De norte a sul, há opções para todos os viajantes, desde os mais aventureiros até os iniciantes. Conheça as expedições incríveis para fazer no Brasil em 2022 e faça seu roteiro

Se você procura uma experiência de viagem diferente dos roteiros mais famosos – e comuns – vai gostar das nossas dicas sobre as 8 expedições para fazer no Brasil em 2022. Continue a leitura deste post e descubra lugares surpreendentes que, além de visuais deslumbrantes, lhe proporcionarão experiências inesquecíveis.

E, quando digo experiências, falo tanto de autoconhecimento como de aproximação com a cultura das comunidades locais e com a natureza. E há roteiros para todos os tipos de viajantes, desde os amantes de ecoturismo e turismo de aventura até aqueles que nunca se aventuraram em expedições, mas que querem começar.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Além disso, com a crescente procura por destinos mais próximos à natureza, fora dos grandes centros e das badalações, um destino para conhecer a partir de uma expedição é uma excelente opção para fugir das aglomerações.

Vamos, então, às dicas sobre as 8 expedições incríveis para fazer no Brasil em 2022? Confira, a seguir.

Saiba quais são as expedições incríveis para fazer no Brasil em 2022

De norte a sul do país, cenários belíssimos, cercados por uma natureza deslumbrante, proporcionam experiências únicas para aqueles que decidem se aventurar em uma expedição. Veja, abaixo, nossas sugestões e comece, agora mesmo, a montar seu roteiro de viagem para o próximo ano.

Monte Roraima

Expedições incríveis para fazer no Brasil

Foto: Glauco Machado Bueno/ Wikimedia Commons

Situado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima é um lugar incrível para se conhecer e, para isso, nada como uma boa expedição. Isso porque a tarefa de chegar ao seu famoso topo reto – em formato de mesa – não é das mais fáceis. Mas também é perfeitamente possível para todo viajante amante de trekking.

O ponto mais alto do Monte Roraima fica em território venezuelano, a 2.810 metros de altitude, e é lá também onde se encontra o ponto de partida para a expedição que leva ao seu topo, no Parque Nacional Gran Sabana.

Durante o percurso, com cerca de 90 km de trilhas, você verá cachoeiras, piscinas naturais, vales de cristais, montanhas de diversas formas e vistas sobre as nuvens. Viajar para o Monte Roraima é uma experiência sem igual e, por isso, nossa primeira sugestão de expedições incríveis para fazer no Brasil em 2022.

Vale do Pati

Expedições incríveis para fazer no Brasil

Foto: Aq.nicolas / Wikimedia Commons

Situado dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Vale do Pati é mais um destino para conhecer a partir de uma expedição. O lugar é belíssimo e oferece diversos visuais. Ao percorrer suas trilhas, você visitará mirantes, platôs, gerais, vales escarpados, cerrado e vegetação da Mata Atlântica.

Os destaques são o Mirante do Pati, Cachoeirão, Morro do Castelo e Cachoeira dos Funis. Os moradores do Vale do Pati também tornam a expedição mais agradável, com sua receptividade e simpatia. Você pode, inclusive, se hospedar em suas casas durante sua passagem por lá.

Mas, prepare-se, a depender do trajeto que você escolher fazer, precisará de um pouco mais de condicionamento físico. Por exemplo, a trilha que leva ao Morro do Castelo é uma das mais difíceis do Pati, com um trecho íngreme que exige escalada. A travessia do vale é feita somente com acompanhamento de guias autorizados.

Rota das Emoções

Expedições incríveis para fazer no Brasil

Expedições incríveis para fazer no Brasil. Foto: Iain and Sarah / Unsplash

Um roteiro que inclui os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara dispensa muitas apresentações. Uma coisa é mais do certa se você decidir fazer a expedição pela Rota das Emoções: verá um lugar mais lindo do que o outro. Esse roteiro criado pelo Sebrae para impulsionar o turismo na região é um verdadeiro presente para os viajantes de plantão.

Você pode fazer a Rota das Emoções por conta própria – e, assim, decidir por onde quer começar – ou contratar uma agência que organizará o roteiro. O importante é pesquisar a melhor época para visitar a região, principalmente por conta dos Lençóis Maranhenses que, em alguns meses, ficam sem suas famosas lagoas formadas pelas águas das chuvas.

Prepare-se para percorrer dunas e se refrescar nas águas cristalinas de lindas lagoas, rios imponentes e um mar belíssimo. As paisagens da Rota das Emoções são de tirar o fôlego.

Jalapada (Jalapão + Chapada das Mesas)

Expedições incríveis para fazer no Brasil

Foto: Foto: Marina Campos Vinhal / Wikimedia Commons

Perfeito para os amantes de ecoturismo e turismo de aventura, o roteiro pelo Jalapão e a Chapada das Mesas é uma das expedições incríveis para fazer no Brasil em 2022. Apesar de estarem em estados diferentes – o primeiro no Tocantins e o segundo no Maranhão – as cidades que servem de base para as rotas por suas belezas naturais são próximas.

Por isso, esse já é um roteiro conhecido, tanto que foi apelidado de Jalapada. E, se o que você procura é contato com a natureza, essa expedição é imperdível. No Jalapão, visitam-se fervedouros, cachoeiras, dunas e a Pedra Furada, de onde o pôr do sol é lindo. Já na Chapada das Mesas, há montes imponentes, vários mirantes, cachoeiras, poços e grutas.

Uma dica é iniciar a expedição pelo Jalapão, que exige mais do viajante, com longos deslocamentos. Depois, vá para a Chapada das Mesas, onde poderá aproveitar a natureza com mais tranquilidade.

Aparados da Serra

trilhas

Foto: Fernando StankunsSeguir / Flickr

Terra dos cânions gigantes, o Parque Nacional Aparados da Serra fica na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É o destino perfeito para quem ama a natureza e, nos tempos atuais, está à procura de um lugar longe de aglomerações.

Famoso por abrigar o Cânion Itaimbezinho, Aparados da Serra oferece uma série de atrativos que rendem uma excelente expedição. Para começar, as trilhas cortam os grandes paredões rochosos, atravessam rios e revelam paisagens surpreendentes. No trajeto, você encontrará imponentes cachoeiras, cascatas e poços, onde é possível se refrescar.

O Parque Nacional Aparados da Serra ocupa uma área de 10 mil hectares, cobertos por Mata Atlântica, florestas de araucária e pinheiros. A cidade que serve de base para as expedições pela região é Cambará do Sul, onde há também excelentes opções de hospedagem. 

Rota dos Rios (Belém x Manaus de barco)

Expedições incríveis para fazer no Brasil

Foto: Mário Oliveira MTUR

A Rota dos Rios é indicada para viajantes curiosos que queiram explorar a floresta amazônica de uma maneira diferente e, ainda, conhecer mais sobre o principal meio de transporte das comunidades ribeirinhas da região: os barcos.

As expedições deste roteiro percorrem os rios entre Belém, capital do Pará, e Manaus, capital do Amazonas. A bordo das embarcações, o viajante que se aventurar nesta rota dormirá em redes entre várias pessoas e terá pouco conforto. Por outro lado, viverá experiências profundas de convivência com os povos tradicionais e passará os dias imerso na natureza deslumbrante da região.

A amplitude dos rios impressiona a todos. Para completar, os cenários amazônicos – que mudam ao longo do trajeto – oferecem vistas surpreendentes. A expedição de barco pela Rota dos Rios também é uma excelente oportunidade para contemplar e registrar a beleza desse cantinho do Brasil.

Serra da Capivara

Expedições incríveis para fazer no Brasil

Expedições incríveis para fazer no Brasil. Foto: Artur Warchavchik / Wikimedia Commons

A expedição pela Serra da Capivara é uma verdadeira viagem no tempo. Lá você encontra sítios arqueológicos e pinturas rupestres que tornam o local um dos mais importantes patrimônios pré-históricos do Brasil. Por isso, é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

É o destino perfeito para quem gosta de história, descobertas e longas caminhadas em meio a uma natureza exuberante. O Parque Nacional da Serra da Capivara, uma unidade de conservação no sudeste do Piauí, é a porta de entrada para quem quer conhecer a região. Ele abriga os mais antigos vestígios da ocupação humana na América do Sul e uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo. 

Ao realizar essa expedição ao passado, você percorrerá diversas trilhas entre paredões rochosos e grutas belíssimas. Além disso, poderá observar a bela paisagem do alto de mirantes incríveis, como o da Pedra Furada.

Pico das Agulhas Negras

trekking

Foto: Erick Yu Mikami / Wikimedia Commons

Um maciço de granito com 2.790 metros de altitude é o principal atrativo do Parque Nacional do Itatiaia, o Pico das Agulhas Negras. Procurada por amantes de ecoturismo e turismo de aventura, está entre as expedições incríveis para fazer no Brasil em 2022. 

Para chegar até lá, é preciso atravessar trechos íngremes onde se usa muito as mãos – a chamada escalaminhada. Contudo, mesmo os viajantes sem experiência conseguem fazer o percurso com a ajuda dos guias. O trajeto ida e volta pode durar de cinco a nove horas.

Você pode, também, explorar outras áreas do parque, que tem 120 quilômetros quadrados, mas lá não é permitido fazer acampamentos selvagens nem expedições de vários dias. É possível, no entanto, pernoitar no Abrigo Rebouças – um dos únicos albergues de montanha do Brasil – ou nas pousadas que ficam na parte baixa do parque.

Gostou das nossas dicas sobre as expedições incríveis para fazer no Brasil em 2022? Então, bora preparar a mochila? Permita-se conhecer esses cenários deslumbrantes e aproveite dias inesquecíveis em meio à beleza natural do nosso país.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Os cruzeiros com cassinos mais recomendados do Brasil

Artigo anterior

Setor rodoviário regular anuncia investimentos bilionários a partir do último trimestre de 2021

Artigo seguinte

Você pode gostar