Se você quer conhecer a fundo a cultura curitibana, vale a pena incluir em seu roteiro de viagem esses 12 lugares secretos e imperdíveis para visitar em Curitiba

Curitiba reserva muitas surpresas e lugares fantásticos para conhecer. Os roteiros pela capital paranaense agradam quem curte história, arquitetura e natureza. 

A cidade é destino que agrada tanto em uma viagem de fim de semana ou feriado prolongado, como em períodos mais longos, já que há muito o que fazer em Curitiba. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Mas, para além dos pontos turísticos mais conhecidos, há muitos lugares secretos e imperdíveis para visitar em Curitiba

Eles rendem um roteiro completo com os principais atrativos da cidade. Bora conhecer?

Quais são lugares secretos e imperdíveis para visitar em Curitiba?

Preparamos uma lista com os 12 lugares secretos e imperdíveis para visitar em Curitiba. Há opção para quem gosta de contato com a natureza, passeio histórico-cultural e, claro, ótimas dicas gastronômicas. 

Walking Tour em Curitiba

Foto: AUGUSTO JANISCKI / WIkimedia Commons

Não se preocupe em escolher o que fazer em Curitiba. A cidade é bem organizada e acolhedora. E a prova disso é que muitos moradores se voluntariam para apresentar os principais pontos aos turistas, o famoso Free Walking Tour. 

Há ainda tour pagos que podem ser feitos de bicicleta – Kuritbike -, pelos principais bares e botecos – o Tour Comida de Boteco – e pelas cafeterias e confeitarias – o Curitidoce. 

Museu do Holocausto

lugares secretos em Curitiba

Foto: Divulgação

Para quem curte um passeio cultural, vale a pena visitar o Museu do Holocausto, em Curitiba. O acervo conta com objetos e fotografias da época, assim como depoimentos de parentes das vítimas.

As visitas são gratuitas, com ou sem monitor, e você pode, também, consultar o acervo digital no site do museu

Espaço Cultural Capela Santa Maria

Foto: Divulgação

O Espaço Cultural Capela Santa Maria é dedicado à música erudita. O local tem salas de concerto e ensaios e recebe muitas apresentações durante o ano todo. 

Localizado na capela em estilo neoclássico no centro de Curitiba, o espaço é uma ótima opção de passeio cultural para se fazer na capital paranaense.

A imponente arquitetura se une à beleza da música erudita para tornar este cantinho de Curitiba um lugar muito especial.

Café do Paço

lugares secretos em Curitiba

Foto: Divulgação

Ao caminhar por Curitiba, faça uma parada no Café do Paço. O local é muito charmoso e serve vários tipos de cafés, além de muitos doces saborosos.

Mais do que isso, é um lugar incrível para sentar e aproveitar o clima da cidade. 

Localizado no Sesc Paço da Liberdade, o Café do Paço fica em um prédio belíssimo, tombado pelo Patrimônio Histórico. E, para muitos, serve como ponto de partida para o tour pelo centro histórico de Curitiba.

True Kitchen Healthy Food

lugares secretos em Curitiba

Foto: Divulgação

À primeira vista, a indicação para conhecer o True Kitchen Healthy Food pode parecer uma dica de onde comer em Curitiba. 

Porém, o local vai muito além de um restaurante. Trata-se de um belíssimo jardim escondido no bairro Batel, ótimo para um passeio.

O True Kitchen Healthy Food tem um cardápio com opções variadas de comida saudável, que vão desde o café da manhã até o lanche da tarde. E todas as delícias podem ser saboreadas em um ambiente muito acolhedor. 

Com certeza, esse é um dos lugares secretos e imperdíveis para visitar em Curitiba. 

Rosacruz

Se você não teve a oportunidade de visitar o Egito ainda, pode ter uma pequena noção do que é transitar entre as construções egípcias no Memorial Rosacruz, em Curitiba.

Os seis edifícios do complexo trazem uma releitura contemporânea de proporções menores da arquitetura egípcia clássica. É possível ver algumas réplicas de estátuas e muitos detalhes em suas paredes. 

Vale a pena também contemplar os belos jardins do Bosque Rosacruz, que recriam o Parque Rosacruz de San Jose, na Califórnia.

Confeitaria Edelweiss

lugares secretos em Curitiba

Foto: Divulgação

Entre os lugares secretos e imperdíveis para visitar em Curitiba, a Confeitaria Edelweiss, com certeza, é uma grata surpresa para seus visitantes.

