Rota turística criada pelo governo do México, Pueblos Mágicos revela cidades encantadoras, cheias de história e lugares incríveis para conhecer

Os encantos do Mexico vão muito além de suas praias paradisíacas do Caribe e da diversidade de sua capital, Cidade do México. E, para estimular o turismo em locais pouco conhecidos – mas, incríveis -, o governo mexicano criou a rota dos “pueblos mágicos”, que passa por cidades encantadoras que traduzem, perfeitamente, a cultura mexicana.

Atualmente, existem 132 pueblos mágicos – ou cidades mágicas – identificados pela Secretaria de Turismo do México. Eles vão desde destinos badalados até povoados pequenos, mas que impressionam tanto por suas belezas naturais como pela preservação histórica, cultura, gastronomia, artesanato e, claro, hospitalidade. Por isso, ao planejar viajar para o México, inclua em seu roteiro visitar, pelo menos, alguns pueblos mágicos.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Pueblos mágicos: rota para se apaixonar pelo México

Pueblos mágicos traduzem a cultura mexicana

Foto: Bernardo Ramonfaur/Unsplash

Só recebe o título de Pueblo Mágico a cidade ou povoado que mantém seu legado histórico e tradições. E é justamente isso que torna esses lugares destinos incríveis para conhecer no México. Ao visitar qualquer um deles, é possível encontrar prédios históricos extremamente preservados, sítios arqueológicos, manifestações culturais de rua, museus, lojas de artesanatos e restaurantes com o melhor da gastronomia de cada região.

É lógico que conhecer todos eles exigiria muito tempo, disposição e um bom orçamento de viagem. Mas você pode criar um roteiro bem bacana para visitar, ao menos, alguns pueblos mágicos. E, ainda que seu objetivo seja viajar para um destino do Caribe mexicano ou, até mesmo, para a capital do país, há povoados próximos que valem, inclusive, um bate e volta.  Você pode consultar a lista completa de pueblos mágicos no site do governo do México. E, a seguir, vamos apresentar as cidades mais visitadas dessa rota turística. Confira!

tulum

Pueblos mágicos: Tulum

Foto: Dezalb/Pixabay

tulum é um dos destinos do Caribe mexicano eleito como pueblo mágico e um dos mais visitados do roteiro, não só pela beleza natural do lugar, mas também porque tem um legado histórico importante. Um dos corações da antiga civilização Maia, a cidade conserva sítios arqueológicos impressionantes. Além disso, tem praias paradisíacas, com areias claras e mar azul turquesa, e cenotes – piscinas naturais formadas a partir dos rios subterrâneos – perfeitos para banhos refrescantes.

Isla Mujeres

Museu aquático em Isla Mujeres

Foto: Malek Bee/Unsplash

Outro destino paradisíaco que também é considerado um lugar mágico do México, Isla Mujeres é perfeita para quem faz mergulho. Suas praias têm águas cristalinas, repletas de corais, onde é possível encontrar uma vida marinha diversa. Além disso, a ilha abriga um curioso museu aquático, com esculturas submersas. E não é só isso. O lugar é perfeito para quem quer curtir o mar com tranquilidade, mas não abre mão de noites badaladas. Há vários bares e restaurantes para curtir a noite em Isla Mujeres.

San Cristóbal de las Casas

Cidades mágicas no México

Foto: J. Cesar de La Paz/Pixabay

Menos conhecido que os outros dois pueblos mágicos que mencionamos, porém tão interessante quanto eles, San Cristóbal de las Casas é o destino perfeito para quem gosta de história e cultura. É uma cidade mexicana famosa pela arquitetura colonial que enfeita suas ruas. As fachadas das casas exigem cores fortes e muitos detalhes. Outro destaque da cidade são os incríveis mercados de tecidos artesanais.

