Na hora de comprar passagens aéreas, há quem faça de tudo para economizar. Muitos viajantes adotam estratégias um tanto quanto radicais para conseguir os melhores preços da internet, como o famoso mito de que o melhor horário para pesquisar valores é durante a madrugada, quem nunca ouviu isso?!

Mas será que essas estratégias realmente funcionam?

A regra geral é que existe sim um padrão nos preços, entretanto, há quedas e aumentos no valores das tarifas, o que é normal, já que os preços variam de acordo com a procura para aquele voo específico. A verdade é que o único jeito de encontrar bons preços pela internet é pesquisando bastante ou acompanhando a dinâmica da variação dos valores para ter uma boa noção sobre quais períodos as passagens estão mais caras ou mais baratas.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Hoje vamos desmistificar alguns mitos e verdades sobre compra de passagens aéreas online, e saiba como é possível economizar sem precisar passar por essas situações. Continue lendo!

1. Comprar com antecedência é mais barato

Mito. Comprar com muita antecedência não garante os melhores preços, já que o valor da tarifa não começa pelo menor valor. Na verdade, o preço pode subir ou cair a qualquer segundo, já que ele vai se ajustando conforme a procura. 

Um estudo revela que o período ideal para comprar passagens aéreas por um custo menor é com 21 e 121 dias de antecedência da viagem.

2. Durante a madrugada surgem os melhores os preços 

Mito. Se você pensou em passar a madrugada navegando na internet para pesquisar passagens, saiba que é cilada na certa. Promoções podem ocorrer em qualquer horário do dia

Durante a madrugada o tráfego na internet é menor e o objetivo das promoções é justamente vender um número determinado de passagens. Por isso, não faz sentido acontecerem em horários de pouco acesso. 

3. Existem dias da semana que a passagem é mais barata

Verdade. As empresas costumam fazer promoções em dias em que a procura por passagens aéreas é menor. Fique atento ao sábado à noite! Rotas usadas por executivos tendem a cair bastante aos finais de semana, dessa forma, pode ser uma boa alternativa para viajar pagando menos. 

4. Usar o modo anônimo diminui o preço da passagem

Mito. Limpar o histórico de navegação do seu browser ou usar o modo anônimo não altera o preço das tarifas. Pelo contrário, o preço da passagem está definido conforme os padrões da companhia aérea, não conforme os seus dados de busca. 

5. Comprar de última hora sai mais barato

Mito. Geralmente quem compra passagens próximo a data é porque precisa mesmo daquele voo, sendo assim, o passageiro acaba tendo que pagar um valor consideravelmente mais alto porque a maioria dos assentos já estão ocupados. 

Nesse caso, utilize um buscador de passagens aéreas, como o BuscaVoo, que compara o preço de todos os sites, assim você encontra a melhor opção sem precisar fazer muito esforço.

6. Viajar de madrugada é mais barato 

Verdade. A demanda de procura pelos voos que decolam durante o dia é maior e, por isso, os preços costumam ser mais altos do que de madrugada. Por isso, se você deseja economizar, evite horários de pico em aeroportos. 

7. Comprar no site da companhia aérea é melhor do que em agências de viagens

Depende. Em alguns casos, o preço no site da companhia é mais baixo que em agências de viagens, entretanto, é difícil determinar qual seja mais vantajoso. Muitas agências fazem acordos com as companhias aéreas, desse modo, conseguem oferecer passagens por preços mais baixos aos seus clientes.

Para você não ter dúvidas, utilize uma plataforma de busca rápida e segura para comparar os preços das principais companhias aéreas e agências online do Brasil e do mundo. No site do BuscaVoo você tem acesso em primeira mão às principais ofertas da internet.  

Agora nos conte, quais mitos e verdades você já conhecia? Conte sua experiência aqui nos comentários!

Leia também:

» Como funciona o aluguel de carros: mitos e verdades para compreender
» Japão vai pagar metade dos gastos de viagem dos turistas? Entenda
» Bagagem de mão: o que pode e o que não pode

* Este artigo foi criado pela equipe BuscaVoo para uso exclusivo do Guia Viajar Melhor

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Cabana em Gonçalves com hidromassagem e vista para relaxar nas montanhas

Artigo anterior

Museu da Energia oferece tour virtual e apresentações de arte on-line

Artigo seguinte

Você pode gostar