Atualizada em:
O programa Investe Turismo tem como objetivo juntar as iniciativas públicas e privadas para alavancar o setor de turismo no Brasil
Algumas regiões do país ainda tem rotas turísticas pouco exploradas, por isso, o Ministério do Turismo, o Sebrae e a Embratur se juntaram e criaram a iniciativa “Investe Turismo”, tendo como investimento inicial R$ 200 milhões para as cinco regiões do país. Sendo que, as ações vão chegar primeiro a 158 municípios espalhados pelo perímetro brasileiro.
O intuito do projeto é trazer competitividade para 30 rotas diferentes, equipando as regiões com serviços de marketing, incentivo a novos negócios, acesso ao crédito e diversas outras ações de impulsionamento do turismo brasileiro.
Mas para isso, é preciso que empresas dialoguem com servidores públicos. Assim, as regiões vão poder receber maior atenção, como acesso a internet, cartilhas com guias passo a passo de empreendedorismo turístico, além de seminários e monitoramentos em cada uma das rotas turísticas.
Além disso, as ações elaboradas em cada rota seguem um padrão: fortalecimento da governança, melhoria da infraestrutura e atrações turísticas, apoio à comercialização e suporte para linhas de crédito e financiamento. Isso tudo pensando nas micro e pequenas empresas que ajudam no turismo brasileiro.
Quais são as rotas turísticas de investimento?
Região Norte
Nessa região vão participar 18 municípios, tendo no total sete rotas impulsionadas pelo Investe Turismo, que são: Manaus e Polo Amazônico (AM), Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão (PA), Palmas e Jalapão (TO), Boa Vista e Monte Roraima (RR) e Macapá (AP).
Região Nordeste
Já na região do nordeste, queridinha do turismo brasileiro, esse número cresce bastante, sendo 56 municípios e 10 rotas desenvolvidas. Entre elas destinos famosos, como: Maceió e Costa dos Corais (AL), Aracaju e Cânions do São Francisco (SE), Teresina e Serra da Capivara (PI) e Fernando de Noronha (PE).
Região Sul
Nessa macrorregião, que abriga 35 municípios investidos, mas apenas 4 rotas desenvolvidas, alguns lugares também são conhecidos pelo público: Porto Alegre e Serra Gaúcha (RS), Porto Alegre e Missões (RS), Corredor do Iguaçu (PR), e Serra-Mar Catarinense (SC).
Região Sudeste
Parecido com o sul, esse pedaço do país recebe atenção em 30 municípios com 5 rotas turísticas desenvolvidas: Vitória e Montanhas Capixabas (ES), Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas (MG), Rio de Janeiro Imperial (RJ), Costa do Sol – Região dos Lagos (RJ), São Paulo e Litoral Norte (SP).
Região Centro Oeste
Também similar ao sul do país, o centro-oeste recebe apenas 4 rotas, mas em um total de 18 municípios: Brasília e Chapada dos Veadeiros (DF e GO), Goiânia, Pirenópolis e Goiás (GO), Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães (MT), Rota Pantanal Sul e Bonito (MS).
Leia também:
» 10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
» 41 praias paradisíacas para conhecer no Nordeste
» Turismo de aventura: 19 destinos cheios de adrenalina no Brasil
» 100 destinos para conhecer no Brasil
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]