Está no exterior e precisa fazer uma transferência? Descubra qual a melhor taxa e a forma mais barata para enviar dinheiro para o Brasil

A transferência internacional de dinheiro talvez seja um dos assuntos mais importantes para quem vive fora do Brasil. Com a alta do dólar registrada nas últimas semanas, encontrar uma alternativa viável para enviar remessas financeiras se tornou um desafio ainda maior.

Atualmente, existem diversas formas de enviar dinheiro ao Brasil, mas a tarefa de encontrar a mais barata não é nada fácil. É necessário avaliar e entender sobre taxas, transações e condições por vezes burocráticas que nos levam perder tempo e, em muitos casos, dinheiro também.

Qual seria então a melhor taxa para enviar dinheiro ao Brasil? Saiba tudo  para escolher a alternativa mais econômica e faça sua transferência agora mesmo.

melhor taxa para enviar dinheiro ao Brasil

Qual a forma mais barata para enviar dinheiro para o Brasil? Foto: Pexels

Melhor taxa para enviar dinheiro ao Brasil

Existem diversas formas de enviar seu dinheiro do exterior para o Brasil, por meio de diferentes instituições. Hoje em dia, é possível realizar essa transferência até mesmo de forma online, sem a necessidade de sair de casa. Cada uma das alternativas, no entanto, cobra diferentes taxas e impostos para realizar essas transações.

Portanto, antes de saber qual a forma mais barata de enviar seu dinheiro ao Brasil, é necessário entender melhor as taxas cobradas pelas instituições financeiras.

  • IOF

    O IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, cobrado em todas as operações financeiras tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. No caso de transferências internacionais, o IOF cobrado é de 1,1% em caso de envio de dinheiro para uma conta de mesma titularidade e de 0,38% no caso de outra titularidade. Além disso, no caso de envio por meio de cartões (crédito, débito e pré-pago) o valor aumenta para 6,38%.

  • Câmbio

    O câmbio é um termo utilizado para se referir à troca de um valor de uma moeda de um país para outro de moeda diferente. A taxa de câmbio, portanto, reflete o custo de uma moeda em relação à outra, não importa quais sejam: euro, dólar e etc. Praticamente todas as instituições irão aplicar sua própria taxa de câmbio sobre o câmbio comercial para realizar a transação.

  • Despesa SWIFT

    Para realizar transações entre países, moedas e contas bancárias diferentes, é cobrada a taxa SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication). A cobrança pode variar em relação a cada instituição financeira e descontada tanto de quem envia quanto de quem recebe o dinheiro.

  • Taxas de serviço

    Além disso, bancos e provedores online que realizam transações financeiras cobram também uma taxa de serviço. Cada uma determina seus próprios valores, por isso é importante ficar atento à melhor alternativa. Você pode procurar essa taxa acessando a tabela de taxas e tarifas do seu banco, que normalmente está disponível online.

Como enviar dinheiro ao Brasil 

Mas, afinal, qual a forma mais barata de enviar dinheiro ao Brasil? Abaixo, vamos explicar algumas opções e a melhor taxa para enviar dinheiro ao Brasil para que você possa avaliar, comparar e escolher a opção mais interessante.

  • Bancos

    Os bancos não são a melhor escolha para quem deseja enviar dinheiro para o Brasil. Além do IOF, eles utilizam o sistema de taxa SWIFT, cobram um percentual do valor transferido e taxas de câmbio com margem de lucro, que variam de acordo com cada instituição. Por isso, informe-se muito bem antes de optar por este método.

  • Casas de câmbio

    Algumas casas de câmbio também realizam transações internacionais de dinheiro. No entanto, é necessário ficar de olho para não sair no prejuízo, já que a maioria desses estabelecimentos utiliza taxas de câmbio turismo com margem de lucro, além da taxa SWIFT. Os valores podem variar e algumas casas oferecem possibilidade de negociação, mas é importante estar ciente que esta pode não ser a forma mais barata de enviar dinheiro para o Brasil.

  • Transferência online

    Atualmente, também é possível realizar transações de envio de dinheiro ao Brasil totalmente online, sem precisar sair de casa. A TransferWise é uma das empresas preferidas dos viajantes e uma das opções mais baratas de envio. Isso ocorre porque eles utilizam o câmbio comercial, muito mais vantajoso que o turismo. A cotação pode ficar até 8 vezes mais barata que por outros meios.

    Tudo o que você precisa é ter uma uma conta corrente para receber o dinheiro no Brasil – e ela nem precisa estar em seu nome, possibilitando o envio para amigos ou parentes. Além disso, direto no site você já fica ciente do valor total que vai transferir, com todas as taxas e IOF, sem surpresas.

Transferência online: como funciona a TransferWise

A TransferWise oferece melhor taxa para enviar dinheiro ao Brasil porque trabalha com parceiros locais e está presente em mais de 62 países e em 504 tipos de moedas. Isso faz com que a empresa diminua seus custos operacionais, deixando a transação mais barata. Entenda melhor como funciona:

  1. Acesse o site, crie sua conta e realize a cotação online sem burocracias. O valor pago é transferido dentro do país e da moeda de origem a um parceiro local.
  2. Esse parceiro local realiza a conversão com base no câmbio comercial (e não de turismo), informando a um correspondente no país de destino o valor da transação já convertida.
  3. Este correspondente do país de destino se encarrega de realizar uma segunda transferência, depositando o valor depositado por você na conta do destinatário, ou seja, para quem você enviou o dinheiro.

A transferência pode ser realizada por cartões de crédito ou débito, boleto bancário e transferência bancária. Dependendo para qual país você enviar e da forma de pagamento, o dinheiro pode cair ainda no mesmo dia. O site da TransferWise também tem sua versão em português, facilitando o acesso de brasileiros.

Leia também:

» 7 formas para enviar dinheiro ao Brasil
» Casas de câmbio vendem dólar turismo a R$ 5
» Veja como viajar com o dólar em alta
» Como se proteger do coronavírus durante viagens, veja a opinião de especialistas

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

7 formas para enviar dinheiro ao Brasil

Artigo anterior

5 praias que brilham no escuro para conhecer no mundo

Artigo seguinte

Você pode gostar