Como serão as viagens a partir de agora? Um estudo inédito reuniu especialistas e profissionais do turismo para apontar as principais tendências do setor

Robôs entregando seu café da manhã? Lugares isolados na natureza? Testes antes do embarque? Fim do turismo de massa? O novo cenário das viagens ainda está se desenhando frente aos desafios que surgiram após a crise do novo coronavírus

No entanto, em meio a tantas incertezas, empresas do setor já estão se mobilizando para uma retomada de viagens pós-pandemia. Pensando nisso, o Guia Viajar Melhor em conjunto com a agência de travel marketing, TMPR – Travel Media PR, elaboraram um material inédito reunindo tudo que está sendo realizado nesse momento de crise, apontando iniciativas para que todas as cadeias turísticas possam se reerguer.

A produção do material “O Futuro e o Presente das Viagens Pós-Pandemia” contou com a participação de diversos profissionais dos mais variados segmentos turísticos, além de especialistas, para opinar e sugerir as melhores práticas para esta retomada. 

Como serão as viagens a partir de agora? 

O estudo, apesar de focado em orientar e informar empresas do setor de turismo, também identificou muitas tendências para o futuro que farão diferença na vida dos viajantes. Confira algumas delas: 

Novo comportamento dos viajantes

como serão as viagens a partir de agora

Foto: Unsplash

Os viajantes estão cada vez mais conectados, agora cada vez mais recorrendo aos meios digitais para a utilização de produtos e serviços. E se antes de viajar as pessoas analisavam o conforto, a localização e o café da manhã oferecido pelo hotel, agora estão mais atentos quanto aos cuidados das empresas com higienização de espaço e protocolos sanitários. O check in online será uma realidade ainda mais evidente nas viagens pós-pandemia. Você concorda?

Turismo mais intimista

estudo

Foto: Unsplash

Como muita gente já sabe,  viagens rodoviárias e de carro para lugares próximos de sua própria cidade serão priorizadas por turistas em um primeiro momento. As pessoas estão buscando mais contato com a natureza e fugindo de lugares que concentram um grande número de pessoas. Além disso, os viajantes estão mais conscientes, apoiando a biodiversidade e valorizando mais a cultura local da região visitada. 

Destinos preparados

como serão as viagens a partir de agora

Foto: Divulgação

Alguns destinos pelo mundo lançaram selos de qualidade, ou seja, indicativos que apontam que aquele é um local seguro para visitar, seja um hotel, um restaurante ou uma atração. Lugares como Portugal, Chicago, Bahamas, Nova Zelândia, entre outros, já contam com uma série de recomendações que devem ser seguidas para que o turista se sinta seguro para fazer as malas sem preocupações.

Hotéis adaptados

estudo

Foto: Divulgação

O estudo mostra que, além da preocupação com a limpeza, os turistas esperam de hotéis e resorts outras experiências, como atividades ao ar livre e maior contato com a natureza. Algumas redes já estão realizando a adequação de seus serviços, como realizar o room service (serviços de quarto com um café da manhã entregue direto na acomodação do hóspede) e programação de atividades com hora marcada. Para o futuro, estima-se que robôs realizando entregas e higienizando os quartos será uma realidade. 

Segurança nos voos

como serão as viagens a partir de agora estudo

Foto: Divulgação

Na hora de voar, além das orientações oficiais, muitas empresas aéreas estão criando seus próprios protocolos para oferecer ainda mais segurança aos passageiros. Você sabia que o risco de contrair a COVID-19 na hora de um voo é maior antes do embarque? Isso porque os aviões contam com os filtros HEPA, capazes de eliminar mais de 99% dos vírus a bordo. Além disso, alguns destinos exigirão testes rápidos nos aeroportos para garantir o acesso de turistas. 

Veja o estudo completo O Futuro e o Presente das Viagens Pós-Pandemia, desenvolvido pelo Guia Viajar Melhor e fique por dentro dos protocolos adotados para a retomada do setor nas viagens pós-pandemia e entenda o que destinos, hotéis, companhias aéreas e outras empresas de turismo estão fazendo para garantir os protocolos de biossegurança para o turista.

Leia também:

» Viagens pós-pandemia: 20 fotos do novo normal no turismo
» O brasileiro não conhece o Brasil, mas deveria
» Coronavírus na Turquia: viagens, fronteiras e reabertura do país
» Mapa interativo fornece informações sobre viagens aéreas durante pandemia

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

25 fotos de viagens que parecem que foram feitas em outro planeta

Artigo anterior

Tecnologia e inovação vão transformar as viagens pós-pandemia

Artigo seguinte

Você pode gostar