Planejando viajar para os Estados Unidos em 2022? Confira quais são os documentos exigidos atualmente para entrar no país

Muitos brasileiros planejam viajar para os Estados Unidos em 2022 e a principal preocupação é saber quais são os documentos e requisitos para ingressar no país, sobretudo com relação às exigências sanitárias decorrentes da pandemia.

Documentos que já eram exigidos para entrar nos Estados Unidos – como passaporte, visto e comprovante de estadia e renda – continuam valendo. Junto a eles, os viajantes precisam providenciar comprovantes de vacinação e testagem negativa para covid-19. Mas não é só isso, há algumas particularidades que vamos detalhar neste post.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Não se preocupe, sua viagem para os Estados Unidos voltou a ser possível e, observando todos os requisitos para entrar em solo americano em 2022, você poderá aproveitar – e muito – sua estada no país.

Documentos para entrar nos EUA em 2022

entrar nos estados unidos 2022

Viajar para os Estados Unidos em 2022: documentos necessários. Foto: ben o’bro / Unsplash

A relação de documentos para entrar nos Estados Unidos não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas é necessário estar atento a todas as exigências para não ter problemas na hora de viajar para lá. Por isso, antes mesmo de planejar a viagem, é fundamental que você saiba, com detalhes, tudo o que é preciso para ingressar no país.

O que continua valendo

Vamos começar falando dos documentos que já eram exigidos para entrar nos EUA e permanecem sendo obrigatórios para todos os viajantes brasileiros que desejam viajar para o país: o passaporte, o visto e comprovante de estadia e de recursos para a viagem.

  • Passaporte

Todo viajante brasileiro que deseja entrar nos Estados Unidos deve, obrigatoriamente, ter um passaporte com validade para todo o período de permanência em solo americano. A emissão do documento está normalizada no Brasil e pode ser feita através da Polícia Federal (confira como emitir o passaporte).

  • Visto americano

Outro documento obrigatório para entrar nos Estados Unidos, o visto americano continua sendo exigido para os viajantes brasileiros que desejam viajar para o país. Primeiramente, é necessário fazer uma solicitação online. Logo depois, um teste e uma entrevista, que deve ser agendada. Por isso, o planejamento é essencial para quem vai viajar para os Estados Unidos.

Por conta da pandemia, quando a Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos suspenderam os atendimentos, a fila de espera para realizar a entrevista aumentou e, agora, é preciso um pouco de paciência para emitir o documento. Para quem precisa renovar o visto (vencido a menos de 48 meses), o atendimento é simplificado e não há necessidade de uma nova entrevista.

  • Comprovante de estadia e de recursos para a viagem

O turista que vai para os Estados Unidos também tem que comprovar que tem condições financeiras de se manter no país durante o período de estadia, além de informar o motivo da viagem e o local onde ficará hospedado . A comprovação financeira pode ser feita por meio de dinheiro em espécie ou em conta, reservas pré-pagas, cartões de crédito ou débito.

Documentação obrigatória no pós-pandemia

entrar nos estados unidos 2022

Foto: Varun Yadav / Unsplash

Os protocolos sanitários e os cuidados com a disseminação da pandemia trouxeram para o cotidiano dos viajantes documentos que, agora, são fundamentais para o ingresso em diversos locais, principalmente em outros países. Confira, a seguir, quais são os documentos e requisitos para entrar nos Estados Unidos em 2022:

  • Comprovante de vacinação

O comprovante de vacinação, atualmente, funciona como uma espécie de passaporte sanitário para os viajantes que desejam viajar para os Estados Unidos. O país aceita todas as vacinas aplicadas no Brasil, mas é necessário tomar duas doses ou dose única para ser considerado imunizado. Além disso, a última aplicação deve ter ocorrido há, pelo menos, 14 dias antes da viagem. A comprovação deve ser feita através de um documento emitido por fonte oficial como, por exemplo, o Certificado de Vacinação emitido pelo Conecte SUS (saiba como emiti-lo aqui).

Os Estados Unidos aceitam viajantes vacinados com os seguintes imunizantes: Janssen (Johnson & Johnson), Pfizer/BioNTech Comirnaty, Moderna, Oxford/AstraZeneca, COVAXIN (Bharat Biotech), Covishield, BIBP/Sinopharm, Sinovac-CoronaVac, Novavax/Covovax e Medicago.

  • Teste de Covid-19 negativo

O teste de Covid-19 negativo é exigido pelos Estados Unidos para todos os viajantes, a partir dos 2 anos, que desejem entrar no país. Ele deve ser feito 1 dia antes do embarque e o comprovante deve ser apresentado no check-in. Nele deve constar o tipo de teste, nome do laboratório ou entidade de saúde, data de coleta da amostra, dados do passageiro (nome completo, data de nascimento ou número do passaporte) e resultado do teste.

São aceitos o teste rápido de antígeno/teste de antígeno viral, o RT-PCR (Reação em cadeia da polimerase de transcrição reversa), o RT-LAMP (Amplificação isotérmica mediada por loop), NEAR (Reação de amplificação de endonuclease de corte), TMA (Amplificação Mediada por Transcrição), HDA (Amplificação dependente de helicase), CRISPR (Repetições palindrômicas curtas regularmente interespaçadas agrupadas) e SDA (Amplificação de deslocamento de fita).

Quem está dispensado do comprovante de vacinação

Crianças e adolescentes de até 18 anos não são obrigados a apresentar comprovante de vacinação, mas devem realizar o teste de Covid-19 antes da viagem aos Estados Unidos. Para os menores acompanhados por um adulto vacinado, o teste deve ser de até 3 dias antes do embarque. Caso viajem desacompanhados, devem fazer o teste 1 dia antes do embarque.

E, além dos menores de 18 anos, outros grupos de viajantes estão dispensados de apresentar o comprovante de vacinação para ingressar em solo americano. São eles: pessoas que participaram de alguns ensaios clínicos de possíveis vacinas contra a Covid-19, viajantes com contraindicação médica para as vacinas e pessoas que precisem viajar com urgência devido a algum motivo humanitário. Porém, todos devem apresentar o teste de Covid-19 negativo, realizado 24 horas antes do embarque.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Lugares para ir em São Paulo gastando menos de 10 reais

Artigo anterior

Hotéis no Chile: onde ficar em Santiago

Artigo seguinte

Você pode gostar