Esses são alguns dos melhores artistas populares do Brasil

Atualizada em:

Descobertos pela curadoria Novos para Nós, esses artistas populares do Brasil traduzem a cultura de seus locais de origem através do artesanato

Após percorrer mais de 100 mil km e realizar diversas entrevistas com artesãos de toda parte do país, o pesquisador Renan Quevedo criou a curadoria Novos para Nós. Através dela, revela alguns dos melhores artistas populares do Brasil e como o reconhecimento da arte transformou suas vidas. Além disso, os auxilia a divulgar e vender suas peças, contribuindo para a subsistência tanto dos artesãos como de suas comunidades.

Este belo trabalho pode ser acompanhado pelas redes sociais da curadoria. Mas, neste post, queremos destacar alguns personagens que nos ajudam a entender a importância do artesanato no Brasil. Mais do que objetos de decoração e utilidades, as peças produzidas pelos artesãos país afora retratam a história e a cultura brasileira. Assim como são ferramentas importantes de perpetuação de tradições e sustento para muitas famílias.

Melhores artistas populares do Brasil

Curadoria Novos para Nós
Foto: Divulgação

Através da curadoria Novos para Nós, Renan Quevedo já mapeou o trabalho e a história de mais de 400 artistas populares do Brasil. Eles são dos mais distintos lugares, desde cidades conhecidas, como o Rio de Janeiro, até povoados distantes do Nordeste. Em comum, têm criatividade e habilidades manuais que permitem criar peças belíssimas. Além disso, são figuras importantes no processo de manutenção de tradições e culturas.

Cerâmicas da Dona Maria

Moradora do Vale do Jequitinhonha, Dona Maria Gomes dos Santos produz peças belíssimas de cerâmica. Para o trabalho como artesã, usa como inspiração mulheres e homens da região, entre violeiros, cenas de maternidade e o misterioso sapo-boi. Além disso, utiliza as tonalidades naturais do barro para compor suas peças.

Dona Maria é uma das mais antigas ceramistas em atividade no Vale do Jequitinhonha e mantém viva a tradição de seus antepassados. Filha, neta e bisneta de ceramistas, ela aprendeu desde criança a atividade oleira. Hoje, suas peças vão para todos os cantos do Brasil através da venda na loja online da Novos para Nós.

Criatividade de Getúlio

Em um bondinho nas ruas curvas de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, Getúlio Damado transforma o que as pessoas descartam em arte. Em suas mãos, embalagens plásticas, eletrodomésticos usados e tantos outros objetos descartados transformam-se em personagens divertidos.

A cada um dá um nome bem criativo, como perereca pulante, boi manso, sabiá cheirosa, patricinha mentirosa, entre outros. Mais do que isso, ao tornar o lixo em arte, Getúlio cuida do futuro de seu bairro. Além disso, passa seu legado para seu filho, Victor, que desde já aprende com o pai sobre a importância do artesanato. Suas peças também estão disponíveis na loja online da Novos para Nós.

Tear da Dona Selma


Em Minas, Renan Quevedo encontrou uma artesã que desde menina aprendeu a pilotar o tear da família e, desde então, produz peças belíssimas. Dona Selma Gomes confecciona almofadas, toalhas, redes e estandartes. O processo segue a tradição berilense, mantida por outras mulheres mineiras que criam formas de casas, flores, pássaros, entre outras inspiradas na região em suas peças.

Para alcançar o tear, Dona Selma tem que subir em uma caixa de madeira, por conta de sua baixa estatura. Além disso, realiza todas as etapas do processo de confecção, desde o descaroçamento do algodão, o fiar na roda, o tingimento com cascas de árvore, frutas e barro, a lavagem para tirar as impurezas e, por fim, o tear. Renan conta que uma rede, por exemplo, leva até 30 dias para ficar pronta. As peças de Dona Selma também estão na loja online da Novos para Nós.

Banquinhos do Seu Gevásio

Sucesso de vendas na loja online da Novos para Nós, os banquinhos onça do Seu Gevásio podem ser utilizados como mesa lateral baixa, apoio para livros, para as plantas ou para calçar os sapatos. Você pode, ainda, utilizá-los apenas para decoração, pois são belíssimos. Feitos em madeira e pintados à mão, eles são um exemplo da arte produzida pelo artesão mineiro.

Seu Gevásio se dedica a esculpir peças em madeira há mais de 25 anos e retrata, principalmente, os animais vistos ao longo da Estrada Real – a maior rota turística do Brasil. Entre as peças, podemos encontrar além de onças, tatus, carneiros e tamanduás. Gevásio também retrata outros animais, como zebras e girafas.

Artesanato das mulheres indígenas

Através da curadoria, Renan Quevedo também apresenta lindos trabalhos indígenas. Em especial, queremos destacar a cestaria produzida por mulheres da etnia Guarani, técnica passada de geração em geração.

No Instagram, o pesquisador contou a história de Cecília, Bete, Ana, Lúcia, Luana, Fabiana e Cristina, mulheres responsáveis pelo artesanato indígena em Itaty, em Santa Catarina. Elas fazem parte de algumas das 40 famílias Guarani Mbya e Guarani Nhadeva que mantêm a produção artesanal indígena no Brasil.

Originalmente chamados akajás, os cestos são feitos com taquaras e, antes, eram tingidos com pigmentos naturais e suaves. Hoje, no entanto, ganharam tonalidades mais vibrantes e coloridas com o uso da anilina. Essas lindas peças podem ser adquiridas de qualquer parte do país através da loja online da Novos para Nós.

Xilogravuras de J. Borges


O trabalho primoroso de João Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges, é um dos destaques da curadoria Novos para Nós. Não é por menos. O artesão é um dos mais reconhecidos xilogravurista do Brasil no mundo da arte popular, segundo Renan Quevedo. Começou a fazer xilogravura por acaso e tomou gosto pela arte, que rende peças lindas.

Antes, o filho de agricultores foi marceneiro, mascate, pintor de parede, entre outras funções. Mas sua paixão sempre foi escrever cordéis. Chegou a criar uma história, que foi ilustrada pela xilogravurista de Caruaru, Dila, e rendeu a venda de cinco mil exemplares em dois meses. Depois, por falta de dinheiro, em sua segunda história, resolveu, ele mesmo, fazer a ilustração da capa. E, com isso, descobriu a habilidade de fazer xilogravuras.

Estes são apenas alguns dos melhores artistas populares do Brasil revelados pela Novos para Nós. A curadoria tem outras tantas histórias lindas em seu site e nas redes sociais. As peças dos artesãos retratados podem ser encontradas em sua loja online e adquiridas de qualquer parte do país.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima