Jericoacoara – Principais praias, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Descubra quais são os principais praias de Jericoacoara, os lugares  e passeios que você deve incluir no seu roteiro de viagem e confira nossas dicas sobre este paraíso no litoral do Ceará

Um paraíso de águas doces e salgadas na costa oeste do Ceará, Jericoacoara passou de uma vila de pescadores a um dos principais destinos do litoral do Nordeste. Localizada a cerca de 300 km de Fortaleza, Jeri tem praias belíssimas, um vilarejo encantador, hospedagens incríveis e restaurantes excelentes.

E tudo isso sem perder o jeito de vila de pescador, graças às medidas de conservação da região, que faz parte de uma área de proteção ambiental. Por exemplo, não há asfalto em Jericoacoara, que preserva ruas de areia cercadas de árvores floridas e construções baixas com telhados de palha ou telha. Dentro do vilarejo também não são permitidos carros.

Jericoacoara é uma vila do município de Jijoca de Jericoacoara e fica dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, sendo um dos destinos da Rota das Emoções, ao lado do Delta do Parnaíba e dos Lençóis Maranhenses. Ou seja, é um lugar espetacular com muitos atrativos, sobretudo para quem gosta de praia e contato com a natureza.

Por isso, se você está planejando viajar para Jeri, vamos te ajudar! Preparamos este guia com dicas sobre as melhores praias e lugares para ir neste paraíso do Ceará, além de passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro de viagem em Jericoacoara.

Praias para visitar em Jericoacoara

Principais atrações da vila mais famosa do litoral cearense, as praias de Jericoacoara conquistam por sua beleza e por oferecer ambientes perfeitos para relaxar à beira-mar e também praticar esportes aquáticos. Jeri tem ventos fortes que favorecem a prática de kitesurf e windsurf, por exemplo.

Praia de Jericoacoara

Melhores praias de Jericoacoara
Melhores praias de Jericoacoara – Foto: Ricardo Avelar/Unsplash

A Praia de Jericoacoara é a orla junto à vila e a que tem a melhor infraestrutura para os turistas. Nela você encontrará ótimos restaurantes à sombra de árvores e excelentes hotéis pé na areia, além de ambulantes. A praia é também a mais movimentada e o principal local para apreciar o entardecer, já que ao seu lado fica a Duna do Pôr do Sol. 

Praia Malhada

Dicas de praias para visitar em Jeri
Dicas de praias para visitar em Jeri – Foto: Thiago Gomes Gonçalves/Wikimedia Commons

Localizada no canto leste da vila, a Praia Malhada é menos frequentada que a Praia de Jeri e não tem nada de infraestrutura. Além disso, possui um cenário completamente diferente da praia mais famosa, já que tem como moldura os paredões do Morro do Serrote. Ela é um ótimo lugar para curtir o mar em Jericoacoara e caminho para a Pedra Furada.

Praia do Preá

Visite a Praia do Preá
Visite a Praia do Preá – Foto: Jade Queiroz/MTur Destinos

A Praia do Preá é a preferida dos kitesurfistas que visitam Jericoacoara já que tem ventos fortes e as condições ideais para a prática do esporte. Ela fica a cerca de 12 km de Jeri e costuma ter preços mais acessíveis que a vila principal, o que também atrai mais turistas. Porém, vale destacar que a Praia do Preá não tem o mesmo charme que Jericoacoara.

Praia Mangue Seco

Praia do Mangue Seco, em Jericoacoara
Praia do Mangue Seco, em Jericoacoara – Foto: Jade Queiroz/MTur Destinos

Mais do que um lugar para curtir o mar em Jericoacoara, a Praia Mangue Seco é o destino ideal para os amantes do ecoturismo que visitam a vila. Trata-se de um viveiro de cavalos marinhos e outras espécies que podem ser vistas com facilidade. Por isso, é também uma das praias mais indicadas para quem viaja com crianças a Jeri.

Praia da Tatajuba

Dicas de viagem em Jericoacoara
Dicas de viagem em Jericoacoara – Foto: Prefeitura de Camocim

Por fim, inclua a Praia da Tatajuba nos seus planos de viagem a Jericoacoara. Ela fica no lado leste do vilarejo, entre Camocim e Jijoca de Jericoacoara, em uma das áreas mais belas do litoral cearense. A praia também tem as condições ideais para a prática do kitesurf, atraindo esportistas de várias partes do mundo. Além disso, próximo a ela fica o Morro Branco, uma das dunas mais altas da região, onde se pratica o esquibunda.

Lugares para ir em Jericoacoara

As praias são, sim, as principais atrações de Jericoacoara, mas não os únicos lugares para visitar por lá. O vilarejo tem pontos turísticos imperdíveis e outros cenários super interessantes para conhecer, como lagoas de águas cristalinas e dunas fantásticas.

Pedra Furada Jericoacoara

Pedra Furada, um dos lugares para ir em Jericoacoara
Lugares para ir em Jericoacoara: Pedra Furada – Foto: Jade Queiroz/MTur Destinos

Principal cartão-postal e símbolo de Jericoacoara, a Pedra Furada é uma rocha em forma de arco esculpida pela ação das ondas. Ela fica entre a Praia Malhada e a Pedra do Frade, na Região Rochosa de Jeri, a cerca de dois quilômetros da vila. O local é famoso não só por sua formação, mas também por um fenômeno que ocorre por lá em julho, quando o sol se põe atrás da fenda. 

Lagoa do Paraíso

Lagoa Paraíso
Dicas de lugares em Jeri: Lagoa Paraíso – Foto: Jade Queiroz/MTur Destinos

A Lagoa do Paraíso é a mais famosa de Jericoacoara. Suas águas mornas em tons de verde, azul claro e azul escuro que se misturam a tornam especialmente bela. Para completar, este lugar de Jeri tem ótima infraestrutura turística, com restaurantes e o beach club mais badalado da região, o Alchymist. 

Duna do Pôr do Sol

Lugares para ir em Jericoacoara
Duna do Pôr do Sol, em Jeri – Foto: Jade Queiroz/MTur Destinos

A Duna do Pôr do Sol, como o próprio nome revela, é um dos melhores lugares para aproveitar o entardecer em Jericoacoara. Todo final de tarde, a duna recebe muitos turistas para admirar o momento em que o sol cruza a linha do mar. Ela tem aproximadamente 500 anos e, a cada ano, aproxima-se mais do mar, à medida que o vento sopra os grãos de areia. Isto faz com que a duna perca altura, por exemplo, na década de 1980 tinha 60 metros e, atualmente, quase metade disso.

Lagoas do Amâncio

Lagoas do Amâncio
Dicas de lugares em Jeri – Foto: Antonio Marcos Capobianco/Wikimedia Commons

Diferente da Lagoa do Paraíso, que é uma lagoa permanente de Jericoacoara, as Lagoas do Amâncio são um conjunto de lagoas temporárias de água doce. Elas se formam apenas na estação chuvosa entre as dunas barcanas (em forma de meia-lua), que lembram os Lençóis Maranhenses. As lagoas têm tons azuis e esverdeados e são atrações famosas na região nos meses de maio e junho, principalmente.

Passeios imperdíveis em Jericoacoara

A bordo de buggys, carros 4×4 e quadriciclos, é possível explorar as belezas naturais de Jericoacoara em passeios que levam a cenários impressionantes. Os tours incluem não só as praias paradisíacas dessa região do litoral cearense como outras paisagens, entre mangues, lagoas de água doce e túneis de cajueiros, por exemplo.

Passeios de buggy em Jeri

Passeios de buggy em Jericoacoara
Passeios de buggy em Jericoacoara – Foto: Jade Queiroz/MTur Destinos

Os passeios de buggy são uma das melhores formas de conhecer as paisagens incríveis de Jericoacoara. Eles podem ser feitos de maneira autônoma, com um grupo de amigos ou em família. Além disso, há roteiros prontos que levam os turistas pelos principais pontos turísticos de Jeri e, ainda, a possibilidade de contratar tours privados.

Roteiro pelo leste de Jericoacoara

Árvore da Preguiça
Árvore da Preguiça, um dos pontos turísticos de Jeri – Foto: U L/Wikimedia Commons

Seja de buggy, 4×4 ou quadriciclo, o passeio que leva à região leste de Jericoacoara permite visitar as lagoas mais bonitas desta parte do litoral do Ceará. O roteiro dura, em média, sete horas e passa pela Lagoa Azul, pela Lagoa do Paraíso, pelo Buraco Azul e pelo Lagun Beach Club. A Árvore da Preguiça, um vegetal de mangue que o vento moldou, e a Praia do Preá, que é ótima para a prática do kitesurf, também integram o tour.

Tour pelo oeste de Jericoacoara

Passeios em Jericoacoara
Passeios em Jericoacoara – Foto: Jade Queiroz/MTur Destinos

Você também pode optar por realizar outro dos passeios mais populares de Jericoacoara, o que leva ao lado oeste do vilarejo. Este roteiro é perfeito para quem gosta de aventura, uma vez que percorre cenários que favorecem a prática de esportes, como dunas e a Lagoa da Tatajuba, onde há um grande escorregador que termina na água. O tour também faz uma parada para ver os cavalos marinhos no Mangue Seco e atravessa o Rio Guriú.

Dicas de viagem em Jericoacoara

Dicas de viagem em Jericoacoara
Dicas de viagem em Jericoacoara – Foto: Jade Queiroz/MTur Destinos

Uma das dicas mais importantes para quem planeja viajar para Jericoacoara é sobre a cobrança da Taxa de Turismo. Como o vilarejo fica em uma área de conservação ambiental, a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara cobra um valor como forma de compensar o impacto do turismo na região.

Atualmente, a Taxa de Turismo é de R$ 41,50 por pessoa para até 10 dias de permanência, sendo que o preço é o mesmo se você vai ficar 1 dia ou 10. Para quem vai ficar mais tempo em Jeri, é necessário gerar uma nova taxa indicando os dias excedentes. Além disso, idosos com mais de 60 anos e crianças de até 12 anos são isentos do pagamento.

Você pode pagar a Taxa de Turismo pela internet, através do site da prefeitura, no Aeroporto de Jericoacoara ou na chegada à vila. Caso faça o pagamento com antecedência, tenha um print do voucher salvo no celular, já que você pode ter que apresentá-lo ao chegar à vila.

Como informamos, carros não podem circular pela vila de Jericoacoara. Por isso, se viajar de carro próprio para lá, terá que deixá-lo em um estacionamento e seguir até a hospedagem com uma jardineira, por exemplo. Considere isto em seu orçamento de viagem.

Outra dica importante é que não há bancos ou caixas eletrônicos em Jericoacoara, afinal estamos falando de uma vila de pescadores. Se precisar de uma agência bancária, terá que ir até Jijoca. Mas cartões de débito e crédito são amplamente aceitos no vilarejo, assim como o Pix.

Melhor época para viajar a Jericoacoara

Quando ir para Jericoacoara
Quando ir para Jericoacoara – Foto: Jade Queiroz/MTur Destinos

Parece que é verão o ano todo em Jericoacoara, por isso se você gosta de calor, este é o destino ideal. Ao fazer suas malas, ponha roupas e calçados leves, e não esqueça o protetor solar. A temperatura média anual no vilarejo é de 27ºC. 

Para se ter uma ideia, no inverno os termômetros oscilam entre 22ºC e 31ºC, sendo que no verão vão dos 25ºC aos 32ºC. O que interfere no clima de Jericoacoara são os ventos e a chuva, e não a possibilidade de frio. 

O período chuvoso vai de janeiro a junho, sobretudo entre março e abril. É nesta época que as lagoas se formam entre as dunas da região, formando belos cenários. Importante destacar que as chuvas não são constantes em Jericoacoara, por isso viajar para lá no primeiro semestre não significa perder os dias por causa do mau tempo. Geralmente, há pancadas de chuva que passam rápido.

Já o período seco, de julho a dezembro, é quando venta mais nesta região do litoral cearense, principalmente em agosto, quando chega a 35 nós. Se você pratica esportes como kitesurf e windsurf, a melhor época para viajar a Jericoacoara é no segundo semestre, sobretudo em agosto. Por outro lado, se você não gosta muito de vento, evite viajar para lá neste período. 

A alta temporada em Jericoacoara ocorre no período de recesso no Brasil, em janeiro e julho, e nos feriados prolongados, como Carnaval e Réveillon. A vila recebe muitos turistas e os valores das hospedagens costuma subir consideravelmente. Por isso, uma dica importante é planejar sua viagem a Jericoacoara com antecedência para garantir as reservas e os melhores preços.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima