Já pensou em conhecer uma ilha cercada por florestas? É mais ou menos assim que o amapá, o estado que faz fronteira com a Guiana Francesa, pode ser descrito, já que a maior parte do seu território é formado por unidades de conservação ambiental.

Além disso, em sua capital, Macapá, não há acesso de carro para as pessoas que vêm de outros estados, para chegar lá só a partir de avião ou barco. Então já dá para perceber que essa é uma daquelas viagens que proporciona uma experiência única.

Com certeza você já ouviu a expressão do Oiapoque ao Chuí para se referir a extensão do território brasileiro de norte a sul. E é no Amapá que está a cidade de Oiapoque, em outras palavras, onde o Brasil começa, pois ela representa o ponto mais alto do país e é muito procurada por turistas. 

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Atrações no Amapá

amapá

Photo: MTUR/Disclosure

É impossível começar a falar do amapá sem fazer um resumo de sua história, muito presente em monumentos e atrações da capital Macapá, que é um dos símbolos das décadas de conflitos com povos estrangeiros, o que remete a construção da Fortaleza de São José, um dos cartões postais da capital.

Ela tem 127 metros quadrados protegidos por muralhas de 15 metros de altura, cujo objetivo era evitar a invasão no território. Ela às margens do rio Amazonas e hoje é um patrimônio tombado, em em meio a uma bela paisagem que ainda foi escolhido como uma das 7 Maravilhas Brasileiras.

Outro ponto que não pode ficar de fora em uma visita a Macapá, é o ground zero, onde muitas pessoas gostam de fazer a brincadeira de colocar um pé no Hemisfério Norte e outro no Hemisfério Sul. Existe um monólito que os turistas sobem e marca essa divisão pela linha imaginária do Equador.

Para quem gosta de cultura, vale uma passada no Central Market, pois é ali acontecem eventos culturais e festivos da cidade. Agora, para os amantes da natureza, iniciar a expedição no Museu Sacaca, pode ser uma boa ideia, já que há exposição de animais e plantas da região amazônica e é uma fonte de conhecimento sobre a história do povo ribeirinho. 

O que não falta no amapá e na região Norte do Brasil é natureza, começando pelo Bioparque da Amazônia, que abriga três ecossistemas: terra firme, o cerrado e a ressaca sendo este último típico da região. Há muitas trilhas para se aventurar, piqueniques, orquidários e até um meliponário – onde se encontram diversas colmeias e, claro, observação de fauna e flora.

Outro parque que merece destaque é o Tumucumaque, o maior parque do Brasil e abrange quase 27 % do território do Amapá. É a melhor opção para quem deseja fazer uma completa desconexão, por ter uma natureza quase selvagem, bem rústica. 

Para quem gosta de passeios aquáticos, o Balneário de Santa Helena, não pode ficar de fora, pois  além de conforto com sua estrutura composta por restaurante e chalés, tem um redário para desfrutar ainda mais desse paraíso. Também é possível fazer um Não deixe de fazer um passeio de canoas para ver as pequenas ilhas que se foram nesse balneário. A blue Lagoon também merece ser lembrada e suas águas de tom azul bem claro, onde é possível ver alguns peixes. 

E, para tornar a experiência em amapá ainda mais mágica, vale se arriscar em uma viagem curta de avião teco-teco para conhecer o encontro das águas fluviais com as do Atlântico, conhecido como Pororoca na foz do Amazonas. Assim, qualquer roteiro estará completo. 

amapá






Subscribe to our channel:



Plan your Trip




Do you want to speak to the newsroom or report any errors found on this page? Send a message to [email protected]

You may also like