Não sabe o que fazer em Recife? Confira 26 atrações turísticas imperdíveis e conheça os principais pontos turísticos da capital pernambucana

Dividida por vários rios, pontes, ilhéus e penínsulas, Recife é conhecida como “Veneza brasileira”, por conta dos canais que cortam a cidade.

A cidade possui um charmoso centro histórico com casarões do século XVI chamado “Recife Antigo” e está muito próxima de outra atração imperdível do estado: a cidade de Olinda. Ambas as cidades possuem um dos acervos arquitetônicos mais ricos do Brasil, com inúmeras igrejas e casarões que hoje abrigam museus, galerias, lojas e restaurantes.

O lado moderno da cidade tem como cartão postal a Praia de Boa Viagem e atrações imperdíveis como a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand, e claro, a tradicional feirinha de Boa Viagem. Confira uma lista de atrações imperdíveis para conhecer em Recife e aproveite o melhor da capital pernambucana.

26 atrações para conhecer em Recife

Marco Zero

Atrações Turísticas de Recife

Atrações Turísticas de Recife. Foto: Bruno Lima / MTUR

Conhecida como o local de fundação da cidade do Recife, o Marco Zero é um dos pontos mais icônicos da capital pernambucana. O local é rodeado por prédios famosos do centro histórico como o Centro Cultural da Caixa e da Associação Comercial do Estado. 

O norte da praça é banhado pelo estuário do porto do Recife, e protegido por um dique natural, onde se encontra o Parque das Esculturas com a famosa obra Coluna de Cristal, do artista Francisco Brennand, com 32 metros de altura.

Recife Antigo

atrações imperdíveis de Recife

Foto: Shutterstock

O bairro do Recife Antigo apresenta um importante conjunto arquitetônico e algumas das principais atrações turísticas da capital pernambucana.

A Rua do Bom Jesus é o melhor local para contemplar a riqueza arquitetônica da cidade. Nela, o visitante poderá visitar o Centro Cultural Judaico, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, a Torre Malakoff e o Paço do Frevo, na Praça do Arsenal da Marinha.

Praia de Boa Viagem

atrações imperdíveis de Recife

Foto: Claudiorpmsousa / Wikimedia Commons

A principal praia de Recife possui um calçadão com ótima estrutura para o turista. Com faixa de areia longa e protegida pelos arrecifes que seguem parte do litoral pernambucano, a praia possui águas mornas e esverdeadas. 

Apesar de estar sempre lotada, a praia não é um bom local para banho, já que existem várias placas na praia alertando o risco de ataque de tubarões.

Instituto Ricardo Brennand 

atrações imperdíveis de Recife

Foto: Ana Moura / Flickr

O Instituto Ricardo Brennand é um espaço cultural sem fins lucrativos inaugurado em 2002, que salvaguarda um valioso acervo do colecionador de artes pernambucano Ricardo Brennand.

Localizado nas terras do antigo engenho São João, no bairro da Várzea, ocupa uma área de 77.603 m² cercada por uma reserva de mata atlântica preservada e é considerado um dos melhores museus para visitar no Brasil.

Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Atrações Turísticas de Recife

Atrações Turísticas de Recife. Foto: Valdiney Pimenta / Wikimedia Commons

Com obras espalhadas por todo o Recife, o pernambucano Francisco Brennand possui um gigantesco ateliê de cerâmica, aberto para visitação. O espaço exibe centenas de esculturas e em um imenso jardim com alamedas e lagos.

Embaixada dos Bonecos Gigantes

atrações imperdíveis de Recife

Foto: Alberto.. / Flickr

Se você não conseguiu pegar um carnaval em Recife e Olinda, mas adoraria conhecer os famosos bonecos gigantes, dirija-se imediatamente para a Embaixada dos Bonecos. O espaço expõe os personagens criados para animar as ruas durante o carnaval, permitindo que os turistas tenham uma ideia da dimensão e estrutura dessas peças.