Apesar do espaço não ser grande, nem cheio de pompa, o ambiente é muito acolhedor e, o melhor, a comida é incrível.

Pelo nome, você deve achar que encontrará lá muitos bolos e tortas, mas o que a Confeitaria Edelweiss tem de melhor são as coxinhas. Há doces incríveis também, além de outros salgados. Mas a coxinha, sem dúvida, é a estrela da casa. 

Unilivre

lugares secretos em Curitiba

Foto: Divulgação

Criada em meio a um bosque de mata nativa regenerada, a Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente – é um lugar incrível para conhecer e entender.

Isto porque, além de estar no belíssimo Bosque Zaninelli, ela é a primeira universidade do mundo criada para examinar a relação entre o homem e o meio ambiente.

Lá ocorrem diversos projetos voltados à sustentabilidade e educação ambiental. Todos esses valores são expressos em sua arquitetura: toda em eucalipto de reflorestamento e vidro. O auditório é ao ar livre e suas atividades são todas integradas à natureza.

Para completar, o Bosque Zaninelli tem um belo lago de frente a um paredão de pedra e um túnel vegetal belíssimo.

Bosque de Portugal 

Foto: Divulgação

O Bosque Portugal é uma grande área verde totalmente dedicada à homenagem ao povo português e suas figuras públicas que tiveram influência no Brasil.

Localizado no bairro Jardim Social, entre as ruas Fagundes Varella e Osório Duque Estrada, o Bosque Portugal é um lugar incrível para visitar em Curitiba. 

Lá há um caminho de pedras cercado por vinte pilares que levam trechos de poesias de autores luso-brasileiros. Entre eles, Fernando Pessoa, Luís de Camões, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Olavo Bilac, Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade.

Palacete dos Leões

o que fazer em Curitiba

Foto: Jojosmeri / WIkimedia Commons

O Palacete dos Leões é uma obra arquitetônica interessante para conhecer em Curitiba. De forma equilibrada, a construção tem elementos neoclássicos, barrocos e art nouveau.

A fachada azul é belíssima e o interior é rico em detalhes e elementos que demonstram todo ecletismo arquitetônico do Paraná

Por tudo isso, esse é um dos lugares imperdíveis para visitar em Curitiba.

Bosque Reinhard Maack

o que fazer em Curitiba

Foto: Divulgação

O Bosque Reinhard Maack é mais uma área verde ótima para passeios em Curitiba.

Localizado no bairro Hauer, o parque ocupa uma área de 78 mil metros quadrados, coberta por pinheiros, aroeiras, caúbas, pessegueiros, bracatingas, paus-de-bugre e branquilhos – árvores nativas da região. 

Por ser uma unidade de conservação, o Bosque Reinhard Maack só pode ser visitado aos sábados, domingos e feriados. Para diversão, o local oferece a Trilha da Aventura, com 16 brinquedos construídos em madeira. 

Observatório Sky Curitiba

o que fazer em Curitiba

Foto: Divulgação

O Observatório Sky Curitiba fica no 40º andar do Edifício Champagnat Tower, na Praça da Ucrânia. É um dos mirantes mais espetaculares da cidade.

Para chegar até ele, é preciso subir no elevador de vidro – o início da experiência incrível proporcionada pelo Observatório Sky Curitiba. Já no alto, você encontra a Confeitaria Curitibana e o restaurante Terrazza 40, que tornam a visita ainda mais deliciosa.

O local pode ser visitado todos os dias da semana em horários especiais.

Museu Paranaense

o que fazer em Curitiba

Foto: Morio / Wikimedia Commons

Não saia de Curitiba sem conhecer um pouco sobre a história do Paraná. E o lugar ideal para saber mais é o Museu Paranaense

Com uma arquitetura impressionante, o acervo conta, de maneira didática, como foi o desenvolvimento do estado. Há 400 mil itens, entre obras de arte, fotos, filmes  e objetos de uso pessoal. 

As visitas ocorrem de terça a domingo e a entrada é gratuita. 

Se você quer conhecer a fundo a cultura curitibana, vale a pena incluir em seu roteiro de viagem esses 12 lugares secretos e imperdíveis para visitar em Curitiba. 

Leia também:

» Os melhores destinos turísticos para visitar no Paraná
» Roteiro de 2 dias em Curitiba
» Curitiba autoriza cultivo de hortas em espaços públicos
» Trem turístico Curitiba-Morretes oferece experiência com degustação de vinhos

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

11 lugares secretos e imperdíveis para visitar em Porto Alegre

Artigo anterior

Mirantes que você precisa conhecer no Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar