meu dia que não tinha ainda uma programação definida).

photos Spanish Wells

Eleuthera: águas cristalinas em Spanish Wells. Foto: Thiago Lopez

Sapphire Hole, o cenote de águas azuis em Eleuthera 

Sua formação lembra um cenote com água clara que oscila entre diferentes tons de azul. Pra mim já valeu a visita só de poder contemplar  um lugar diferente como esse. Mas para entrar nesta água salgada é necessário pular e a parte mais difícil fica por conta da saída: é necessário escalar através de uma corda. Aqui não tive sorte: no último dia, começou uma construção de uma escadaria para ter acesso à esse lugar super especial. Fiquei na vontade, quem nunca?

sapphire hole, nas bahamas, cenote

Sapphire Hole, o cenote de águas claras em Eleuthera, nas Bahamas. Foto: Thiago Lopez

Preachers Cave, próxima de Sapphire Blue Hole

Essa praia fica localizada a poucos minutos do cenote Sapphire Hole e é muito fácil chegar até ela, já que está em um local de fácil acesso. De grande extensão, dificilmente você encontrará alguém por aqui. Águas cristalinas, aqui já encontrei algumas pequenas ondas, mas nada que te impeça de curtir esse lugar incrível. Existe vegetação que garante sombra para praticar o “deboísmo”. A água não é tão fresca assim, porém não é quente como no Nordeste. Pode colocar essa praia na lista que você não irá se arrepender.

fotos em eleuthera, bahamas

Vista aérea da praia de Preachers Cave. Foto: Thiago Lopez

Rainbow Bay, outra opção de passeio em Eleuthera

Rainbow Bay: não está entre minhas preferidas, mas é uma enseada muito bonita e menor se comparada às outras que mencionei. Aqui, você encontra alguma estrutura de praia com algumas mesas com guarda sol, porém não vi ninguém disponível para questionar se era necessário pagar ou não para ter direito a essa estrutura. Se tiver tempo disponível, vale a visita.

fotos de eleuthera

Rainbow Bay, em Eleuthera. Foto: Thiago Lopez

A histórica livraria Haynes Library

Haynes Library: uma livraria que fica num prédio antigo que chama atenção pela sua beleza. Não consegui visitá-la por que ela abre às 9h da manhã e apesar de amar visitar lugares assim, eu tenho que confessar que prefiro uma boa praia deserta! Mas fica a dica, principalmente porque inevitavelmente você vai passar por ela em algum momento da sua viagem na ilha.

fotos eleuthera

Livraria histórica Haynes Library, Eleuthera. Foto: Thiago Lopez

» Praias paradisíacas para visitar no Brasil
» Dicas de viagens nas Bahamas
» Piscinas naturais perto de São Paulo
» Verão europeu: melhores praias para visitar na França

 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

10 motivos para contratar um seguro viagem

Artigo anterior

Eleuthera: como ir, onde ficar e outras dicas sobre a ilha das Bahamas

Artigo seguinte

Você pode gostar