Atualizada em:
Dunas marroquinas de Merzouga e a experiência de como é dormir uma noite no deserto do Saara
O maior deserto quente do mundo está presente no imaginário de diferentes pessoas e é um das paradas mais desejadas para quem visita Marrocos. Centenas de histórias foram inspiradas nas aventuras percorridas pelos povos do deserto do Saara em suas grandes travessias. O deserto é uma parte geográfica do globo que reúne uma mescla de diferentes culturas, comunidades e povos nômades que formam boa parte da história do continente africano, sobrevivendo em uma região árida e em condições totalmente adversas.
Ao todo o Saara abrange 11 países em um território que percorre mais de 9 milhões de quilômetros quadrados. Marrocos é um dos destinos mais visitados da África e também abriga boa parte do deserto. Na aldeia berbére de Merzouga, a cerca de 60 km de Erfoud, diferentes agências oferecem passeios para andar de dromedário no deserto ou até mesmo pernoitar em alguma tenda nômade, uma pousada de charme ou em acampamentos sofisticados, tudo acompanhado por guias bilíngues e carros 4×4.
Cercado pelo grande tapete de dunas alaranjadas de Erg Chebbi, no deserto do Saara, o Bivouacs Xaluca é um dos acampamentos para quem quer ter a experiência no melhor estilo “mil e uma noites”. O luxuoso camping é formado por cabanas de tecidos grossos, forradas de tapetes marroquinos e confortáveis tendas localizadas entre as dunas. O acampamento é muito bem estruturado, com duchas de água quente ou fria, dentro das próprias tendas individuais. Em um espaço maior, um restaurante é improvisado entre as dunas de Merzouga, oferecendo os pratos típicos dos povos nômades como carne de cordeiro, cuscuz marroquino e saladas perfeitamente temperadas no azeite marroquino, com especiarias e azeitonas generosas.
Pela noite, as temperaturas caem drasticamente, e contrariando a lógica, é importante agasalhar-se no deserto africano. Junto com o frio surge também um majestoso céu estrelado, que merece ser comtemplado aos pés da fogueira, embalado pelas músicas africanas dos povos do deserto. Talvez essa seja uma das áreas mais livres de poluição do mundo, proporcionando uma visão privilegiada do céu, mesmo a olho nu. As estrelas se destacam entre as poucas nuvens, longe de fontes de luzes e cidades grandes.
Historiadores, arqueólogos e cientistas do mundo todo encontraram no deserto uma das áreas mais interessantes do mundo para estudo. É curioso pensar que o maior deserto quente já foi bem diferente do que é hoje. No deserto já foi encontrado, inclusive, fósseis de baleias, animais pré-históricos, crocodilos e pinturas rupestres que retratavam como era a região do Saara antigamente. Até os dias de hoje, ainda é possível encontrar nômades vendendo objetos e artesanatos feitos com fósseis de caracóis e conchas.
Como faz para dormir no deserto do Saara?
O acampamento Bivouacs Xaluca faz parte do Grup Xaluca, que também tem agência para fazer os principais tours e hospedagens em diferentes destinos da região sul do Marrocos. Eles dão todo o suporte durante a viagem, com transfer até o deserto ou seguindo o roteiro que você reservar. Além deles, essa experiência também é oferecida por outras hospedagens na aldeia de Merzouga ou acampamentos no próprio Saara. Listamos alguns deles:
Acampamento: Bivouacs Xaluca
Acampamento: Luxury Camp Berber Experience
Acampamento: Merzouga Activities Camp
Acampamento: Ali & Sara’s Desert Palace
Acampamento: Auberge La Belle Etoile
Hotel: Kanz Erremal
* Essa viagem foi feita a convite da Delegação Oficial de Turismo de Marrocos em colaboração com a companhia aérea Royal Air Maroc Brasil e o Grup Xaluca.
» 10 cidades bonitas para visitar no Marrocos
» O que saber antes de ir para o Marrocos: como ir e outras dicas
» Roteiro no Marrocos: conhecendo o sul do país
» Lugares para conhecer em Marrakech
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]