Atualizada em:
Se você faz parte dos amantes de ecoturismo e turismo de aventura, Aiuruoca, em Minas Gerais, é o destino ideal para você…
Localizada no sul de Minas, a cidadezinha de Aiuruoca que fica aproximadamente 300 km do Rio de Janeiro, é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, se você faz parte desse grupo de pessoas que adoram novas descobertas e buscam a tranquilidade de um cidade pequena com pouco mais de 6 mil habitantes, certamente irá se encantar pelas belezas e atrações naturais encontradas na charmosa Aiuruoca.
A cidadezinha encanta com suas incríveis cachoeiras, algumas delas podendo chegar até a 130 metros de queda d’água como a Cachoeira do Fundo, uma das atrações mais escolhidas entre os visitantes, ou na Cachoeira Deus Me Livre, para quem gosta de um pouco mais de aventura. E se você pensa que para por aí, o destino também conta com incríveis trilhas paradisíacas que levam até os principais pontos turísticos da cidade.
Além das trilhas imersas na natureza, muitos visitantes optam pela prática de trekking que segue até o Pico do Papagaio. Uma dessas trilhas em direção ao Vale dos Garcia, onde está localizado o poço do Joaquim Bernardo, você pode encontrar relaxantes hidromassagens, naturais e tobogãs de pedra. Já o acesso da Cachoeira do Fundo, ideal para quem busca um pouco mais de desafio, exige um preparo físico maior, pois são aproximadamente 2 horas de caminhada até a chegada ao local, tudo isso agrupado de belas paisagens.
E depois dessa experiência incrível?
Bom, entre uma aventura e outra, nada melhor do que relaxar em um lugar confortável e acolhedor. Aiuruoca conta com pousadas rústicas e muito aconchegantes e para todos os gostos, que vão desde acomodações com redes, spas mais bem estruturados, e localizadas no topo da montanha, acompanhada de uma vista espetacular, no entanto devido serem bem disputadas, as reservas precisam ser feitas com antecedência para que não corra o risco de deparar com as estadias indisponíveis.
Alguns detalhes sobre os principais pontos turísticos de Aiuruoca e que certamente, você irá adorar conhecer.
Pico do Papagaio
Com uma caminhada de ida e volta de aproximadamente 7 horas de duração no interior do Parque Estadual da Serra do Papagaio, acaba exigindo do visitante certo preparo físico para longas jornadas. Recomenda-se também levar bastante água, blusa, repelente e pequenos lanches para fazer ao longo do passeio.
A trilha atravessa por trechos de Mata de Candeia, Floresta Tropical de Altitude e Campos Rupestres. Chegando ao topo, o visitante ainda pode presenciar uma maravilhosa visão de 360 graus de toda a região, além de estar a uma altitude de aproximadamente 2.100 metros.
Vale dos Garcias
Nesse destino, você também pode visitar o Poço do Joaquim Bernardo, um local ideal para pessoas com mais idade, pequenos grupos de amigos ou famílias. Também é possível conhecer a Cachoeira do Tiziu, Cachoeira dos Garcias, Cachoeira da Esperança e a Prainha. O local conta com um incrível visual de altitude e sua vegetação é muito parecida com Cerrado e em algumas partes mais altas se assemelham muito com os biomas dos Campos de Altitude.
Um destino com um roteiro amplo e com várias e diferentes atrações para seus visitantes, recomenda-se antes de iniciar sua visitação, colher algumas informações no Casarão do Matutu. Além de trilhas de bicicleta e cavalos, arvorismo, terapias e massagens e outras práticas também poderão ser desfrutadas por lá.
Cachoeira Deus Me Livre
Com uma leve caminhada de aproximadamente 20 minutos é possível chegar a 3 quedas d’água com cerca de 15 metros de altura aproximadamente. Cada uma delas formam poços que se transformam em balneários para relaxar, como o último deles, propício ao banho em águas geladas e refrescantes. Além disso, as primeiras duas quedas possibilitam a prática de canyoning – uma modalidade que consiste na descida por desfiladeiros, utilizando o auxílio de cordas e equipamentos de escalada.
Leia também:
» Trem turístico vai ligar Minas Gerais e Rio de Janeiro
» Lugares para conhecer em Ouro Preto
» Descubra os lugares onde gravaram a novela Espelho da Vida
» 30 cidades coloniais no Brasil que você precisa conhecer
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]