Dicas de turismo em Florianópolis

Atualizada em:

Colonizada por imigrantes açorianos, Florianópolis ainda preserva sua história com suas vilas pequenas e eventos culturais e religiosos originados da cultura portuguesa. Veja o que fazer na capital de Santa Catarina

A capital catarinense, Florianópolis, é carinhosamente chamada de “Ilha da Magia” e depois de conhecer a cidade, você compreende o motivo. O município é uma das três ilhas capitais do Brasil e possui uma ótima infraestrutura de cidade grande integrando-se com uma natureza exuberante que rodeia a região. São 436,5 km² que abrigam mais de 100 praias paradisíacas, lagoas, dunas, trilhas em meio à Mata Atlântica, casarões históricos e sítios arqueológicos.

O litoral possuí águas claras e a paisagem muda em diferentes regiões da ilha. As praias estão sempre cercada por morros, dunas e grandes espaços de mata atlântica concentrada. A cidade recebe turistas de diversos lugares do mundo e está sempre muito movimentada, ainda mais durante as épocas de alta temporada como o Carnaval e Réveillon (época que a quantidade de pessoas na ilha costuma quadruplicar).

Florianópolis pode ser dividida em 4 regiões, no leste estão as famosas praias Mole e Joaquina, surf e luais são as marcas registradas do local. Ao norte da ilha, Jurerê atraí os mais jovens para aproveitar a noite badalada. O lado sul da ilha são para os mais tranquilos que procuram praias mais desertas e rústicas como a Lagoinha do Leste. O centro é o marco histórico, político, comercial e cultural da cidade.

É impossível andar pela ilha e não se inspirar. Os encantos da Ilha da Magia são muitos, a capital Florianópolis incentiva à prática de diversas atividades dentro e fora d’água, como sandboard, windsurf, kitesurf, trekkings ou simplesmente uma tranquila caminhada pelas charmosas orlas catarinenses.

Na capital, o desenvolvimento também chegou em peso, arranha-céus e uma boa variedade hoteleira e gastronômica compõe a região, oferecendo atividades para todos os gostos. Conhecida como Meiembipe pelos índios carijós, Florianópolis possui numerosas inscrições rupestres cujos registros mais antigos datam 4800 a.C.

O que fazer em Florianópolis

O que fazer em Florianópolis
Dicas de turismo em Florianópolis. Foto: Daniel Wiedemann / Shutterstock

Praias de Florianópolis

A natureza abundante dessa região do Brasil foi extremamente generosa, em Florianópolis é possível encontrar praias de ondas fortes, de águas calmas, praias extensas, praias pequenas e piscinas naturais que agradam os visitantes. A Praia da Joaquina está na lista de mais badaladas e famosas da ilha. As ondas fortes dessa área do litoral atraem muitos surfistas que procuram uma região com ventos fortes. Outra atração são as dunas que acompanham a praia.

Outro cartão postal do estado, a Praia Mole é lugar de badalação, corpos atléticos e muitos jovens circulando pelas areias fofas da praia. Campeonatos de surf também são frequentes, mesmo nas baixas temporadas. A praia possui em média 900 metros de extensão cercada por uma vegetação rasteira. Aberta para o Oceano Atlântico, a praia é de tombo com ondas fortes, longas e águas geladas.

Os balneários mais populosos e movimentados são os de Canasvieiras e Ingleses, que são muito procurados pelos turistas do Mercosul e por famílias em busca de águas um pouco mais mornas e tranquilas; nessa lado da ilha você encontra tudo, ótimos hotéis, opções de restaurantes e praias como Jurerê Tradicional e Daniela, frequentadas principalmente por famílias com filhos pequenos, justamente pelo mar mais sereno.

Se a intenção é curtir belas praias com poucas pessoas, mais rústicas, a praia da Armação é mais tranquila e reservada para quem foge das multidões. Os aventureiros vão se apaixonar pela Lagoinha do Leste, que possuí uma extensa e bela trilha com vistas que compensam todo o esforço para chegar até o local.

Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição possuí um pequeno centrinho muito movimentado principalmente no período noturno. Rodeado de ótimos bares e restaurantes, a imensa lagoa pode ser considerada o coração da “Ilha da Magia”. Durante o dia famílias e amigos se reúnem na beira da lagoa para fazer picnics e praticar alguns esportes como stand-up paddle.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa é parada obrigatória se você estiver conhecendo Jurerê Internacional. A construção interligada por rampas com muralhas espessas terminou de ser construída em 1740 e é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Vilas Açorianas

Alguns bairros de Florianópolis são embelezados com arquitetura em estilo açoriano que dominam a paisagem em alguns bairros de Florianópolis. Entre eles estão o Centro e os bairros de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, com muitos casarios preservados.

Mercado Público Municipal

O Mercado Público de Florianópolis foi construído no ano de 1899, em substituição ao antigo mercado que existia no Largo da Matriz. O espaço conta com 140 boxes que vendem diversos produtos, entre eles artesanatos, utensílios e alimentos típicos da região.

Ponte Hercílio Luz

A Ponte Hercílio Luz está inativa há mais de 20 anos, mas é o mais importante cartão-postal da cidade. Utilizada para ligar a ilha ao continente, ela foi inaugurada em 1926 e possui 819 metros de comprimento com duas torres que medem 75 metros de altura.

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

O maior forte da ilha foi erguido entre 1739 e 1744 na Ilha de Anhatomirim. O forte é considerado o mais importante dos três, que formavam o antigo triângulo de defesa do norte da cidade.

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Projetada por José da Silva Paes para defender a entrada norte da Ilha de Santa Catarina, a construção começou em 1740 e foi concluída em 1744 na ilha de Raton Grande, nome dado pelo explorador espanhol Cabeza de Vaca por a ilha se assemelhar ao formato de um rato.

Casa da Alfândega

A Casa da Alfândega abriga o projeto Galeria do Artesanato, abrigando aproximadamente 120 artesãos de várias regiões do estado que comercializam diferentes peças no local. Ótima parada pra comprar aquela lembracinha da Ilha.

Forte Sant’ana

Datado em 1765, o Forte Sant’ana abriga o Museu de Armas da Polícia Militar. O forte é de fácil acesso e bem conhecido na região, localizado embaixo da Ponte Hercílio Luz.

Ilha do Campeche

Águas calmas em um imenso mar que costuma oscilar entre o verde e o turquesa. A Ilha do Campeche é uma atração ideal para famílias com crianças pequenas, casais e mergulhadores apaixonados por uma vida marinha rica e preservada. Os passeios costumam partir de três pontos, com saídas da Barra da Lagoa, da Praia do Campeche e da Praia da Armação.

Depois de navegar 1 km e meio, chega-se na pequena ilha. Com apenas uma praia de areias finas, o cenário quase deserto cercado por uma Mata Atlântica ainda nativa impressiona.

Praça Hercílio Luz

Atrativo para os moradores e turistas, a Praça Hercílio Luz foi recentemente revitalizada e conta com um mirante que recebe o mesmo nome. Bem próximo ao Parque da Luz na frente do mar de Florianópolis, o ponto vem recebendo cada vez mais visitantes que buscam um ambiente agradável para curtir as tardes da capital catarinense ao ar livre.

Outros atrativos turísticos em Florianópolis

  • Catedral Metropolitana de Florianópolis
  • Centro Histórico
  • Av. Beira Mar
  • Praça XV de Novembro
  • Morro da Cruz
  • Igreja de Nossa Senhora das Necessidades
  • Museu Victor Meirelles
  • Museu Histórico de Santa Catarina
  • Mirante Ponto de vista
  • Projeto Tamar Florianópolis
  • Palácio Cruz e Sousa
  • Morro da Cruz
  • Museu de Arqueologia Costão do Santinho
  • Ilha do Arvoredo
  • Teatro Álvaro de Carvalho
  • Paróquia Nossa Senhora da Lapa

Como chegar em Florianópolis

Dicas de turismo em Florianópolis. Foto: Guaxinim / Shutterstock

De avião

O principal aeroporto do estado, o Hercílio Luz, recebe voos internacionais e nacionais partindo das principais capitais do país.

