Nômade digital: as profissões que possibilitam trabalhar e viajar o mundo são muitas e variadas. Se você tem vontade de ser um nômade digital, confira nossas dicas para um estilo de vida diferente

Se você pensa que ser um nômade digital é largar tudo para viver seus sonhos de viagem, está enganado. Este conceito, que tem crescido no mundo, significa não ter uma vida convencional, mas, ainda assim, garantir o sustento a cada dia.

Em outras palavras, o nômade digital é aquele profissional que não fica preso a um escritório fixo ou empresa, mas trabalha de qualquer lugar: seja uma praia, uma montanha, um café ou uma casa, desde que tenha conexão com a internet. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Geralmente, os nômades digitais são aquelas pessoas “fora da caixa”, que não gostam de regras rígidas, se adaptam bem às mudanças e que não sonham em trabalhar alocado em uma empresa específica. 

Além disso, sonham em viajar o tempo todo e não se apegam a um lugar só. E é perfeitamente possível viver desta forma, uma vez que não faltam atividades profissionais que podem ser realizadas a partir da internet. 

Portanto, se você se interessa em ser nômade digital, confira esta lista com as 25 profissões para trabalhar e viajar o mundo. Veja quantas alternativas são possíveis e se programe para realizar o sonho de descobrir lugares trabalhando de qualquer lugar.

Como virar um nômade digital? 

De executivos a fotógrafos, as atividades que possibilitam trabalhar e viajar o mundo são muitas e variadas. Por isso, se tem vontade de se tornar um nômade digital, confira, a seguir, se você se encaixa em algum destes perfis profissionais ou se algum deles pode ser adaptado com a sua atual carreira:

como ser nomade digital

Foto: Unsplash

Assessor de Imprensa

O trabalho do assessor de imprensa é, basicamente, escrever sugestões e enviar sugestões de pauta, além de prestar atendimento aos clientes. É um trabalho bastante flexível que permite, inclusive, atender várias contas ao mesmo tempo. De igual modo, possibilita que se trabalhe de qualquer lugar, basta uma boa conexão com a internet e uma linha telefônica. 

Assistente de Marketing

O assistente de marketing faz o planejamento e análise das estratégias de divulgação das campanhas publicitárias. Para isto, utiliza dados e relatórios fornecidos pela empresa e precisa, somente, de um bom computador e um celular para executar suas tarefas. Ou seja, é uma ótima ocupação para quem deseja ser um nômade digital.

Assistente pessoal

Diferente da imagem que criamos, de que um assistente pessoal é aquele que está sempre ao lado do administrador, essa é uma função que também pode ser realizada de forma remota. Isto porque o assistente pessoal cuida da agenda do executivo, marcando horários, fazendo encomendas ou delegando tarefas, e todo esse trabalho pode ser feito à distância, por e-mail ou telefone.

Analista de Bolsa de Valores

O trabalho do analista de bolsa de valores é realizado, completamente, de forma online. Por esse motivo, este profissional não precisa estar alocado em uma empresa para desenvolver suas funções. Ele pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenha uma boa conexão na internet, um notebook e celular.

Analista de Seguros

Outro profissional que pode trabalhar de forma remota e, portanto, pode ser nômade digital é o analista de seguros. Ele só precisa ser treinado e ter uma estrutura mínima para trabalhar, como notebook conectado à internet e linha telefônica.

Atendimento online

Quem trabalha com atendimento online também pode ser um nômade digital. Cada vez mais, as empresas têm buscado profissionais para gerenciar o atendimento ao cliente de suas plataformas, como sites de serviços e lojas virtuais. Basta ter um computador e linha telefônica para executar o trabalho de qualquer parte do mundo.

Auxiliar de Planejamento

Para auxiliar no planejamento de uma empresa ou de uma campanha publicitária, não é preciso estar 100% alocado em um escritório. Este é um dos trabalhos que podem ser feitos online, basta que o profissional seja criativo, se mantenha atualizado em relação às tendências e tenha organização para entregar os projetos dentro dos prazos.

Como ser um nômade digital?

Foto: Loïc Mermilliod / Unsplash

Administrador

Há quem pense que para administrar um negócio é preciso estar o tempo todo fixo na empresa. No entanto, o trabalho do administrador é feito, em grande parte, através de relatórios e contatos comerciais. As reuniões podem ser feitas de maneira remota, bem como a análise de novos negócios. Por isso, os administradores também podem ser nômades digitais.

Coach ou consultores

Coach ou consultores são profissionais que auxiliam empresas e negócios a melhorarem suas performances, com base em análises do mercado e da concorrência. Esse trabalho também é um dos que podem ser feitos à distância. Os dados e estratégias de planejamento podem ser enviados por e-mail e as reuniões podem ser remotas.

Contador ou Consultor Fiscal

Do mesmo modo que os coach, os contadores e consultores fiscais prestam assessoria às empresas. Neste caso, em relação aos dados financeiros e obrigações fiscais. E, como no caso anterior, este trabalho não precisa, necessariamente, ser feito em um escritório fixo.  

