Vai visitar nossos irmãos uruguaios? Então aproveite estes 10 lugares imperdíveis para conhecer no Uruguai

O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, com um dos maiores PIB per capita, em 48.º lugar no índice de qualidade de vida (2011) e no 1.º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina, quando a desigualdade é considerada.

Foi o país latino-americano melhor classificado no Índice de Prosperidade Legatum. Durante a crise financeira de 2008–2009, o país foi o único do continente americano que não passou por uma recessão econômica técnica (dois trimestres consecutivos de retração). É reembolsado pela Organização das Nações Unidas pela maioria dos seus gastos militares, visto que a maior parte desses gastos é implantada nas forças de paz da ONU.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O país é conhecido por ser pioneiro em medidas relacionadas com direitos civis e democratização da sociedade. Em 1907, foi o primeiro país a legalizar o divórcio e, em 1932, o segundo país da América a conceder às mulheres o direito ao voto. Em 2007, foi o primeiro país sul-americano a legalizar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e a permitir a adoção homoparental.

Em 2013, o país se tornou a segunda nação sul-americana a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo[19] e o primeiro do mundo a legalizar o cultivo, a venda e o consumo de cannabis,o que levou a revista britânica The Economist a classificar o Uruguai como o país do ano de 2013, pela promoção de “reformas inovadoras que não se limitam apenas a melhorar um país, mas que, se imitadas, poderiam beneficiar o mundo”. A Reader’s Digest também classificou o Uruguai como o nono país “mais habitável e verde” do mundo e o primeiro na América.

Para quem visita, o Uruguai tem muito a oferecer na forma de ótima culinária, tradições inesperadas e muitas atrações naturais para explorar e descobrir. Para detalhes sobre os melhores lugares para visitar, dê uma olhada em nossa lista de coisas para fazer no Uruguai logo abaixo.

O país, de certa forma, sempre viveu nas sombras do Brasil e da Argentina, vizinhos maiores e mais rápidos. Mas nas últimas décadas este pequeno país está finalmente recebendo o reconhecimento que merece.

É tudo o que você quer que um país de férias seja: progressivo, culturalmente sofisticado, estável, repleto de natureza e aventura ao ar livre e acessível. Como ainda não é pesado no circuito turístico, você terá muita “experiência local”, que vem com ótimas lembranças e histórias para recontar em casa. Venha descobrir por si mesmo por que é considerada a “Suíça da América do Sul”.

Atrações imperdíveis para conhecer no Uruguai

O Uruguai já foi uma terra de ninguém entre os países colonizadores que não viam valor nele. Hoje tem uma das economias mais prósperas e estáveis de toda a América do Sul. E não é a única diferença entre o país e o resto do continente.

Apesar de ter muito em comum com seu vizinho apaixonado pelo tango, a Argentina, o Uruguai tem sua própria cultura distinta acontecendo. E desde a capital muito legal até suas praias selvagens e pequenas cidades profundamente tradicionais, isso varia muito. Venha conhecer a seguir os pontos em destaque.

Cabo Polonio

cidades para conhecer no Uruguai

Foto: Patrícia Cassol Pereira / Unsplash

É um povoado localizado na costa leste do Uruguai, no Departamento de Rocha. Não possui estradas de acesso e está localizado a cerca de 7 km da rodovia principal. É acessível caminhando pelas dunas ou em veículos 4×4. A região não tem eletricidade ou água encanada em suas poucas casas, e a energia eólica e mais alguns geradores são usados para alimentar algumas das pousadas e mercearias. Há apenas um farol que recebe energia da rede nacional. Os moradores obtêm água de poços próximos ou coletando água da chuva.

Fica na ponta de uma península que se estende até o Oceano Atlântico, que experimenta ondas fortes, enquanto do interior da baía até a península é abrigado. Na extremidade superior, um farol fica sobre pedregulhos que caem no mar. Três pequenas ilhas rochosas pontilham a costa nas proximidades.

Perto da vila há uma colônia de leões marinhos. A orla também possui dunas móveis, nas quais a areia é soprada pelo vento e as dunas mudam de posição ao longo do tempo. A terra da aldeia é compartilhada pelo governo uruguaio e proprietários privados. O governo incluiu a área no Sistema Nacional de Áreas Protegidas do SNAP (Sistema Nacional de Áreas Protegidas).

La Paloma

cidades para conhecer no Uruguai

Foto: Pedro Slinger / Unsplash

Esta é uma cidade termal uruguaia e porto oceânico no departamento de Rocha. É também a sede do município homônimo. Está localizada no Cabo Santa María e no cruzamento das rotas nacionais 10 e 15. Fica a 240 km de Montevidéu e 90 km de Punta del Este.

Foi fundada em 1º de setembro de 1874. Destaca-se pela tranquilidade e pelas praias, com aproximadamente 20 km de extensão. A população permanente é de 3.495 habitantes, aumentando com a chegada de turistas para 30.000 nos meses de verão (janeiro-fevereiro). A estância termal deve o seu nome ao fato de, antigamente, o Cabo Santa María ser um ponto muito temido pelos marinheiros, e de longe, pela quantidade de rochas e pela espuma das ondas, parecia ser a silhueta de uma pomba.

O balneário é constituído pela cidade velha, onde estão localizados os edifícios residenciais mais antigos, perto do Farol de La Paloma e em frente à ilha de La Tuna, uma pequena ilha cuja única vegetação era um figo no centro, embora agora haja um pinheiro . Ao redor da cidade velha está o novo centro de La Paloma, com construções mais recentes que se estendem ao longo da avenida principal, a Avenida Solari. As casas são de estilo alpino, design francês, a maioria para aluguel.

Montevideo

cidades para conhecer no Uruguai

Foto: Alex Teixeira / Unsplash

É a capital e maior cidade do Uruguai. De acordo com o censo de 2011, a cidade propriamente dita tem uma população de 1.319.108 (cerca de um terço da população total do país) em uma área de 201 quilômetros quadrados. Fica na costa sul do país, na margem nordeste do Rio da Prata.

A cidade foi fundada em 1724 por um soldado espanhol, Bruno Mauricio de Zabala, como um movimento estratégico em meio à disputa hispano-portuguesa pela região platina. Também esteve sob breve domínio britânico em 1807, mas eventualmente foi retomada pelos criollos espanhóis. É a sede administrativa do Mercosul e da ALADI, os principais blocos comerciais da América Latina, posição que implicou comparações com o papel de Bruxelas na Europa.

O relatório de 2019 da Mercer sobre qualidade de vida, classificou Montevidéu em primeiro lugar na América Latina, uma posição que a cidade mantém consistentemente desde 2005.Em 2010 era a 19ª maior cidade econômica do continente e a 9ª maior renda entre as grandes cidades.

Descrita como um “lugar vibrante, eclético, com uma rica vida cultural” e “um próspero centro tecnológico e cultura empresarial”, ficou em oitavo lugar no ranking América Latina no MasterCard Global Destination Cities Index 2013.

Parque Nacional de Santa Teresa

cidades para conhecer no Uruguai

Foto: Viver no Uruguai

Um lugar que volta e meia está nas capas das revistas de turismo. É uma área florestal à beira-mar no Departamento de Rocha, um importante parque nacional do Uruguai. É operado pelo Exército Nacional do país e está localizado na costa atlântica a sudeste da Rota 9, no lado nordeste de Laguna Negra e ao norte de Punta del Diablo.

Dentro de seus limites estão praias de areia, uma reserva natural que abriga várias espécies de animais, uma extensa área de camping, uma estufa com uma grande variedade de plantas e o histórico Forte de Santa Teresa. A área é supervisionada e mantida pelas forças armadas. No lado noroeste do parque, na Rota 9, há um corredor de pouso de emergência de dois quilômetros para aviões.

As praias ao longo da costa do balneário, de sudoeste a nordeste são Playa de los Pesqueros, Playa del Barco, onde também existem algumas casas que servem como resort de militares, Playa Achiras, Playa La Moza. Entre os dois últimos há um promontório no qual há cabanas para alugar. Diretamente a noroeste do promontório está a área do Forte.

Colonia del Sacramento

cidades para conhecer no Uruguai

Foto: Gonzalo Kaplanski / Unsplash

Conhecida localmente como Colonia, é a capital do departamento de Colonia, no sudoeste do Uruguai. Localiza-se na margem norte do Rio da Prata, a 177 quilômetros de Montevidéu e na costa de Buenos Aires, Argentina, de onde fica a apenas 50 quilômetros (em linha reta).

Localiza-se no cabo formado pelas pontas de São Pedro e Santa Rita. Sua Cidade Velha, o bairro histórico de 30 acres no extremo oeste da cidade, foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1995, ilustrando a fusão bem-sucedida dos estilos português, espanhol e pós-colonial. O plano é de origem portuguesa e contrasta com o padrão prescrito pela lei espanhola das Índias Ocidentais. Caracteriza-se pelas suas estreitas ruas de pedra, que realçam a sua tradição militar.

Sua proximidade com a cidade de Buenos Aires a vincula fortemente a ela. São inúmeros os viajantes que chegam e partem com esse destino e também os habitantes de Buenos Aires que possuem propriedades nele. Existe um projeto para unir as duas margens por meio de uma ponte binacional. A distância entre as duas cidades atravessando a Ponte Libertador General San Martín é de cerca de 500 quilômetros.

Punta del Diablo

cidades para conhecer no Uruguai

Foto: Romy Pawlak / Unsplash

Vila e localidade costeira no Departamento de Rocha, 298 quilômetros a leste da capital Montevidéu. De acordo com o censo de 2011, sua população permanente era de 823 habitantes, em sua maioria pescadores e artesãos, enquanto na alta temporada de turismo, a população aumenta para aproximadamente 25.000, principalmente com argentinos, brasileiros e europeus de férias. Tal como acontece com o país em que está localizado, o idioma principal falado em Punta del Diablo é o espanhol. Em 2008 foi nomeado pela revista “Lonely Planet” como um dos 20 melhores lugares para visitar e investir.

