Os caminhos da Great America Rail-Trail percorrerão 12 estados americanos. A grande trilha pelos Estados Unidos será o destino perfeito para os amantes de longas caminhadas 

Uma trilha que percorrerá os Estados Unidos de ponta a ponta. Esta é a proposta da Great America Rail-Trail, um projeto idealizado pela Rails-to-Trails Conservancy (RTC), que vai ligar a capital Washington D.C, na costa leste, ao estado de Washington, na costa oeste.

Ainda em fase de implantação, a grande trilha deve ficar pronta somente daqui há alguns anos, mas já há trechos prontos que podem ser percorridos a pé, de bicicleta, skate e até cavalos. A ideia é de que o caminho seja seguro e acessível para todos, inclusive cadeirantes. 

Leia também » 100 lugares para viajar no Brasil em 2021

A Great America Rail-Trail tem como objetivo, além de ligar 12 estados americanos, possibilitar conhecer melhor os caminhos dos Estados Unidos. A RTC espera que a Great America Rail-Trail seja um destino de viagem pelo coração do país. 

Quem percorrer todo o seu trajeto verá – de perto – muitos lugares históricos, diferentes culturas e cenários naturais deslumbrantes, o que é mais difícil em viagens de avião ou carro.

A RTC mantém uma página no Facebook onde você pode conferir todas as atualizações sobre a implantação do projeto. Além disso, mantém um site com um mapa interativo onde é possível verificar quais trechos já estão disponíveis para uso.

E aí, ficou interessado em fazer trekking nos Estados Unidos?

Esta é a primeira vez que Estados Unidos terá trilha ligando o país. Porém, já existem várias outras trilhas que revelam lugares surpreendentes no território americano. Neste post, vamos falar mais sobre a Great America Rail-Trail e esses outros caminhos. Confira, a seguir. 

Estados Unidos terá trilha ligando o país

Foto: Divulgação

A promessa é de que, quando finalizada, a Great America Rail-Trail será um tesouro para os Estados Unidos. Isto porque conectará milhões de pessoas ao longo dos seus 6,5 mil quilômetros. 

Estima-se que o percurso total fique pronto em mais de uma década. No final, um em cada seis americanos viverá a pelo menos 80 quilômetros da Great America Rail-Trail.

A grande trilha pelos Estados Unidos passará pelo Distrito de Columbia e os estados de Maryland, Pensilvânia, Virgínia Ocidental, Ohio, Indiana, Illinois, Iowa, Nebraska, Wyoming, Montana, Idaho e Washington.

Um estudo recente do Rails-to-Trails Conservancy (RTC) apontou que este é o melhor momento para a efetivação do projeto da Great America Rail-Trail. O motivo é que a pandemia do novo coronavírus aumentou a procura por atividades ao ar livre e em contato com a natureza. Segundo a pesquisa, o uso de trilhas nos Estados Unidos aumentou em 200% na última primavera. 

Foto: Divulgação

Pela primeira vez, Estados Unidos terá trilha ligando o país. Contudo, o projeto não é pioneiro no mundo. Um projeto semelhante já foi feito no Canadá. A Great Trail tem 24 mil km de extensão e é a mais longa do mundo, passando por 13 estados canadenses.

Assim como a grande trilha do Canadá, a Great America Rail-Trail será o destino perfeito para os amantes de longas caminhadas desbravarem as belezas dos Estados Unidos e conhecerem melhor sua cultura. 

Caminhos da Great America Rail-Trail

Foto: Divulgação

Atualmente, 125 trilhas já estão em operação e podem ser percorridas a pé, de bicicleta, skate ou até cavalos. De acordo com a RTC, que idealizou o projeto, esse número equivale a 50% do trajeto total.

Boa parte dos caminhos da Great America Rail-Trail são por vias ferroviárias desativadas e passam por cenários históricos belíssimos dos Estados Unidos.

Confira 12 trechos da Great America Rail-Trail que ligam várias trilhas e já podem ser percorridos: 

  • Conectando Sylver Spring (Maryland) a Georgetown (Washington, D.C.), Capital Crescent Trail tem 17 km;
  • Indo de Georgetown (Washington, D.C.) a Cumberland (Maryland), Chesapeake and Ohio Canal National Historical Park tem 3 mil km;
  • Pittsburgh (Pensilvânia) e Wellsburg (West Virginia) são ligadas pela trilha Panhandle Trail, que tem 47 km;
  • Cincinnati a Cleveland, ambas em Ohio são conectadas pelos 4 km da Ohio to Erie Trail;
  • Cardinal Greenway tem 99 km e vai de Marion a Richmond, ambas em Indiana;
  • O estado de Illinois é cortado por vários caminhos que foram o Hennepin Canal Parkway, com 121 km;
  • Cedar Valley Nature Trail tem 83,6 km e liga as cidades de Evandale e Ely, em Iowa;
  • Valentine e Norfolk, no Nebraska são conectadas pela Cowboy Recreation and Nature Trail, com 327 km;
  • Entre Casper (Wyoming) e Evansville (Indiana), a Casper Rail Trail tem 10 km;
  • Vários caminhos de Montana fazem parte do Headwaters Trail System que, no total, tem 19 km;
  • Em Idaho, 115,5 km do Trail of the Coeur d’Alenes ligam as cidades de Plummer e Mullan;
  • O estado de Washington é cortado pelo Palouse to Cascades State Park Trail, que tem 360 km de extensão. 

Trekking nos Estados Unidos

Foto: Divulgação

Os Estados Unidos têm muitos atrativos e engana-se quem pensa que são restritos aos destinos mais conhecidos, como a Time Square, em New York, ou os parques da Disney. 

O país possui muitas trilhas que revelam lugares belíssimos, em meio à natureza exuberante e cenários incríveis. Portanto, se você não sabe o que fazer nas próximas férias, experimente partir para um trekking nos Estados Unidos.

O Sistema Nacional de Trilhas classifica os caminhos de acordo com suas atrações. Por exemplo, as trilhas cênicas, como o próprio nome revela, passam por cenários importantes da cultura do país. Já as trilhas históricas percorrem rotas significativas que ajudaram a construir a história dos Estados Unidos. 

A Great America Rail-Trail promete ser uma das principais trilhas dos Estados Unidos. Mas não será a maior. Existem outros caminhos extensos que cortam cidades e estados, permitindo conhecer melhor cada pedacinho do país.

Ficou interessado em praticar trekking nos Estados Unidos? Veja essa lista com as 10 maiores trilhas dos Estados Unidos:

  1. American Discovery Trail, com 10.944 km;
  2. Eastern Continental Trail, com 8.700 km;
  3. American Discovery Trail, com 8.000 km;
  4. North Country Trail, com 7.400 km;
  5. Great Western Trail, com 7.170 km;
  6. Continental Divide Trail, com 5.000 km;
  7. East Coast Greenway, com 4.800 km;
  8. Pacific Crest Trail, com 4.271 km;
  9. Desert Trail, com 3.578 km;
  10. Appalachian Trail, com 3.523 km.

Leia também

» Guia para retirada do passaporte
» Confira lista com 55 países que não exigem visto para Brasileiros
» Seguro viagem é obrigatório?
» Dúvidas frequentes sobre o transporte de bagagens

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$ 350 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

7 destinos brasileiros que surpreendem tanto quanto o Caribe

Artigo anterior

Templo budista com arquitetura tibetana atraí turistas em São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar