Montevidéu – Principais pontos turísticos, praias, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

O que fazer em Montevidéu? Confira nossas dicas sobre os principais pontos turísticos e passeios da capital do Uruguai e descubra lugares impressionantes para ir em Montevidéu, incluindo praias belíssimas

Montevidéu é mais do que apenas a porta de entrada para conhecer o Uruguai. A capital do país é uma cidade surpreendente, com uma vida cultural vibrante e muitos atrativos, que vão de seus pontos turísticos à deliciosa gastronomia local.

Organizada e limpa, Montevidéu é uma das melhores cidades da América do Sul para quem gosta de passeios urbanos. Do centro histórico à orla do Rio da Prata, há muito o que ver e fazer na capital uruguaia. Admirar as construções centenárias, visitar museus, passear nos parques urbanos, curtir a paisagem e comer bem são apenas alguns exemplos.

E se você quer descobrir como aproveitar as férias em Montevidéu, chegou ao lugar certo. O Guia Viajar Melhor preparou este post especial com dicas sobre os principais pontos turísticos, praias, lugares para ir e passeios imperdíveis da capital do Uruguai. Confira!

Pontos turísticos de Montevidéu

Plaza Independencia, em Ciudad Vieja
Plaza Independencia, em Ciudad Vieja – Foto: Marcelo R. Acosta/Wikimedia Commons

Não faltam lugares incríveis para turistar em Montevidéu. Por isso, não se preocupe com a falta de opções em seu roteiro de viagem. Os pontos turísticos, por exemplo, são suficientes para preencher dias de passeios na capital uruguaia. Confira quais são os principais deles, a seguir:

Ciudad Vieja

O centro histórico de Montevidéu é conhecido como Ciudad Vieja e reúne alguns dos mais importantes pontos turísticos da cidade. Ele nasceu a partir de uma praça forte fundada pelos portugueses, mas depois passou ao controle dos espanhóis que fundaram a cidade, entre 1724 e 1726, com imigrantes provenientes das Ilhas Canárias. Nela, você encontrará a Praça da Independência, o Teatro Sólis, a Catedral Metropolitana de Montevidéu, museus e outros pontos turísticos imperdíveis.

Palácio Salvo

Palácio Salvo, um dos pontos turísticos de Montevidéu
Palácio Salvo, um dos pontos turísticos de Montevidéu – Foto: Piriz luz/Pixabay

Um dos cartões-postais de Montevidéu, o Palácio Salvo fica na Praça da Independência, na Ciudad Vieja. Ele é uma das construções que mais orgulham os uruguaios e ficou pronto em 1928, quando foi eleito o prédio mais alto da América do Sul. 

Porta da Cidadela

Um portão medieval que transporta os turistas ao passado de Montevidéu, essa é a melhor definição para a Porta da Cidadela, ou Puerta de la Ciudadela, em espanhol. O portão fica no centro histórico e, antes, servia de proteção à Ciudad Vieja durante o século XIX, quando ela era cercada por muros.

Teatro Sólis

Lugares para ir em Montevidéu: Teatro Sólis
Dicas de lugares para ir em Montevidéu: Teatro Sólis – Foto: Ermell/Wikimedia Commons

O Teatro Solís é outro edifício imponente do centro histórico de Montevidéu e um dos símbolos arquitetônicos do Uruguai. A beleza da construção se estende para o seu interior clássico, que teve inspiração em projetos de teatros italianos. É possível visitá-lo em tours feitos por atores. Além disso, há uma ampla programação cultural no local, que vai de apresentações de música clássica a espetáculos teatrais.

Rambla de Montevidéu

Outro ponto turístico imperdível é a Rambla de Montevidéu. Trata-se de uma avenida que percorre quase toda a costa da cidade e oferece uma vista incrível do Rio da Prata. Ela possui um largo calçadão, ótimo para caminhadas e passeios de bicicleta. Além disso, ao longo de seus mais de 30 km encontram-se as praias de Montevidéu, restaurantes, bares e muitos hotéis.

Praias em Montevidéu

Melhores praias da capital do Uruguai
Melhores praias da capital do Uruguai – Foto: Marcelo Campi/Wikimedia Commons

Tamanha é a extensão do Rio da Prata que observá-lo é como olhar para o mar. Aliás, sua fronteira é invisível, o que faz com que seja confundido com o Oceano Atlântico. Ele abriga, inclusive, as praias de Montevidéu, localizadas ao longo da Rambla. Confira quais são elas:

Playa de los Pocitos

Um dos points de jovens, famílias e turistas em Montevidéu, a Playa de los Pocitos fica em uma área com intenso desenvolvimento urbano. Por isso, é uma das praias de Montevidéu para quem gosta de curtir os dias de sol com bastante comodidade e ótima infraestrutura.

Playa Malvin

Coberta por areias finas e banhada por águas calmas, Playa Malvin é um lugar para banhos relaxantes e para aproveitar o sol em Montevidéu. Essa praia de Montevidéu fica entre a Rambla República de Chile e a Rambla O´Higgins, no bairro Malvin. 