Coroa do Avião

atrações imperdíveis de Recife

Foto: Divulgação MTUR

A paradisíaca ilha faz parte das atrações imperdíveis para conhecer em Recife e fica em frente a Praia do Forte Orange, na Ilha de Itamaracá. O acesso à ilha é feito em lanchas rápidas em aproximadamente 15 min e o local conta com algumas barracas que ajudam os visitantes a relaxar e petiscar pratos típicos do estado.

Praia do Pina

Atrações Turísticas de Recife

Atrações Turísticas de Recife. Foto: Creative Commons / Wikimedia Commons

Vizinha de Boa Viagem, a Praia do Pina é uma das praias urbanas de Recife e oferece estrutura completa com muitas barracas, restaurantes e lanchonetes. 

Assim como as outras praias do litoral pernambucano, o Pina possui uma onga faixa de areia, coqueiros na orla e mar verdinho.

Ilha de Itamaracá

Foto: Divulgação MTUR

As belezas da Ilha de Itamaracá atraem turistas o ano inteiro para descobrir os encantos que a ilha abriga, entre eles o Ecoparque Peixe Boi, o Forte Orange e as praias da região. 

A Ilha de Itamaracá está localizada a 40 quilômetros de Recife e o acesso é pela PE-015 seguindo até a entrada para a BR-101 até Igarassu.

Passeio de Barco Rio Capibaribe

Atrações Turísticas de Recife

Atrações Turísticas de Recife. Foto: Shutterstock

O passeio de barco pelo rio Capibaribe é uma das maneiras mais divertidas de conhecer os canais que cortam o Centro Histórico de Recife. 

O city tour aquático dura pouco mais de uma hora, percorre as três ilhas do centro do Recife e permite que os passageiros vejam os principais cartões postais da cidade em ângulos diferentes.

Capela Dourada

Principais pontos turísticos de Recife

Foto: Shuttestock

Uma das igrejas mais imponentes e importantes de Recife, a Capela Dourada, foi construída entre entre os séculos XVII e XVIII, ela fica dentro do Convento e Igreja de Santo Antônio, que também abriga um Museu de Arte Sacra. Seu interior possui inúmeros detalhes de ouro e pinturas sacras em suas paredes.

Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo

Atrações Turísticas de Recife

Atrações Turísticas de Recife. Foto: Rodrigojordy / Wikimedia Commons

A Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo é um conjunto arquitetônico católico pertencente à Ordem Carmelita e é considerado um tesouro da aquitetura religiosa barroca da cidade.

Localizada no Centro da cidade, a Basílica do Carmo foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, reúne um acervo de obras religiosas que datam do século 18

Feira de Boa Viagem

Principais pontos turísticos de Recife

Atrações imperdíveis de Recife. Foto: Divulgação

O espaço da feira, localizada na Praça de Boa Viagem, apresenta barracas de artesanato, gastronomia, souvenirs e produtos típicos do estado. 

A feirinha de Boa Viagem funciona de segunda a sexta, das 14h às 22h, e ábados e domingos, das 10h às 22h.

Paço do Frevo

Principais pontos turísticos de Recife

Foto: Walber Moura / MTUR

Centro de referência e difusão do frevo, o Paço do Frevo protege e exibe a riqueza dessa manifestação cultural, declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Casa da Cultura

Atrações Turísticas de Recife

Atrações imperdíveis de Recife. Foto: Bruno Lima / MTUR

A Casa da Cultura é um antigo presídio recifense, desativado há cerca de 40 anos, que hoje funciona como um imenso mercado de souvenirs e produtos típicos do estado.

Pátio de São Pedro 

Principais pontos turísticos de Recife. Foto: André Luiz de Azevedo Martins / Wikimedia Commons

Rodeado por casarões coloniais e pela fachada imponente da Catedral de São Pedro dos Clérigos, o Pátio de São Pedro é tombado pela Patrimônio Histórico Nacional e forma um dos cenários mais apaixonantes do Recife Antigo.

Sinagoga Kahal Zur Israel

Principais pontos turísticos de Recife. Foto: Pedro P. Palazzo / Wikimedia Commons

Localizada no Centro Antigo da cidade, a sinagoga foi construída em 1637 por judeus holandeses que ocuparam parte do Nordeste e é considerada a primeira sinagoga das Américas.

Centro Cultural Cais do Sertão 

Principais pontos turísticos de Recife

Atrações imperdíveis de Recife. Foto: Luci Correia / Wikimedia Commons

O espaço cultural Cais do Sertão é outra atração imperdível do Recife Antigo. O museu interativo homenageia a vida e as obras do cantor e compositor Luiz Gonzaga, e está instalado em um antigo Armazém do Porto do Recife.

Forte das Cinco Pontas

Principais pontos turísticos de Recife

Principais pontos turísticos de Recife. Foto: Wikimedia Commons

O Forte de São Tiago das Cinco Pontas foi a última construção holandesa no Recife e tinha como objetivos proteger a capital pernambucana de ataques estrangeiros. 

Atualmente o lugar abriga o Museu da Cidade, com exposições temporárias que contam um pouco da história do Recife, e possui entrada gratuita.

Torre Malakoff

Principais pontos turísticos de Recife

Foto: Paulo Camelo / Wikimedia Commons

Construída entre 1853 e 1855, a Torre Malakoff servia de entrada para o Arsenal da Marinha e hoje abriga um espaço cultural e científico com exposições abertas para o público.

Olinda

Principais pontos turísticos de Recife

Atrações imperdíveis de Recife. Foto: Bruno Lima / MTUR

Menos de 15 km separam a Praia de Boa Viagem ao Centro Histórico de Olinda. A cidade possui um dos conjuntos arquitetônicos mais impressionantes do país e certamente deve estar em seu roteiro.

Reserva do Paiva

Principais pontos turísticos de Recife

Principais pontos turísticos de Recife. Foto: Jjreservadopaiva / Wikimedia Commons

Apesar de serem habitat de tubarões e não recomendadas para banho, a Reserva do paiva tem uma das praias mais belas do litoral urbano. Com áreas verdes cobertas por coqueirais, o bairro abriga inúmeros hotéis de luxo e está instalado na região mais tranquila e segura da cidade ao lado, Cabo de Santo Agostinho.

Bate volta em Porto de Galinhas

Principais pontos turísticos de Recife

Foto: Gustavocrocha / Wikimedia Commons

A pequena e charmosa vila de Porto de Galinhas está a apenas 70 km de Recife, podendo ser uma ótima pedida para um bate-volta rápido. Porto de Galinhas está localizada no município de Ipojuca e possui mais de 10 praias, mas o grande chamariz são as famosas piscinas naturais formadas pelos corais que protegem o litoral sul do estado.

Bate volta em Tamandaré

Atrações Turísticas de Recife

Atrações imperdíveis de Recife. Foto: DlauriniJr / Wikimedia Commons

Outra opção de bate-volta imperdível é a paradisíaca Praia dos Carneiros, na cidade de Tamandaré. Vale a pena acordar cedo e percorrer os 100 km que separam o Recife da praia e curtir esse paraíso durante um dia.

Inúmera agências oferecem o passeio completo que inclui um divertido passeio de barco que passa por belos cenários, contornados pelo mar transparente e calmo do litoral sul pernambucano.

Bate volta em Caruaru

Atrações Turísticas de Recife

Principais pontos turísticos de Recife. Foto: Edudgarcia / Wikimedia Commons

Conhecida pelas festas de São João, Caruaru está a poucas horas de Recife, na região agreste do estado. Quem visita a cidade poderá conhecer uma das maiores feiras livres da América Latina e o Alto do Moura, um bairro representado pelos artesões de Caruaru, com diversos ateliês, museus bares e restaurantes de culinária regional.

Leia também:

» Roteiro: 3, 5 e 7 dias em Recife e Olinda
» Dicas de turismo em Recife
» Museu Cais do Sertão em Recife
» Museu Paço do Frevo em Recife

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Boleto Turístico de Cusco: tudo o que você precisa saber

Artigo anterior

O que fazer em Foz do Iguaçu: 30 sugestões de passeios

Artigo seguinte

Você pode gostar