Cidades mais frias da América do Sul: o clima tropical vira atrativos para turistas, mas também vale conhecer os destinos de neve que há por aqui

Os países localizados na América do Sul são conhecidos, em sua maioria, pelo seu clima tropical e um ambiente valorizado por sua natureza exuberante. Isso alinhando as suas praias, cachoeiras, rios e lagos que atraem anualmente uma quantidade de turistas gigantesca. Afinal, na maioria das regiões do Brasil, Colômbia e Venezuela o clima ensolarado permanece praticamente o ano inteiro.

Entretanto, há maravilhas espalhadas pelo continente que remetem diretamente ao clima mais frio, ou seja, uma temperatura mais gelada e grande possibilidade de ver neve, principalmente durante o inverno. E aqui podemos destacar a Patagônia, que engloba o extremo sul da Argentina e do Chile e a parte da Cordilheira dos Andes.

Destinos para ver neve na América do Sul

Estação de Ski Cerro Castor, em Ushuaia, na Argentina. Foto: Divulgação

Essa última passam por ambos os países e também pelo Peru, Bolívia, Equador e partes da Colômbia e Venezuela. Esses lugares também atraem muitos turistas que buscam por destinos de neve na América do Sul, caminhadas na montanha, alpinismo, passeios de ski e esportes de inverno.

 Para aqueles que preferem um friozinho, talvez essas sejam viagens ideias para suas próximas férias. Conheça um pouco das cidades mais frias da América do Sul e destinos de neve que vão te encantar:

Ilhas Malvinas

Influenciado pelas correntes frias da Antártida, o clima recorrente nas Ilhas Malvinas é temperado-frio. Localizada a cerca de 1.200 km ao norte da Antártida, os climas não são quentes no período de verão e, mas e durante os meses de inverno que as ilhas se transformam em um cenário surreal. Com menos variações, os climas se assemelham aos encontrados na Grã-Bretanha. Para quem, ainda sim, prefere temperaturas mais elevadas, recomenda-se ir entre os mesmo de setembro a novembro, período de primavera onde o tempo está mais seco.

As Ilhas Malvinas foram durante muito tempo palco de disputas políticas. Esse histórico se inicia com seu processo de colonização que reunia interesses ingleses, franceses, holandeses e espanhóis. E séculos mais tarde, após a independência da Argentina, abrigou novas disputas territoriais. Devido a esse conturbado passado histórico e palco de guerras, as Ilhas valorizam e relembram o passado por meio de seus museus históricos que retomam cada período. Para os argentinos, as Ilhas Malvinas são deles e, sinceramente, deveriam ser!

El Chaltén

Cidades Mais Frias da América do Sul - Destinos de Inverno América do Sul

Foto: Gustavo Albano

Em 1985 a vila de El Chaltén se tornou uma cidade oficial na Argentina e hoje é considerada a capital do trekking no país, devido a sua natureza repleta de montanhas, lagos, bosques e penhascos. Entre maio e setembro boa parte das hospedagens fecham e o transporte é limitado. Isso porque o frio se intensifica e a neve dificulta de fato (mas não impossibilita) suas principais atrações turística: as trilhas por paisagens cênicas.

Durante o verão, que dura entre novembro a março, o clima é mais ameno, ainda frio, mas não chega a nevar. É neste período que é possível apreciar a paisagem natural da região em meio as trilhas.

A cidade está situada entre rochedos e é uma vila pacata. Os restaurantes que servem comidas típicas são poucos, bem como os mercados e pequenas feiras. Por isso é aconselhável você valorizar os trekkings da região, e não deixe de ver de perto a imponência do Fitz Roy e a Laguna de los Tres.

Ushuaia

Cidades mais frias da América do Sul. Foto: Wikimedia Commons

Capital da província da Terra do Fogo, essa cidade tipicamente turística se situada no extremo sul da América do Sul, e apesar de pertencer a Terra do Fogo, o seu clima frio é constante. Em uma das teorias, essa região recebe o nome de Terra do Fogo, pois possui atividades vulcânicas resultantes da movimentação de placas tectônicas por outro lado, dizem que as primeiras embarcações que chegaram, encontravam pequenos flocos de fogo, feitos e mantidos pelos habitantes originários, conhecidos como mapuches.

Apesar da cidade ser um grande atrativo turístico, também há uma economia que funciona a base do comércio local. E, mesmo sendo conhecida como a última cidade da América do Sul, Ushuaia tem uma estrutura excelente. Logo, é, também, uma região para valorizar e conhecer a cultura típica patagônica, bem como as trilhas que levam a paisagens montanhosas, picos nevados, rios e lagos que ficam congelados durante o inverno.

Durante o período de verão as temperaturas variam entre 11º e 21º, com ventos muito gelados. Já no período de inverno a temperatura fica entre 0º a -20º, ainda sim com muitos visitantes, sobretudo aqueles que preferem fazer caminhadas no frio ou aproveitar as estações de esportes de neve como a Estação de Ski e Snowboard Cerro Castor. Na primavera e outono, a temperatura varia drasticamente. O clima da Patagônia e extremamente demarcado e é fácil notar essa mudança na paisagem local.

Bariloche

Cidades mais frias da América do Sul

Foto: Wikimedia Commons

San Carlos de Bariloche, é o nome real da cidade na região da Patagônia argentina, popularmente conhecida pelos latinos americanos como a cidade do ski e esportes de neve. Bariloche é uma das cidades mais populosas da região com cerca de 130 mil habitantes e, assim, a cidade possui uma estrutura voltada tanto para seus visitantes como para seus habitantes, portanto há muito mais o que fazer em Bariloche do que esquiar.

Aproveite para conhecer os restaurantes, que podem ser adequados para todos os bolsos e aproveitar o clima de inverno para passear por uma das cidades mais frias da América do Sul.

Muitas vezes é por meio de Bariloche que muitos brasileiros tem seu primeiro contato com a neve. Isso acontece por conta da facilidade de se chegar a região, seja por meio da distância, seja por meio das agências que oferecem diversas promoções de viagem para conhecer a beleza do inverno argentino.

A geografia acidentada, que propicia a prática de esportes de neve, valoriza o cenário local que muitas vezes remete a grandes clássicos do cinema. Um ambiente digno de filme com paisagens cinematográficas e belíssimas!

A natureza privilegiada e preservada, com diversos lagos cristalinos, morros repletos de verde durante o verão e cobertos por neve durante o inverno, atrai inúmeros visitantes durante o ano inteiro.

Puerto Williams 

Cidades mais frias da América do Sul

Cidades mais frias da América do Sul. Foto: Wikimedia Commons

Essa região portuária chilena, também está localizada na região da Terra do Fogo. É considerado o local habitado mais ao sul do mundo, depois somente há a Antártica (onde há bases de pesquisa de diferentes países).

A pequena cidade valoriza muito a exuberância natural da região. Ao caminhar pela vila nota-se frequentemente os cuidados com as plantações, fauna e flora que lá habitam. É possível, inclusive, visitar as várias botânicas da cidade, das pequenas as maiores.

O Museo Antropológico Martin Gusinde e a Casa Stirling, são as casas construídas mais antigas da região, agora transformadas em museu. Eles reservam a memória e história dos primeiros povos que ocuparam a região e histórias posteriores de colonização espanhola e inglesa.

O porto se localiza em frente ao Canal Beagle, que leva esse nome devido as diversas expedições inglesas pela região. Beagle era o nome da embarcação que levavam os ingleses. Inclusive, mais tarde, em um outra expedição, o cientista naturalista Charles Darwin esteve presente, aliás, essas viagens foram fundamentais para elaborar suas teorias naturais.

Vale conferir também a vasta natureza virgem banhada pelo clima frio. Devido a preservação, é possível notar as inúmeras variedades de espécies da região, seja de plantas específicas, seja da fauna local ainda bem preservados.

Leia também:

» O que fazer em Bariloche durante o inverno
» Veja fotos da Patagônia durante o inverno
» 9 viagens de trem inesquecíveis para fazer na América do Sul
» Roteiros para fazer um mochilão pela América do Sul

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

São Paulo: tradicional Festival das Estrelas, na Liberdade, acontecerá online

Artigo anterior

Descubra quais destinos brasileiros combinam com seu signo

Artigo seguinte

Você pode gostar