Melhores parques de Curitiba: a capital do estado do Paraná contém diversas áreas verdes super fotogênicas e perfeitas para fazer um passeio ao livre, confira as opções!

Cheia de áreas verdes, Curitiba é uma cidade convidativa para fazer longas caminhadas nos parques e bosques que cercam a cidade.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba, ao destino possui 17 milhões de metros quadrados de parques e praças. Se você está buscando um local para fazer um piquenique, fazer uma caminhada ou dar um rolê de bike, confira os melhores parques em Curitiba para passear com a família e amigos.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Melhores parques de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

melhores parquem em curitiba

Foto: Vitor Mendes Stafusa / Unsplash

Principal cartão postal da cidade, o Jardim Botânico de Curitiba é um local imperdível. Inaugurado em 1991, o parque chama atenção com seus jardins inspirados no estilo francês e sua enorme estufa, que abriga diversas espécies de plantas da Mata Atlântica.

A estufa principal possui três abóbodas do estilo Art Noveau, detalhes que foram inpirados no Palácio de Cristal de Londres. A estufa é totalmente climatizada e de seu interior é possível ter uma vista fascinante do jardim.

O espaço também conta com o Museu Botânico Municipal, um espaço de estudo e pesquisa que abriga 400 mil exemplares da fauna brasileira, lagos, quadras e um velódromo.

Outra atração que não pode ficar de fora do seu roteiro em Curitiba e que faz parte do parque é o belo Jardim das Sensações. Nele o visitante pode ter a incrível experiência de caminhar com os olhos vendados, enquanto percorre o caminho descaços, sentindo o suave perfurme das flores e ouvindo o som do vento e de cascatas!

  • Endereço:
    Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico, Curitiba – PR

Parque Tanguá

parques de curitiba

Foto: Ricardo Salvatierra / Unsplash

Outro parque imperdível de Curitiba é o Parque Tanguá. A atração foi construída em um antigo complexo de pedreiras e possui um mirante com uma das vistas mais bonitas de Curitiba, considerado por muitos o melhor local para conferir o pôr-do-sol da cidade.

A área impressiona com seu enorme jardim em estilo francês e um imenso espelho d’água em frente a uma bela estrutura com vista para a cachoeira artificial que desaguá no lago localizado na parte inferior do parque. Este é tmame um ótimo local para quem deseja se exercitar e fazer uma corrida. O Parque Tanguá tem estacionamento, banheiros e lanchonete, e funciona diariamente das 8h às 18h.

  • Endereço:
    Rua Oswaldo Maciel, 97 – Taboão, Curitiba – PR

Parque Barigui

curitiba

Foto: João Leal Junior / Divulgação

O Parque Barigui é um dos mais movimentados e maiores da cidade. Lá você encontrará diversas áreas com equipamentos de ginástica, quadras poliesportivas, ciclovia, pistas para corrida, churrasqueiras, quiosques e restaurante.

O Barigui ocupa 140 hectares do território de quatro bairros e fica aberto ininterruptamente, todos os dias do ano.

Aos finais de semana o parque recebe turistas e moradores que estendem suas cangas e passam a tarde ao redor do lago principal onde é possível avistar as simpáticas capivaras que vivem na área.

Outra opção para visitar durante o seu passeio no Parque Barigui é o Museu do Automóvel, um espaço que conta com 150 carros antigos no seu acervo.

  • Endereço:
    Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho, Curitiba – PR

Parque Tingui

parques em curitiba

Foto: Faestorilio / Wikimedia Commons

Localizado às margens do rio Barigui, o parque de mesmo nome possui uma bela área verde que contém lagos, ciclovia, parque e uma incrível réplica da igreja ucraniana de São Miguel Arcanjo no Memorial Ucraniano.

O nome do Parque é uma homenagem aos índios tinguis que habitavam a região por época de sua colonização pelos portugueses. Uma estátua representando o cacique Tindiquera, da tribo Tingui, está colocada na entrada do Parque.

Este é um ótimo ponto para conhecer um pouco mais da história da cidade e conhecer algumas curiosidades dos povos ucranianos que migraram para o estado.

  • Endereço:
    Av. Fredolin Wolf, s/ n° – Cascatinha/Pilarzinho/São João.

Bosque Alemão

parques em curitiba

Foto: Unsplash

Localizado no bairro Jardim Schaffer, o Bosque Alemão é uma área que homenageia a cultura e as tradições dos imigrantes alemães que foram para o estado.

Uma das atrações mais interessantes é a Torre dos Filósofos do Bosque Alemão, com um mirante em madeira, de quase 20m de altura, de onde se tem uma vista panorâmica de Curitiba.

O Bosque Alemão é uma das atrações que fazem parte do trajeto percorrido pela Linha Turismo.

  • Endereço:
    Niccolo Paganini, s/nº, Curitiba – PR
Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Visitando as principais atrações turísticas de Curitiba em 1 dia

Artigo anterior

10 restaurantes românticos em SP para impressionar o mozão

Artigo seguinte

Você pode gostar