Valle de Bravo

Valle de Bravo, uma das cidades mágicas

Foto: Melencaza/Wikimedia Commons

Valle de Bravo é uma cidade tranquila. Ela fica em um vale entre montanhas, cercada por muito verde. Lá, o principal atrativo são as atividades em contato com a natureza, sobretudo relacionadas à água. O lugar mais visitado é o impressionante lago Avandaro, onde é possível andar de jet sky, pescar, passear de barco, entre outras opções e lazer. A cidade também tem várias cachoeiras e muitos centros de compra de artesanatos.

Palenque

Sítios arqueológicos de Palenque

Foto: Guido HN/Unsplash

Outra cidade que conserva um importante archaeological site, Palenque é mais um pueblo mágico para conhecer no México. Ele abriga um dos principais santuários maias, com construções bem preservadas e esculturas impressionantes. Um lugar realmente mágico  próximo ao rio Usumacinta, no estado mexicano de Chiapas, 130 quilômetros a sul de Ciudad del Carmen.

tequila

Pueblos mágicos: Tequila

Foto: Diana Patricia Sanchez Woolfolk/Pixabay

A cultura mexicana é expressa de todas as formas na rota dos “pueblos mágicos”. Um exemplo é Tequila, um povoado que é berço do destilado mais famoso do mundo. Lá é possível encontrar várias fábricas de tequila e, claro, degustar os melhores exemplares da bebida. Por isso, não pode ficar de fora de nenhum roteiro de viagem pelo México. Ele fica no estado de Jalisco, a 60 km da cidade de Guadalajara.

Real de Catorce

Real de Catorce: cidades mágicas do México

Foto: Antonio de Jesus Perez Cruz/Wikimedia Commons

Real de Catorce oferece a seus visitantes a sensação de ter viajado no tempo. O povoado fica em pleno deserto, em meio a montanhas majestosas. Há quem acredite que esse pueblo mágico do México tem poderes de cura. Nele, você encontrará ruas de pedras e construções históricas bem conservadas. Além disso, Real de Catorce é um lugar muito tranquilo, perfeito para atividades ao ar livre, como passeios a cavalo.

Bacalar

Pueblos mágicos do México: Bacalar

Foto: Jose Antonio/Pixabay

Na fronteira entre México e Belize, o povoado Bacalar é um lugar repleto de belezas naturais e história. Ao visitá-lo, não deixe de fazer a rota dos piratas, conhecer a lagoa de sete cores, mergulhar no Banco Chinchorro e explorar as várias cavernas que cercam a cidade. Visite, também, a zona arqueológica de Chacchoben e faça passeios ao ar livre. 

San Miguel de Allende

Pueblos mágicos no México: San Miguel de Allende

Foto: Jezael Melgoza/Unsplash

Ruas de pedras e casinhas coloniais coloridas tornam San Miguel de Allende uma cidade encantadora. A arquitetura barroca e a ampla cena cultural fazem dela um dos destinos mais recomendados entre os pueblos mágicos do México. Patrimônio da Humanidade, San Miguel de Allende já foi considerada, em 2017 e 2018, a “Melhor Cidade do Mundo” para se visitar, de acordo com a revista Travel + Leisure.

Cuatro Cienegas

Cuatro Cienengas, uma das cidades mágicas do México

Photo: Wikimedia Commons

Cuatro Cienegas de Carranza – ou somente Cuatro Cienegas – fica na área desértica de Coahuila e é famosa por suas dunas, nascentes abundantes e pântanos surpreendentes. Ao visitá-la, você encontrará quilômetros de areias brancas, lagoas com águas azul turquesa e montanhas de mármore. Seus principais atrativos são a Poza Azul, o Valle de Cuatro Ciénegas e o Callejón de Guevara.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os best destinations do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes places to visit in Brazil e no exterior. São milhares de travel tips com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotels, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Subscribe to our channel:
 

Plan your Trip


Destinos para esquiar na Argentina e Chile

Previous article

Principais atrações para conhecer na Riviera Maya, no México

Next article

You may also like