Operação da ITA Airways começou em junho e a expectativa é de que, a partir de agosto, voos diretos de São Paulo para Roma sejam diários

Desde começo de junho, a companhia aérea estatal italiana, ITA Airways, retomou a realização de voos diretos de São Paulo para Roma, substituindo a antiga Alitalia, extinta em outubro de 2021. Até o final de julho, as partidas ocorrem em cinco dias da semana e, a partir de agosto, a expectativa é que sejam diárias.

O voo inaugural ocorreu no dia 02 de junho, saindo do Aeroporto Internacional de São Paulo – GRU Airport, em Guarulhos. A aeronave escolhida para a ocasião foi o Airbus A330, já com as cores da nova companhia. No próximo mês, a ITA Airways deve receber os novos Airbus A350, justamente para operação de partidas diárias entre as duas capitais.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Voos diretos de São Paulo para Roma

Voos diretos de São Paulo para Roma

Foto: Lukas Souza/Unsplash

Com a retomada dos voos diretos de São Paulo para Roma, a viagem entre os dois países pode ser feita em cerca de 16 horas. Até o final de julho, as partidas do Brasil ocorrem às terças, quartas, quintas, sábados e domingos. Já da Itália, os voos saem às segundas, terças, quartas, sextas e sábados.

A nova opção para quem quer viajar para Itália, segundo a ITA Airways, atende justamente à demanda dos viajantes. “A rota foi criada em decorrência da alta procura pelo destino. O Brasil é um mercado muito importante para a ITA e com um grande potencial de crescimento”, disse o diretor de operações da ITA Airways no Brasil, Andrea Taddei, ao Mercado e Eventos na inauguração do trecho São Paulo-Roma.

Segundo o executivo, a ideia é avaliar o sucesso da nova rota para, então, ampliar a operação da companhia aérea no Brasil, expandindo as opções aos viajantes, com voos diretos entre Rio de Janeiro e Roma e, também, a partir de outras capitais brasileiras.

A ITA Airways herdou a frota de aviões com as cores e interiores da Alitalia, porém já está investindo em novas aeronaves que trarão sua marca em todos os ambientes. O Airbus A330 que fez o voo inaugural, por exemplo, teve o exterior reformado com as cores da nova companhia. Os serviços de bordo também foram renovados, com novos uniformes para os tripulantes – feitos com a consultoria do estilista Brunello Cucinelli – e um menu elaborado com a supervisão de Enrico Bartolini, com diferentes chefs renomados da Itália. 

Viagem a Roma: o que fazer

Viagem a Roma: o que fazer

Foto: Estige/Wikimedia Commons

Para quem escolher viajar em um dos voos diretos de São Paulo para Roma da ITA Airways, não faltarão opções do que fazer na capital italiana. Cheia de história e construções impressionantes, a cidade conquista facilmente quem a visita. E, entre tudo o que se pode ver por lá, é quase obrigatório visitar os seus vários museus e edificações históricas, saborear a deliciosa gastronomia italiana em seus muitos restaurantes e apreciar as últimas tendências da moda nas vitrines das lojas.

Confira, a seguir, algumas sugestões de lugares para visitar em Roma:

Coliseu

Voos diretos de São Paulo para Roma

Foto: Oliver Lechner/Pixabay

Um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo, Coliseu não pode ficar de fora de seu roteiro em Roma. A construção histórica foi inaugurada no século I e sediou jogos e duelos. Depois, serviu para simulação de conflitos navais e como fortaleza militar. Hoje, o também chamado Anfiteatro Flaviano recebe 7 milhões de visitantes por ano.

Fórum Romano e Palatino

Viagem a Roma: pontos turísticos para conhecer

Foto: Susanne/Pixabay

Próximo ao Coliseu, o Foro Romano é o outro lugar para conhecer em Roma. O espaço abrigava as principais atividades da vida da sociedade romana imperial e republicana, reunindo edifícios públicos e religiosos, como templos e praças. Hoje, apesar de ter algumas áreas em ruínas, é possível encontrar alguns edifícios em ótimo estado de conservação e que podem ser vistos por dentro. Seus principais atrativos são o Templo de Saturno, Basílica Emilia, Arco di Settimio Severo, e a Via Sacra, principal rua da época.

Fontana di Trevi

Fontana di Trevi, em Roma

Foto: Public Domain Pictures/Pixabay

Já no coração da capital italiana, outra imponente construção histórica que não pode faltar na viagem a Roma é a Fontana di Trevi. Ela tem 26 metros de altura e 20 de largura e é a maior fonte da cidade. Ela faz parte de uma das fachadas do Palazzo Poli e foi projetada por Nicola Salvi. Belíssima, já serviu, inclusive, de cenário para muitos filmes. Mas, para visitá-la sem aglomerações, nossa dica é ir bem cedinho. Durante o dia e à noite, Fontana di Trevi está sempre cheia de visitantes – muitos vão até a fonte por conta da tradição de jogar uma moeda em suas águas, com a intenção de trazer boa sorte e retorno à cidade.

Pantheon e a Praça da Rotonda

Voos diretos de São Paulo a Roma

Foto: Daniel Klaffke/Unsplash

Também no centro histórico de Roma, o Pantheon é mais um a imponente construção milenar da cidade. O antigo templo romano feito para todos os deuses, hoje é uma igreja, a Basílica de Santa Maria e Mártires em Roma, e tem uma arquitetura impressionante. Com formato circular e pé direito enorme, o templo tem uma cúpula singular, com 43 metros de diâmetro, que possui uma abertura central onde entra luz e ocasionalmente chuva. Nele estão os túmulos de personalidades importantes da história da Itália, como Rafael e dois reis italianos, Humberto I e Vittorio Emanuelle II.

Vaticano

Basílica de São Pedro, Vaticano

Foto: Martieda/Pixabay

Para finalizar, o Vaticano é outro lugar imperdível para conhecer na viagem à Roma. Sede da igreja católica, é o menor estado soberano do mundo. É uma ótima opção de passeio até para quem não é adepto do catolicismo. Seus principais atrativos são as construções monumentais e icônicas, dentre elas a Praça de São Pedro, uma praça de estilo barroco, e a Basílica de São Pedro, que tem 23 mil metros quadrados e é o edifício católico mais importante do mundo. Vale a pena, também, fazer um tour pelos museus do Vaticano e a Capela Sistina, famosa por sua beleza e pelo trabalho de grandes artistas, como Michelangelo.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Trem de alta velocidade Paris-Berlim: nova ligação vai se tornar realidade

Artigo anterior

6 coisas divertidas e novas para fazer nas suas próximas férias

Artigo seguinte

Você pode gostar