Playa Ramirez

Uma das praias mais próximas do centro de Montevidéu, Playa Ramirez é também uma das mais populares da cidade. Turistas e moradores locais procuram o lugar para banhos de sol, piqueniques, exercícios e banhos.

Playa La Mulata

La Mulata é uma das praias mais tranquilas de Montevidéu, perfeita para quem quer passar um dia relaxante na cidade. Diferente das demais praias da cidade que têm como principal característica as longas faixas de areia, ela é pequena e acolhedora.

Playa del Buceo

Localizada na Rambla Chile, a Playa del Buceo é uma praia menos movimentada, perfeita para quem procura por privacidade e tranquilidade. O lugar também é ideal para a prática de esportes aquáticos. 

Lugares para ir em Montevidéu

Dicas de lugares para ir em Montevidéu
Dicas de lugares para ir em Montevidéu – Foto: Nicobadel/Wikimedia Commons

Como mencionamos, há muito o que ver e fazer em Montevidéu, incluindo lugares imperdíveis para ir na cidade e em seus arredores. Alguns deles merecem uma atenção especial, por isso vamos destacá-los, a seguir.

Plaza Independencia

Localizada em Ciudad Vieja, a Plaza Independencia – ou Praça da Independência – é o coração turístico de Montevidéu. Ao visitar o centro histórico da capital uruguaia, é impossível não passar pela praça.

Mercado del Puerto

Mercado del Puerto, na capital do Uruguai
Mercado del Puerto, na capital do Uruguai – Foto: Rodoluca/Wikimedia Commons

Um dos lugares para comer bem em Montevidéu, o Mercado del Puerto é procurado pelos turistas, principalmente, por causa da tradicional parrilla, o churrasco uruguaio. Ele fica na ponta da Ciudad Vieja, tem vários restaurantes e também muitas lojinhas.

Bairro do Prado

Primeiro bairro de verão de Montevidéu, o Prado tem as melhores casas da cidade e algumas residências históricas. É um lugar para conhecer mais sobre a capital uruguaia e observar vistas incríveis da cidade. Nele estão, ainda, atrações turísticas super interessantes, como o Jardim Botânico, Museu Blanes e o Parque del Prado.

Melhores passeios em Montevidéu e arredores

Além de todos os atrativos próprios, Montevidéu tem uma localização privilegiada que a coloca como ponto de partida para conhecer outros lugares incríveis do Uruguai. Por isso, ao viajar para lá, inclua em seu roteiro alguns passeios nos arredores de Montevidéu.

Punta del Este

Visite Punta del Este
Visite Punta del Este, ao viajar para Montevidéu – Foto: Pixabay

Um tour clássico da capital do Uruguai, o passeio de Montevidéu para Punta del Este leva os turistas a um dos principais balneários do país. A cidade fica a 130 km da capital, onde o Rio da Prata se encontra com o Oceano Atlântico. Punta, como é carinhosamente conhecida, é um lugar para aproveitar o dia à beira-mar.

Vinícola Bodega Bouza

Um dos melhores passeios para fazer em Montevidéu, a visita à vinícola Bodega Bouza permite conhecer não só a produção da bebida como degustá-la. Ela é uma das produtoras de vinho com melhor estrutura para receber turistas no Uruguai e fica a apenas 20 km da capital. No local há, ainda, um restaurante.

Colônia del Sacramento

Passeios em Montevidéu: Colonia del Sacramento
Melhores passeios em Montevidéu: lugares para ir – Foto: Jorge Salazar Tovar/Unsplash

Colonia del Sacramento é uma vila histórica às margens do Rio da Prata que pode ser conhecida a partir de passeios saindo de Montevidéu. Ela tem uma arquitetura graciosa, ruas de paralelepípedos e ambiente acolhedor. É um lugar, inclusive, que pode ser visitado em passeio de bate e volta a partir da capital do Uruguai, que fica a 180 km de distância.

Dicas de viagem em Montevidéu

Dicas de viagem em Montevidéu
Dicas de viagem e lugares para ir em Montevidéu – Foto: Felipe Restrepo Acosta/Wikimedia Commons

Agora que você já tem todas as informações de lugares e pontos turísticos para considerar em seu roteiro de viagem a Montevidéu, anote algumas dicas importantes. A moeda oficial é o peso uruguaio, mas muitos lugares aceitam reais e dólares.  

A melhor época para visitar a cidade é entre dezembro e maio, quando o tempo é mais seco e quente. E, apesar de o centro histórico ser fantástico, recomendamos que se hospede em Punta Carretas ou Poncitos, bairros próximos à orla.

Para viajar para o Uruguai não é necessário visto nem passaporte. Turistas brasileiros podem ingressar no país apenas com o RG original com menos de 10 anos e com foto reconhecível. A Carteira Nacional de Habilitação brasileira é aceita no Uruguai para a locação de veículos, portanto, leve-a na viagem.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima