Atualizada em:
Únicos brasileiros na lista de melhores destinos de 2023 do New York Times, Lençóis Maranhenses e Manaus ficaram nas 11º e 41º posições, respectivamente
A lista de melhores destinos para se visitar em 2023 do jornal norte-americano The New York Times destacou dois brasileiros, os Lençóis Maranhenses e Manaus. Eles ocuparam, respectivamente, as posições 11 e 41 do ranking que tem 52 lugares ao redor do mundo. A publicação ressaltou aspectos como a beleza das lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e a gastronomia exótica de Manaus.
O topo da lista ficou com Londres, na Inglaterra, com destaque para o novo aeroporto da cidade, os monumentos pré-históricos e a oportunidade de conferir a coroação do rei Charles III pessoalmente. Morioka, no Japão, ficou em segundo lugar e Monument Valley, nos Estados Unidos, na terceira posição. Os Lençóis Maranhenses e Manaus foram os únicos brasileiros da lista de melhores destinos em 2023.
Lençóis Maranhenses entre os melhores destinos de 2023
O New York Times ressaltou, como o grande atrativo dos Lençóis Maranhenses, as dunas brancas com piscinas naturais que, segundo o jornal, são “sobrenaturais”. A recomendação é que, ao visitar o destino brasileiro, os turistas desçam as dunas, mergulhem nas lagoas, atravessem o parque a cavalo e, se possível, experimentem o sobrevoo de helicóptero para ficarem hipnotizados “por sua imensidão”.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o maior parque de dunas do Brasil, com 155 mil hectares. Localizado no noroeste do Maranhão, a cerca de 250km da capital São Luís, o destino pode ser conhecido sozinho ou como parte da Rota das Emoções, um roteiro turístico que passa também pelo Delta do Parnaíba, no Piauí, e Jericoacoara, no Ceará.
De acordo com o New York Times, não há muita estrutura na região, com poucas pessoas e árvores ao redor, o que favorece as intenções de viagem no pós-pandemia. Mas isto não significa que os Lençóis Maranhenses deixam a desejar no quesito infraestrutura turística. Nas três cidades-base da região – Barreirinhas, Atins e Santo Amaro -, há ótimos hotéis, restaurantes e agências de turismo que realizam os passeios no parque nacional.
Mas fique atento. Na eleição dos melhores destinos para se visitar em 2023, o jornal norte-americano destaca que o clima é sempre quente nos Lençóis Maranhenses. Porém, é preciso ficar atento à melhor época para viajar para lá, já que os períodos de chuva e seca interferem tanto no passeio quanto no visual da região. Dê preferência para os meses de junho, julho e agosto, quando as lagoas estão completamente cheias e os dias com sol são garantidos. De janeiro a maio é o período mais chuvoso, com o auge da precipitação em abril. Já a partir de setembro as lagoas começam a secar.
New York Times destaca gastronomia de Manaus
Outro destino brasileiro entre os melhores de 2023, Manaus ganhou destaque na lista do New York Times por sua gastronomia exótica. A publicação ressaltou os ingredientes amazônicos usados nas comidas tradicionais e as experiências culinárias possíveis. Dentre elas, a visita a restaurantes indígenas que usam técnicas ancestrais ou a estabelecimentos com chefs que oferecem pratos com formigas com sabor de capim-limão.
“Você pode saborear cabaças fumegantes de tacacá em uma barraca em frente ao Teatro Amazonas ou passar por garrafas plásticas de tucupi, o suco espremido da mandioca ralada, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa”, recomenda o jornal norte-americano.
Além da gastronomia, Manaus tem como atrativos a exuberância da floresta amazônica, com suas ricas flora e fauna. A capital do Amazonas também serve de base para quem quer ver o espetacular encontro das águas dos Rios Negro e Solimões, ou explorar outras atrações naturais, como a Praia de Ponta Negra. Além disso, possui um centro histórico que convida a voltar ao passado, com seus prédios centenários com arquiteturas belíssimas.
Melhores destinos de 2023, segundo o New York Times
Confira, a seguir, o ranking completo do New York Times sobre os melhores destinos de 2023:
- Londres, Inglaterra
- Morioka, Japão
- Monument Valley, Estados Unidos
- Kilmartin Glen, Escócia
- Auckland, Nova Zelândia
- Palm Springs, Estados Unidos
- Ilha Kangaroo, Austrália
- Rio Vjosa, Grécia e Albânia
- Acra, Gana
- Tromso, Noruega
- Lençóis Maranhenses, Brasil
- Butão, Ásia
- Kerala, Índia
- Greenville, Estados Unidos
- Tucson, Estados Unidos
- Martinique, França
- Deserto do Namibe, África
- Alaska Railroad, Estados Unidos
- Fukuoka, Japão
- Flores, Indonésia
- Guadalajara, México
- Tassili n’Ajjer, Argélia
- Cachétia, Estados Unidos
- Nimes, França
- Ha Giang, Vietnã
- Salalah, Omã
- Cuba
- Odense, Dinamarca
- Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, Austrália
- Boquete, Panamá
- Tarragona, Espanha
- Charleston, Estados Unidos
- Cayos Cochinos, Honduras
- Burgundy Beer Trail, França
- Istambul, Turquia
- Taipé, Taiwan
- El Poblado, Colômbia
- Lausanne, Suíça
- Methana, Grécia
- Louisville, Estados Unidos
- Manaus, Brasil
- Vilnius, Lituânia
- Macon, Estados Unidos
- Madrid, Espanha
- Grand Junction, Estados Unidos
- La Guajira, Colômbia
- Bergamo and Brescia, Itália
- American Prairie, Estados Unidos
- Eastern Townships, Canadá
- New Haven, Estados Unidos
- Black Hills, Estados Unidos
- Sarajevo, Bósnia e Herzegovina
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]