Buscando o que fazer em Vitória e Vila Velha? Separamos 22 atrações turísticas imperdíveis dos destinos para você conferir durante a sua viagem

Praias, montanhas e atrações culturais fazem parte da lista das principais atrações para conhecer em Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo. Além disso, a capital capixaba é famosa por sua rica gastronomia e sua infraestrutura de serviços turísticos.

Quem visita o estado com tempo, pode aproveitar para conhecer a Rota dos Vales Capixabas, um roteiro turístico que percorre 1.200 quilômetros e passa por praias, montanhas, lagoas e cachoeiras. No roteiro, os turistas conhecem as cidades de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins.

Se você está planejando viagem para o Espírito Santo, confira uma lista com atrações imperdíveis de Vitória e Vila Velha.

22 atrações para conhecer em Vitória e Vila Velha

Praia de Camburi

o que fazer em Vitória e Vila Velha

Foto: via Capixabas da Gema

Uma das praias urbanas mais famosas de Vitória, a Praia de Camburi possui uma orla estruturada que recebe pessoas adeptas a pratica de exercícios físicos e passeios ao ar livre.

Sempre muito movimentada, a praia possui cenários atraentes, formados por seu mar azul e pelas montanhas que cercam o litoral capixaba.

Convento da Nossa Senhora de Penha

o que fazer em Vitória e Vila Velha

Foto: Raphael Gustavo Marques da Costa

Localizado em Vila Velha, o Convento da Penha é um dos grandes cartões postais do estado e está localizado no topo de uma montanha, no bairro da Prainha.

Cercado pela Mata Atlântica, o local possui de fato, a vista mais linda da região, com ângulos que permitem visualizar Vitória, Vila Velha, a Praia da Costa e o Morro do Moreno.

Para acessar o convento, os visitantes precisam encarar 365 degraus que é levemente compensado pelas paisagens da cidade.

Palácio Anchieta

Espirito Santo

Foto: Paul R. Burley / Wikimedia Commons

Outra atrações turística de Vitória é o majestoso Palácio Anchieta. A construção é uma das sedes de governo mais antigas do país e está aberta para visitação em um tour gratuito e acompanhado de um guia.

Catedral Metropolitana de Vitória

o que fazer em Vitória e Vila Velha

Foto: Paul R. Burley / Wikimedia Commons

Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral Metropolitana possui sua arquitetura inspirada na Catedral de Colônia, na Alemanha, e chama atenção com seus traços neogóticos e seus vitrais.

Curva da Jurema

o que fazer em Vitória e Vila Velha

Foto: Vilamir Azevedo / Wikimedia Commons

Bastante frequentada por moradores, a Praia da Curva da Jurema é considerada uma das mais lindas da cidade.

Nela, visitantes podem pedalar em sua ciclovia, fazer excursões de barcos que exploram o litoral capixaba ou curtir a noite agitada nos bares e casas noturnas espalhadas pela área.

Triângulo das Bermudas

o que fazer em Vitória e Vila Velha

Foto: Divulgação

Conhecida como “Triângulo das Bermudas” essa área que compreende as ruas Joaquim Lírio e João da Cruz, na Praia do Canto, é considerado o pedaço mais boêmio de Vitória.

As ruas abrigam inúmeras opções de restaurantes, bares e casas noturnas, sendo uma ótima opção par quem busca conhecer a vida noturna da capital.

Parque Botânico da Vale

Espirito Santo

Foto: Divulgação

O Parque Botânico da Vale é um espaço de lazer completo com área equivalente a 33 campos de futebol. A área concentra mais de 140 espécies de árvores, animais silvestres e aves que podem ser observadas nas diversas trilhas disponíveis no parque.

Praça dos Namorados

Espirito Santo

Foto: Vilamir Azevedo / Wikimedia Commons

Bem próxima à Praia Do Canto e de frente para a marina do Iate Clube do Espírito Santo, a Praça dos Namorados possui um belo cenário para caminhas, pedalar e paquerar.

Aos finais de semana, a praça recebe a tradicional Feira de Artesanato e Artes, que acontece há mais de 20 anos.

Parque Pedra da Cebola

Espirito Santo

Foto: Ana Paula Jejesky de Oliveira / Wikimedia Commons

Outra área verde interessante de conhecer quando estiverem Vitória é o Parque Pedra da Cebola. Cercado por natureza e cheio de caminhos agradáveis para caminhar, o parque oferece lago, jardim oriental e um mirante com uma vista épica da cidade.

Morro do Moreno

Espirito Santo

Atrações turísticas em Vitória. Foto: Planeta Vertical

Point de aventureiros e praticantes de atividades ao ar livre, o Morro do Moreno está em frente ao Morro da Direita, onde fica o Convento da Penha, e sua geografia oferece inúmeras possibilidades de atividades, tais como: rapel, escalada, trilhas e parapente. Além disso, o Morro do Moreno está cercado por belas praias com piscinas naturais e locais com mar calmo, perfeitos para passeios de SUP.

Terceira Ponte

Atrações em Vitória e Vila Velha. Foto: Divulgação

Oficialmente Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, a Terceira Ponte, liga as cidades de Vitória e Vila Velha.

A via é considerado a maior construção do estado e hoje forma um dos belos cartões postais capixaba. São aproximadamente 3 km de extensão e 70 m de altura possibilitando uma vista única das cidades.

Galpão das paneleiras de goiabeiras

Atrações em Vitória e Vila Velha

Foto: Divulgação

A cooperativa aberta para o público produz as famosas panelas artesanais feitas de barro, considerada um patrimônio imaterial do Brasil pelo Iphan.

A técnica de origem indígena pode ser acompanhada em tours guiados onde os visitantes irão acompanhar passo a passo da produção e entender todo o processo de confecção. No final, os visitantes também podem comprar algumas peças de barro com preços especiais.

Projeto Tamar

Atrações em Vitória e Vila Velha

Atrações turísticas em Vitória. Foto: Divulgação

A capital capixaba possui uma das sedes do Projeto Tamar, um instituição conservacionista que luta pela preservação das tartarugas marinhas.

O espaço oferece palestras e exibições de vídeos educacionais, além de tanques que abrigam espécies de tartarugas

Santuário Basílica de Santo Antônio

Atrações em Vitória e Vila Velha

Foto: Divulgação

Com uma imponente cúpula central de 37 metros de altura e construção em formato de cruz, a Basílica de Santo Antônio possui belas pinturas em seu interior.

O santuário teve como inspiração a arquitetura renascentista italiana da Igreja Nossa Senhora da Consolação, em Todi, e possui vitrais impressionantes.

Praia de Itapoã

Atrações em Vitória e Vila Velha

Atrações em Vitória e Vila Velha.Foto: Wikimedia Commons

Localizada em uma região nobre de Vila Velha, a Praia de Itapoã possui ótima infraestrutura de quiosques e espaços para prática de esportes.

Praia de Manguinhos

Atrações em Vitória e Vila Velha

Atrações turísticas em Vitória. Foto: Rotas Capixabas

Apesar de estar na região metropolitana de Vitória, a Praia de Manguinhos tem clima de um bucólico e sossegado vilarejo de pescadores.

Ideal para quem busca um local tranquilo próximo da capital, a atração possui quase 4 km de extensão em uma área residencial e repleta de flamboyants coloridos.

Museu Solar Monjardim

Atrações turísticas em Vitória

Foto: Divulgação IBRAM

Instalado em um imponente casarão colonial que foi o primeiro prédio a ser tombado como patrimônio histórico nacional no Espírito Santo.

O Museu Solar Monjardim possui acervo que retrata a vida vida do Barão de Monjardim e do período colonial do Brasil.

Museu de Artes do Espírito Santo

Atrações turísticas em Vitória

Atrações em Vitória e Vila Velha. Foto: Divulgação

Localizado no centro da capital, o Museu de Arte do Espírito Santo possui espaço dedicado para a propagação e preservação da arte feita no Espírito Santo.

Instalado em um casarão de 1925, o museu conta com um acervo de aproximadamente 3.000 peças.

Morro do Penedo

Atrações turísticas em Vitória

Atrações turísticas em Vitória. Foto: Blude / Flickr

O Monumento Natural Morro do Penedo fica localizado às margens da baía de Vitória e possui uma linda vista de pontos importantes da capital, como a 3ª ponte, o manguezal que começa no Parque da Mantegueira no bairro da Glória, passando por Aribiri, o porto de Capuaba em Vila Velha, a Segunda Ponte, o Monte Mochuara em Cariacica, a famosa Pedra dos Olhos e grande parte de Vitória

Ilha do Frade

Atrações turísticas em Vitória

Atrações em Vitória e Vila Velha. Foto: Wikimedia Commons

A famosa ilha abriga um bairro residencial nobre, cercado por casas luxuosas e paisagens naturais belíssimas.

A Ilha do Frade conta com nove praias, dois lagos e é banhada por um mar de águas claras e calmas.

Forte de São Francisco Xavier de Piratininga

Também conhecido como Forte de São Francisco Xavier da Barra, ou Forte da Barra, está localizado em Vila Velha estrategicamente erguido na base do morro da Penha.

Atualmente, o Forte foi cuidadosamente restaurado para abrigar o Centro Cultural Forte de São Francisco Xavier da Barra com salas que oferecem exposições permanentes, totalmente dedicadas à história e cultura do Espírito Santo.

Bate volta Domingos Martins

Atrações turísticas em Vitória

Atrações turísticas em Vitória. Foto: Vilamir Azevedo / Wikimedia Commons

A cidade serrana mais charmosa do estado está à apenas 50 km da capital capixaba e é um ótimo local para fazer um passeio rápido de 1 ou 2 dias.

A cidade é emoldurada pelo cartão-postal da região, a Pedra Azul, que fica em um parque estadual cheio de cachoeiras, piscinas naturais e trilhas. Essa é uma das regiões prediletas dos capixabas para curtirem as temperaturas baixas do destino durante o inverno.

Leia também:

» 5 cachoeiras para conhecer no Espírito Santo
» Melhores cidades para conhecer no Espírito Santo
» Vitória e Vila Velha: roteiro de 2 dias no Espírito Santo
» Dicas de turismo em Vila Velha

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Esportes e entretenimento virtual, uma nova forma de se divertir

Artigo anterior

Buraco Azul: nova atração para conhecer em Jericoacoara

Artigo seguinte

Você pode gostar