A alta temporada para o turismo vai de dezembro a fevereiro, bem como durante a semana da Páscoa. Durante a alta temporada, a população da pequena vila de pescadores e artesãos, de aproximadamente 400 pessoas, cresce para aproximadamente 25.000.

Os turistas alugam casas e cabanas ou ficam em albergues e pequenos hotéis. A maioria dos hotéis e pousadas está aberta apenas durante a alta temporada; no entanto, alguns estão abertos durante todo o ano para acomodar o crescente número de visitantes da vila à beira-mar. Em resposta, vários restaurantes, incluindo opções de refeições requintadas, também estão abertos fora de temporada.

A pequena vila de Punta del Diablo atraiu um fluxo constante de investidores americanos e outros estrangeiros.

Punta del Este

cidades para conhecer no Uruguai

Foto: Pedro Slinger / Unsplash

É uma cidade e balneário na costa atlântica no departamento de Maldonado, no sudeste do Uruguai. Começando como uma pequena cidade, mais tarde se tornou conhecida internacionalmente como um resort para o jet set e turistas latino-americanos e norte-americanos. Embora tenha uma população anual de cerca de 9.280 habitantes, a temporada de verão aumenta muito esse número.

A cidade, que compartilha um nome com o município vizinho, tem sido referida como “a Mônaco do Sul”, “A Pérola do Atlântico”, “os Hamptons da América do Sul”, “Miami da América do Sul” e ” o St. Tropez da América do Sul”.

Os marcos populares na área incluem a escultura gigante La Mano, o complexo de estilo Santorini Casapueblo, o resort de La Barra, a ponte Puente Garzón projetada por Rafael Viñoly, a Ilha Gorriti, o Arboretum Lussich e o Museu do Mar. Historicamente, nas negociações de livre comércio da Rodada Uruguai em Punta del Este, foi formada a Organização Mundial do Comércio.

Piriapolis

cidades para conhecer no Uruguai

Foto: Juan Hilario / Unsplash

Cidade no departamento de Maldonado do Uruguai. É um importante balneário de veraneio do país, anterior ao maior e mais conhecido balneário de Punta del Este. Por ser usado principalmente como resort, tem uma população permanente relativamente pequena para uma cidade do seu tamanho.

Também é o nome do município ao qual a cidade pertence. Inclui as seguintes zonas: Piriápolis, Playa Grande, Playa Hermosa, Playa Verde, Punta Colorada, San Francisco, Punta Negra, Sauce de Portezuelo, Ocean Park, Barra de Portezuelo, La Capuera, Puntas de la Sierra, La Falda, Miramar, Colônia V. Suárez, Sierras del Tirol.

La pedrera

cidades para conhecer no Uruguai

Photo: Disclosure

Vila e resort na costa atlântica, no departamento de Rocha, no Uruguai. Está localizado na Rota 10, cerca de 8 quilômetros a nordeste de La Paloma. Embora tenha uma população permanente muito pequena, no verão é uma importante estância costeira. Também é famosa por sua proximidade com o Valle de la Luna, que se estende até Santa Isabel de la Pedrera.

La Pedrera é a preferida dos jovens e surfistas por causa de seu grande swell. Possui duas grandes praias, El Desplayado e Del Barco, separadas por uma grande área de rochas, daí o nome do resort. A Praia do Barco tem o nome do naufrágio do navio Cathay VIII de 1977, que por sua vez lhe dá um tom muito pitoresco e faz parte de um dos principais cartões postais do local. No verão, o Del Barco Beach oferece serviço de salva-vidas e Wi-Fi gratuito.

Carmel

cidades para conhecer no Uruguai

Foto: Viver no Uruguai

Este é um destino pouco visitado por brasileiros. Pequeno e tranquilo canto no oeste do Uruguai, a 1,6 km do Monte a 236 km de Vitória e a 70 km de Colônia do Sacramento, esta última uma das cidades mais visitadas do país.

Fundada em 1816 às margens do Rio da Prata, a cidade de 16.000 habitantes é cercada por vinicultores com suas charmosas vinícolas e vinhos feitos com uvas Tannat (minhas uvas favoritas), alguns dos quais oferecem estadia e experiência incríveis, por isso Carmelo foi o destaque de nossa viagem!

Carmelo se tornou um destino de viagem promissor desde que o New York Times publicou um artigo afirmando que esse lugar é a “Toscana em miniatura” como o melhor destino gastronômico.






Subscribe to our channel:



Plan your Trip




Do you want to speak to the newsroom or report any errors found on this page? Send a message to [email protected]

Melhores bares para ir no Rio de Janeiro

Previous article

Ouro Preto ganha novo museu de arte barroca com mais de 1000 peças

Next article

You may also like