Estudantes estrangeiros poderão trabalhar legalmente na Espanha

Atualizada em:

Nova lei permitirá que estudantes estrangeiros conciliem aulas com até 30 horas de trabalho por semana na Espanha. Saiba mais! 

Estudantes estrangeiros na Espanha poderão agora conciliar seus estudos com trabalho. É este o objetivo de uma reforma recém aprovada pelo governo espanhol, que pretende tornar menos burocrática a regularização de imigrantes que vivem no país. Confira o que mudará com a medida. 

Estudantes estrangeiros poderão trabalhar na Espanha: o que mudará?

Foto: Javier Trueba/ Unsplash

Antes desta nova Lei de Imigração da Espanha, estudantes estrangeiros precisavam ficar três anos no país para conseguirem permissão para trabalhar. 

No entanto, a partir de agora, estudantes estrangeiros matriculados em escolas e universidades espanholas poderão trabalhar legalmente até 30 horas por semana. Além disso, depois que concluírem seus cursos, poderão solicitar uma prorrogação da sua permanência por mais um ano. 

“Abrir postos de trabalho para estudantes estrangeiros pode melhorar a qualidade dos serviços prestados e qualificar a mão de obra, além de aportar o multiculturalismo”, explicou Andréa Lima, fundadora da agência receptiva Descubra Madrid, empresa de receptivo especializada em receber brasileiros no país com guias de turismo que falam português. 

“Nos postos pouco qualificados, há uma grande demanda de trabalho que é normalmente ocupada por estrangeiros”, informou. Além de gerar mão de obra e reduzir o trabalho informal com as novas medidas, o governo pretende incentivar o interesse na busca de institutos de ensino e fazer com que esses estudantes permaneçam por mais tempo no país. “Acredito que é uma medida estratégica para estabilizar a inflação e aumentar a oferta de trabalho, que está escassa nesses setores”, disse Andréa.  

A reforma também possibilitará que os estudantes tenham meios de bancar seus próprios estudos na Espanha.

Visto de estudo e trabalho na Espanha: como aplicar

Foto: StartupStockPhotos/ Pixabay

O novo visto autoriza o trabalho para estudantes em intercâmbio, desde que esta não seja a fonte de renda principal nem que tenha carga horária que afete os estudos. 

Com a nova legislação, será permitido que os estudantes trabalhem até 30 horas por semana. No entanto, para estudar e trabalhar na Espanha, é necessário ter no mínimo 18 anos, estar matriculado em um curso com duração de 6 meses ou mais e ter a aprovação do consulado espanhol. 

Você pode solicitar seu visto de estudante em algum dos Consultados da Espanha no Brasil. Para cursos com mais de 180 dias, é necessário ainda uma “autorização de Estância por estudos”, que pode ser obtida ao chegar no país. 

Outros países também permitem aos estudantes conciliarem sua rotina com trabalho legal, como a Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Irlanda, Emirados Árabes, Malta, entre outros. 

Espanha: um destino incrível para estudantes 

visto de trabalho estudantes espanha
Foto: Alpcen/Pixabay

Além de ser um dos destinos mais populares entre turistas do mundo todo, a Espanha é também um excelente país para estudantes. Isso porque há inúmeros e qualificados centros de ensino no país, desde cursos de idioma a renomadas universidades, como a Universidade de Salamanca, fundada em 1134 e considerada uma das mais antigas do mundo.

A Espanha também oferece uma cultura rica e bastante diversificada, fruto dos variados povos que habitaram o país ao longo do tempo, o que permite que estudantes estrangeiros ampliem o conhecimento sobre sua história em diversas localidades. 

A especialista em receber turistas brasileiros na Espanha e fundadora da empresa de receptivo Descubra Madrid, Andréa Lima, também deu dicas para quem deseja estudar no país. “Esteja aberto a mudar de destino e conhecer várias cidades e regiões. Busque conhecer o país de norte a sul, como as ilhas. Por exemplo, não é o mesmo trabalhar um verão em Ibiza, que no norte de Espanha”.

Além disso, ela reforça que, se houver planejamento, os estudantes podem se estabelecer e viver muito bem. “Aqui o custo de vida, como supermercado, é bem mais barato que no Brasil. Para quem vem sem conhecer ninguém, eu recomendaria alojar-se em uma residência estudantil, uma ótima maneira de fazer amigos e conhecer melhor o destino”, recomendou. 

Nova lei também impactará outros vistos

visto de trabalho estudantes espanha
Foto: Jochemi/ Pixabay

Mas não apenas os estudantes serão beneficiados pelas novas medidas. Atualmente, para trabalharem de forma regular na Espanha, estrangeiros devem comprovar três anos de residência e ter uma oferta de emprego de, pelo menos, um ano. Também é possível obter permissão para trabalhar se o estrangeiro comprovar vínculo empregatício, mesmo que informal.

Entretanto, a partir de agora, com a nova Lei de Imigração da Espanha, esse cenário mudará. Não será mais necessário ter um prazo mínimo de trabalho, mas sim que respeite o salário mínimo (atualmente de mil euros). Além disso, o governo espanhol também criou um “visto de treinamento”, uma modalidade que permite que estrangeiros que estiverem há pelo menos dois anos no país possam receber uma autorização de permanência por mais 12 meses. Assim, neste caso, para obter o visto, eles deverão realizar um treinamento profissional. 

Por fim, a nova reforma também ajudará os estrangeiros que desejarem estender direitos a seus familiares. Desta forma, parentes de estrangeiros que tiverem a autorização de residência também poderão receber uma autorização de trabalho autônomo ou para terceiros, com contrato. 

Convites de trabalho serão facilitados

visto de trabalho espanha
Foto: Marucha/ Pixabay

As mudanças na lei também ajudarão imigrantes a serem contratados à distância, em seus países de origem. Isso porque para trabalhos sazonais, de curta duração, os estrangeiros poderão pedir uma autorização de quatro anos para trabalhar até 9 meses por ano. Assim, deverão voltar aos seus países de origem após cada período. Portanto, se cumprirem essa regra, poderão solicitar uma autorização de residência e trabalho de dois anos, que poderá ser renovada posteriormente. 

E você, tem vontade de trabalhar e estudar na Espanha ou deseja apenas conhecer o país a turismo? A Descubra Madrid é especializada em receber brasileiros no país e oferece guias em português para realizar variadas atividades e passeios. 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima