Se você planeja viajar para Ouro Preto, este casarão histórico é uma das melhores opções de hospedagem para imergir na experiência cultural oferecida por essa linda cidade mineira

O que acha de ficar em um casarão histórico bem no centro de Ouro Preto? Não tem melhor forma de aproveitar a imersão cultural que essa famosa cidade mineira proporciona. Então, ao viajar para lá, escolha se hospedar na Pousada do Mondego.

Localizada em um ponto estratégico do centro histórico de Ouro Preto, a pousada fica em um imponente prédio que conserva tanto a arquitetura quanto a decoração características do período colonial brasilero. Dessa forma, oferece uma verdadeira viagem no tempo para seus hóspedes, em acomodações confortáveis e muito requinte.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Por isso, se você planeja viajar para Ouro Preto, a Pousada do Mondego, com certeza, é uma das melhores opções de hospedagem. Vamos te explicar o porquê neste post especial. Confira nossas dicas e saiba tudo que encontrará nesse cantinho incrível de Ouro Preto.

Casarão histórico proporciona uma volta ao tempo 

hospedagem ouro preto

Foto: Divulgação

A bela arquitetura do casarão histórico onde funciona a Pousada Mondego acompanha o estilo das construções mais famosas de Ouro Preto. Os traços do período colonial, no entanto, não se restringem apenas à fachada do local. Dentro, cada detalhe remete à época e proporcionam a sensação de volta ao tempo.

Algumas peças do mobiliário da Pousada do Mondego são peças autênticas dos períodos Colonial e Imperial. Entre elas, há réplicas de D. Maria I e do século XVIII produzidas por marceneiros especializados. 

E, se não bastassem os móveis característicos e os detalhes na construção, a Pousada do Mondego é uma verdadeira galeria de arte. Nela, você encontrará o maior acervo de arte dentro de uma pousada brasileira. Quadros, peças de arte popular, artesanato e objetos de antiquários enriquecem os ambientes e tornam a estadia na Pousada do Mondego uma experiência cultural riquíssima. As peças podem, inclusive, ser adquiridas.

Acomodações dignas da realeza em Ouro Preto

Pousada do Mondego

Foto: Divulgação

As 23 suítes também lhe farão sentir-se em uma viagem no tempo, com acomodações dignas da realeza em Ouro Preto. Há quatro categorias de quartos: apartamento standard, suíte júnior, suíte executiva e suíte master. Em todos, os ambientes são amplos e bem arejados, com uma decoração rústica característica do período colonial de Ouro Preto

Os apartamentos Standard são divididos em quatro subcategorias: Standard, Standard Casal, Standard Twin e Standard Twin Duplo. A Suíte Júnior, por sua vez, está subdividida em Externa, Twin ou Interna. Já a Suíte Executiva é mais ampla e tem dois tipos: Externa Coimbra Casal e Interna Casal. 

Por fim, a categoria Master possui a Suíte Master e a Suíte Máxima Coimbra. Em comum, todas as suítes têm TV, telefone, frigobar, internet e cofre. Algumas delas ainda possuem vista para o centro histórico de Ouro Preto. 

As diárias na Pousada do Mondego incluem um delicioso café da manhã, servido no charmoso restaurante do local com fartura de delícias da culinária mineira. Ficou com vontade de conhecer esse lugar incrível? Então, aproveite e faça já sua reserva com desconto especial. É só clicar neste link

Pousada do Mondego

Foto: Divulgação

Como chegar na Pousada do Mondego

Ouro Preto Minas Gerais

Foto: Divulgação

Ao escolher se hospedar na Pousada do Mondego, você ficará bem no centro histórico de Ouro Preto. A localização privilegiada permite que se conheça os principais pontos turísticos com facilidade. Por isso, você pode escolher ir para Ouro Preto de carro ou ônibus se ficar na Pousada Mondego.

Mas como chegar na Pousada do Mondego? Para quem vem de carro a partir de Belo Horizonte, o melhor caminho é pela BR-356. O trajeto é de 100 km e o tempo médio para chegar até a cidade é de 1h40. Contudo, quem vem do Aeroporto de Confins precisa percorrer um trecho maior, de 140 km. 

Já quem segue para Ouro Preto a partir do Rio de Janeiro, tem que percorrer 400 km pela BR-040, em uma viagem de cerca de 6h. Enquanto quem sai de São Paulo enfrenta um trajeto bem mais extenso, de 680 km. 

Agora, se você quiser viajar para Ouro Preto de ônibus, há partidas constantes principalmente de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Os pontos turísticos de Ouro Preto podem ser visitados a pé, por isso, o ônibus é uma ótima opção para quem não quer alugar um carro ou não vai visitar outras regiões próximas. 

O que fazer em Ouro Preto

Ouro Preto Minas Gerais

Foto: Divulgação

Rica em cultura, história e sabores, Ouro Preto é um dos destinos mais famosos de Minas Gerais. Antiga capital do estado e da extração do ouro, atualmente a cidade é um lugar incrível para quem procura por uma experiência cultural única. 

Há muito o que fazer em Ouro Preto. A Praça Tiradentes é o ponto de partida para a maioria dos roteiros que passam pelos principais pontos turísticos de Ouro Preto. Igrejas, museus e casarões da antiga Vila Rica são alguns dos locais para conhecer na cidade histórica.

As igrejas são verdadeiros museus. E não são poucas: ao menos 20 igrejas e capelas são abertas para visitação. Entre elas, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de Santa Efigênia.

Os museus, por sua vez, ajudam a contar um pouco da história de Ouro Preto e mostram como a atividade mineradora influenciou na formação da cidade. Com destaque para o Museu da Inconfidência, o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOPS , o Museu do Oratório, o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho.

Outros lugares para conhecer em Ouro Preto são as antigas minas, através de visitas guiadas que remontam à extração do ouro nos tempos coloniais. As mais famosas são a Mina do Chico Rei, a Mina Jejê, Mina du Veloso, a Mina de Santa Rita e a Mina da Passagem. Esta última ganha destaque por ser a única mina industrial aberta à visitação. 

Além disso, Ouro Preto é cercada por uma natureza exuberante, que pode ser contemplada, por exemplo, no Parque Estadual do Itacolomi. A unidade de conservação com 7.543 hectares abrange as cidades de Ouro Preto e Mariana e é marcada por uma grande ponta de pedra presente na paisagem da região. 

Ouro Preto também impressiona quando o assunto é gastronomia. Os restaurantes, instalados em casarões centenários, servem os pratos típicos da culinária mineira, deixando a estadia por lá ainda melhor. Por tudo isso, Ouro Preto é um destino imperdível para se visitar em qualquer época do ano.  

Leia também:

» Fernando de Noronha tem infectados curados e zera casos de coronavírus
» Vinícola chilena Concha y Toro oferece curso online gratuito
» Contos de fada: explore os castelos mais lindos da Europa pela internet
» Fechado por coronavírus, maior jardim de tulipas do mundo oferece tour online

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Regras para viajar de avião ao Brasil 

Artigo anterior

Top 10 cidades no interior do Paraná para visitar 

Artigo seguinte

Você pode gostar