Desenvolvedor nômade digital

O desenvolvedor web trabalha 100% online e, por isso, é uma ótima profissão para quem quer ser nômade digital. Além disso, a criação de sites, softwares e aplicativos, geralmente, tem alta rentabilidade, o que garante mais autonomia para quem quer trabalhar e viajar pelo mundo.

Designer Gráfico ou Ilustrador

O design gráfico ou ilustrador pode desenvolver seu trabalho de qualquer parte do mundo, basta ter um computador e os programas certos para criar ilustrações, banners, cartazes ou imagens. Essa é uma função que, geralmente, as empresas contratam freelancers, por isso é uma ótima opção para nômades digitais.  

Dono de e-commerce

Ter uma loja online pode ser uma ótima forma de conseguir autonomia para viajar pelo mundo. Você pode oferecer produtos ou infoprodutos na internet, tratar com os fornecedores de maneira online e receber os pagamentos por transações digitais. 

Editor de vídeos

O editor de vídeo pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, basta ter uma ilha de edição móvel e acesso à internet. Este profissional pode trabalhar com a edição de vídeos para canais do Youtube, clipes de bandas e peças publicitárias para empresas. 

Executivo de novos negócios

Focado em analisar as tendências do mercado e sugerir estratégias de desenvolvimento para empresas, o executivo de negócios é um profissional que pode realizar suas tarefas remotamente e, portanto, é uma excelente opção para quem deseja ser nômade digital.

Fotógrafo

Viajar pelo mundo fazendo cliques de lugares incríveis e ainda receber por isso parece um sonho, não é mesmo? Mas essa é a realidade de muitos nômades digitais que ganham a vida comercializando as fotografias que fazem enquanto viajam.

Gestor de mídias sociais

Hoje em dia as empresas dependem, cada vez mais, da produção de conteúdo online e, por consequência, demandam mais a necessidade de gestores de mídias sociais. Esses profissionais gerenciam as redes sociais e aproximam as empresas dos potenciais clientes. Para isso, trabalha conectado e pode, inclusive, realizar suas tarefas de qualquer lugar.

Profissões para trabalhar e viajar

Foto: Christin Hume / Unsplash

Influenciador Digital

Ter um canal no Youtube ou uma conta nas redes sociais que ofereça conteúdo a um determinado nicho é a forma que muitas pessoas encontraram para ganhar dinheiro. Muitos nômades digitais trabalham como influenciadores ao compartilharem suas experiências de viagem.  

Investidor

Essa é uma opção para quem tem uma boa quantia de dinheiro guardado. Ou para quem planeja viver como nômade digital e tem tempo para se planejar financeiramente para isto. O investidor aplica suas economias e vive dos rendimentos. Desse modo, pode viajar pela mundo sem estar preso a um trabalho fixo.

Jornalista ou produtor de conteúdo

A produção de conteúdo online é essencial para muitas empresas continuarem a prestar seus serviços. Para isso, contratam jornalistas e produtores de conteúdo como freelancers para a criação de e-books, artigos para blogs, textos institucionais e posts para mídias sociais. Os trabalhos são feitos de maneira online e, portanto, de qualquer lugar do mundo. 

Professor

Você pode viajar o mundo e ganhar dinheiro ensinando suas habilidades pela internet, como professor online. Isso é possível para quem ensina idiomas, conhecimentos específicos ou dá aulas de reforço para estudantes. Os professores podem trabalhar com chamadas de vídeo ou o fornecimento de aulas gravadas.

Publicitário

Muitas agências de publicidade abrem a seus profissionais a possibilidade de executar suas tarefas de maneira remota, assim como contratam freelancer para a realização de várias atividades. Ou seja, se você é publicitário pode ser nômade digital e conseguir trabalhos enquanto viaja.

Roteirista

Assim como o produtor de conteúdo online, o roteirista pode realizar trabalhos de maneira remota. Seja com escrita criativa, criação de peças teatrais ou roteiros para TV e cinema, essa é uma das profissões que permite ao profissional ser um nômade digital.

Tradutor

Quem gosta e fala outros idiomas pode se especializar em ser tradutor e, assim, ficar livre para viajar pelo mundo. Isso porque todo o trabalho de tradução pode ser desenvolvido online, com entrega por e-mails e reuniões virtuais.

Como se tornar um nômade digital?

Foto: Humphrey Muleba / Unsplash

Vendedor ou Representante Comercial

Apesar de soar estranho, mas em alguns casos um vendedor ou representante comercial também pode ser um nômade digital. Com a conectividade cada vez maior, muitos desses profissionais passaram a prospectar clientes e fechar negócios com pesquisas online e trocas de e-mails.

E, então, você se encaixa em uma dessas profissões para trabalhar e viajar o mundo? Se sim, pode ser um nômade digital e explorar os diversos lugares incríveis para conhecer sem abrir mão do seu ganha pão.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Restaurantes em São Paulo: melhores lugares para comer na Av. Paulista

Artigo anterior

Melhores praias para visitar em Porto Seguro

Artigo seguinte

Você pode gostar