A floração das cerejeiras pode ser vista em vários locais da capital paulista e em destinos próximos a São Paulo. Confira!

O mês de julho é marcado pela floração das cerejeiras em várias partes do país. E, especialmente em São Paulo, essas árvores nativas do Japão dão um show de beleza e são, inclusive, temas de várias festas que comemoram a cultura nipônica. Mas onde ver a floração das cerejeiras? A seguir, vamos listar alguns lugares dentro da capital paulista, assim como destinos próximos à São Paulo para ver essas árvores floridas.

Alguns festivais já aconteceram no início deste mês, como o 25º Sakura Matsuri  – Festival das Cerejeiras Bunkyos, em São Roque, e Cerejeiras Festival, em Garça. Porém, outras festas vão acontecer no final de julho e início de agosto. Além disso, ainda é possível visitar os bosques floridos, tanto em São Paulo quanto em cidades próximas. Portanto, você não pode perder a oportunidade de ver a floração das cerejeiras ainda este ano.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Onde ver a floração das cerejeiras em São Paulo

Floração de cerejeira em SP

Foto: Jessica Fadel / Unsplash

Parques da capital paulista

Há dois parques da capital paulista onde é possível ver a floração das cerejeiras: o Parque do Carmo, na zona leste, e o Parque do Ibirapuera, na zona sul. O primeiro deles, no entanto, é o que possui uma área maior dedicada a essa espécie de árvore vinda do Japão. O Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo tem 4.000 pés de cerejeiras que florescem entre julho e agosto. Um verdadeiro espetáculo da natureza que atrai milhares de visitantes ao parque localizado no bairro de Itaquera.

são paulo

Foto: Parque do Carmo

O bosque foi criado há quase 40 anos pelo imigrante Hisayoshi Kataoka que, inicialmente, trouxe 500 mudas do Japão. O projeto teve ajuda da Prefeitura de São Paulo e do Consulado do Japão. Agora, o local tornou-se ponto turístico da cidade e abriga, todos os anos, a Festa das Cerejeiras com shows de dança, música e barraquinhas de comida oriental. Neste ano, o evento ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto, das 9h às 17h.

Já no Parque do Ibirapuera é possível apreciar as flores de cerejeira no Pavilhão Japonês, um lugar inspirado no Palácio Katsura, em Kyoto, no Japão. O pavilhão tem um lindo jardim, repleto de plantas e árvores ornamentais, entre elas as cerejeiras que florescem durante o inverno no Brasil.

Campos do Jordão

cerejeira em sp

Foto: Parque da Cerejeira

Já próximo à São Paulo, Campos do Jordão tem um parque dedicado exclusivamente às cerejeiras que, anualmente, recebe milhares de visitantes durante a floração e sedia a tradicional festa nipônica. Neste ano, o Parque das Cerejeiras abriu a temporada de floração em 17 de julho e irá até o dia 04 de setembro. Porém, devido à pandemia, a 52ª Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão, que ocorreria entre 23 de julho e 14 de agosto foi cancelada.

De todo modo, é possível visitar o parque e admirar a área repleta de cerejeiras cheias de flores. As árvores chegaram na cidade em 1936, junto com imigrantes japoneses que vieram para a região. Como são típicas do Hemisfério Norte, as cerejeiras se adaptaram bem ao clima mais frio da serra de Campos do Jordão. Há diversos tipos e variedades da árvore por lá, em especial a Okinawa, que floresce precocemente no inverno, ao contrário das demais que nascem no começo da primavera.

O Parque das Cerejeiras fica no Bosque São Francisco Xavier, chamado também de Sakura Home, bem perto do centro da cidade, na Avenida Capitão Tassaburo Yamaguchi, 2173. O local abre todos os dias da semana – com exceção das terças- feiras -, das 9 às 16 horas.

São Roque

festival floração de cerejeira

Foto: Bunkyo / Divulgação

No início deste mês, a cidade de São Roque sediou o Festival das Cerejeiras Bunkyos. Foi a 25º edição do evento, realizado no Parque Bunkyo Kokushikan. Apesar de a festa já ter ocorrido, a área com cerca de 400 pés de cerejeiras ainda pode ser visitada. Ela fica na Estrada do Carmo, 801, bairro do Carmo (Canguera). A entrada é gratuita.

Garça

Assim como em São Roque, Garça sediou a Festa da Cerejeira no início deste mês. Atualmente Cerejeiras Festival, o evento ocorreu no Lago Municipal de Garça – Lago Artificial J.K. Williams. O local tem cerca de mil cerejeiras e a visita é totalmente gratuita em qualquer dia da semana. O entorno do lago é um ótimo lugar para passar o dia, inclusive.

Itapecerica da Serra

Em Itapecerica da Serra, a cerca de 36 km da capital paulista, o templo Kinkaku-ji é mais um lugar para ver a floração das cerejeiras próximo a São Paulo. Localizado na Chácara Palmeiras, o templo é uma réplica do Kinkaku-ji de Kyoto e tem, ao seu redor, um jardim em estilo japonês repleto de cerejeiras. As árvores florescem, assim como em outros lugares, entre os meses de julho e agosto e dão um espetáculo, deixando o local ainda  mais bonito.

Piedade

Também próximo a capital paulista, é possível conhecer o Sítio das Cerejeiras, no município de Piedade. Localizada a 97 km de São Paulo, a propriedade pertence a Gokithi Akisue, filho de japoneses que chegaram ao Brasil há aproximadamente 100 anos.

O bosque de cerejeiras do local começou com apenas quatro árvores com o pasar dos anos, cresceu bastante. Atualmente, a área tem aproximadamente mil pés de três variedades da planta. A maior parte delas é de okinawa, espécie típica do sul do Japão, que se adaptou bem ao Brasil justamente por vir de uma região mais quente. Há também alguns exemplares da espécie imalai, que tem flores em cachos.

Indaiatuba

Já em Indaiatuba, no interior de São Paulo, não é preciso visitar um parque para ver a floração das cerejeiras. Isto porque a cidade tem uma praça onde há várias dessas árvores típicas do Japão. A Praça Roque Torce Filho, também conhecida como Praça das Cerejeiras, fica na altura do número 3085 da Avenida Conceição, na Vila Areal.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Curadoria traz alguns dos melhores artistas populares do Brasil

Artigo anterior

Exposição “As aventuras de Alice” se instala no Farol Santander em SP

Artigo seguinte

Você pode gostar