De carro

Acesso pela BR-101 vindo de Curitiba (aproximadamente 303 km)
De Porto Alegre: 457 km com acesso pela mesma rodovia.

De ônibus

A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Florianópolis, vale ligar na rodoviária da capital catarinense.
Rodoviária de Florianópolis
Tel: (48) 3212-3100

Melhor época para visitar Florianópolis

Foto: Paulo Vilela / iStockphoto

A capital de Santa Catarina abriga uma infinidade de praias maravilhosas para todos os gostos, por isso o turismo na cidade está praticamente voltado a apreciar as belezas naturais da região. É no verão (dezembro a fevereiro) que as águas que banham a ilha estão em sua melhor temperatura, porém é também a época que Florianópolis atinge seu auge de visitas gerando trânsitos e algumas atrações lotadas.

Já os meses de março e abril o clima continua agradável para bons mergulhos e a ilha fica mais vazia, uma ótima oportunidade de conhecer a capital longe do agito. O inverno costuma ser bem rígido trazendo temperaturas baixas. Os meses de setembro, outubro e novembro são mais imprevisíveis atraindo tempos nublados e chuvosos.

Onde se hospedar em Florianópolis

Florianópolis
Dicas de turismo em Florianópolis. Foto: Divulgação

Diferentes das demais capitais brasileiras, as atrações de Florianópolis não se baseiam apenas em suas atrações localizadas no centro da cidade. Florianópolis é muito procurada por suas praias e oferece ótimas opções de hospedagem em toda a ilha.

Ao norte, o Costão do Santinho e o Hotel Slaviero Essential Ingleses Convention possuí ótima estrutura e localização próxima as principais praias dessa região, como Ingleses e Jurerê Internacional.

Se você está buscando curtir a noite agitada da Ilha da Magia os bairros da Barra da Lagoa e a Lagoa da Conceição são os mais movimentos por jovens, surfistas e grupos amigos. Algumas alternativas são a Pousada Casa da Lagoa e Carpinteiro Naval. Se você busca economizar com as diárias, o Lagoa Nômade Hostel e o Sunhouse Hostel possuem quartos compartilhados e ótima localização.

O centro é uma boa escolha para quem deseja explorar os 4 cantos da ilha durante a viagem. No bairro, o Majestic Palace Hotel e o Florianópolis Palace Hotel são os mais bem avaliados por turistas.

O Booking oferece mais de 1000 opções de hospedagem em Florianópolis. Veja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Florianópolis tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Links úteis para sua viagem em Florianópolis

Planeje sua viagem para Florianópolis:

Confira uma seleção de artigos com dicas de turismo em Florianópolis para ajudar o planejamento da sua viagem:

Reserve seu hotel

Além de ter várias promoções, a Veja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com tem a possibilidade de cancelamento gratuito.

Se você prefere AirBnb, tem vários apartamentos e quartos incríveis em Florianópolis. Neste link você ganha descontos na sua primeira hospedagem pelo AirBnB.

Aluguel de carro

A Rent Cars é o site líder em aluguel de carros na América Latina e oferece até 60% de desconto em reservas. Além disso, quem utiliza a plataforma não precisa se preocupar com taxas de IOF e e tem vantagens com formas de pagamento mais facilitadas e cancelamento de serviço gratuito.

Passagens para Florianópolis

MaxMilhas é uma das referências de quem busca viagens baratas. O site vende passagens aéreas com até 50% de desconto. Eles conseguem esses valores atraentes, pois compram as passagens aéreas com milhas de pessoas que querem vender pontos. Tudo é feito com total segurança e se tornou o site predileto para viajantes assíduos que sempre compram passagens, simule o valor do seu voo com a MaxMilhas.

Seguro Viagem

Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Tours

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima