Você sabia que há excelentes opções de viagens de trem no Brasil? Apesar de não estarem entre os roteiros mais famosos, os passeios de trem proporcionam experiências incríveis

Apesar de não estarem entre os principais roteiros turísticos, as viagens de trem no Brasil são opções de passeios surpreendentes que revelam, além de paisagens deslumbrantes, diferentes cenários e proporcionam experiências incríveis.

passeios de trem por cidades históricas, encostas de serras, áreas urbanas e, até mesmo, aqueles em que a principal atração é o interior dos vagões, onde ocorrem festas animadas. Além disso, em alguns trajetos, os passageiros são levados a verdadeiras viagens no tempo, a bordo de antigas locomotivas e marias fumaças.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Por isso, se você quer fazer uma destas viagens incríveis, veja nossas dicas sobre os principais passeios de trem para fazer no Brasil. Fizemos uma seleção com roteiros variados, para todos os tipos de viajantes e em diferentes regiões do país.

Conheça os principais passeios de trem

Confira quais são as melhores viagens de trem do Brasil e entenda como são os percursos, quanto tempo duram e o que você vai encontrar em cada um deles. 

Curitiba a Morretes (PR)

trem parana

Foto: Divulgação

Inaugurada em 1884 em uma viagem feita pela Princesa Isabel, a estrada de ferro que liga Curitiba a Morretes é uma das melhores e mais completas viagens de trem do Brasil. O percurso, realizado pelas encostas da Serra do Mar Paranaense, tem 41 pontes e 13 túneis – entre eles, o imponente Viaduto do Carvalho. O trajeto, operado pela Serra Verde Express, dura cerca de 4h15 e tem saídas diárias.

Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES)

Foto: Divulgação

A ferrovia que liga Vitória (ES) a Belo Horizonte (MG) percorre 664 km e foi inaugurada em 1907. É o único trem de passageiros que liga duas capitais, apesar de o trajeto oficial ser de Belo Horizonte a Cariacica, município que fica a 30 minutos de Vitória. Com partidas diárias, o passeio de trem revela as mais lindas paisagens entre Minas Gerais e o Espírito Santo, entre vales e rios. O trajeto dura cerca de 13 horas e o trem oferece conforto e alimentação. 

Campos do Jordão a Pindamonhangaba (SP)

Foto: Divulgação

O trem turístico que liga Campos do Jordão a Pindamonhangaba, em São Paulo, é o percurso mais longo e bonito da Serra da Mantiqueira. Para quem deseja fazer uma das viagens de trem no Brasil, vale a pena optar por este passeio. Com seus vagões amarelos e vermelhos, os trens partem todos os dias e fazem um trajeto de cerca de duas horas. 

Ouro Preto a Mariana (MG)

principais passeios de trem

Foto: Divulgação

A Vale opera um trem turístico que, além de revelar paisagens belíssimas, permite conhecer as lindas cidades históricas de Minas Gerais. O trajeto entre Ouro Preto e Mariana dura cerca de uma hora e passa por lugares incríveis, como a Cachoeira do Bigode Chinês. Apesar de os vagões comuns não serem dos mais confortáveis, esta viagem de trem é rápida e há, ainda, a opção pelo vagão panorâmico, que tem janelas maiores e é climatizado.

São Paulo a Paranapiacaba (SP)

principais passeios de trem

Foto: Divulgação

Partindo da Estação da Luz, no centro de São Paulo, o Expresso Turístico que liga a capital paulista à Paranapiacaba é um dos belos passeios de trem para fazer no Brasil. Com duração de apenas 1h30, o trajeto leva à vila histórica inglesa, nascida a partir da construção da ferrovia. Ele opera todos os domingos e é muito procurado, especialmente, no mês de julho, quando Paranapiacaba recebe um festival de inverno.

Passa Quatro a Coronel Fulgêncio (MG)

principais passeios de trem

Foto: Divulgação

Quem gosta de clima de interior vai adorar o passeio de trem entre Passa Quatro e Coronel Fulgêncio, em Minas Gerais. O trajeto entre o verde da Serra da Mantiqueira dura cerca de duas horas e começa na estação centenária de Passa Quatro. Há uma parada em Manacá, para visitar uma feira de artesanato, e por fim, em Coronel Fulgêncio, há uma exposição fotográfica de locomotivas antigas. Esse passeio de trem ocorre somente aos finais de semana e feriados.

Tiradentes a São João Del-Rei (MG)

principais passeios de trem

Foto: Divulgação

Apesar de não ter paisagens tão belas como em outras viagens de trem no Brasil, o trajeto entre Tiradentes e São João Del-Rei é ótimo para quem deseja fazer um tour pelas cidades históricas de Minas Gerais. O percurso dura apenas 45 minutos e as saídas ocorrem somente aos finais de semana. O trem turístico é operado pela VLI Logística

Bento Gonçalves a Garibaldi (RS)

principais passeios de trem

Foto: Divulgação

Uma das mais badaladas viagens de trem no Brasil, o passeio entre Bento Gonçalves e Garibaldi passa pelas cidades de colonização italiana da Serra Gaúcha.

O passeio conhecido como Trem do Vinho, por ser procurado por turistas que querem degustar vinhos e sucos de uva, dura cerca de 1h30, tem saídas diárias e vários pacotes. Um deles, por exemplo, inclui a visita a uma vinícola, uma queijaria, uma fábrica de chocolate e um almoço em uma cantina italiana.  

Piratuba (SC) a Marcelino Ramos (RS)

principais passeios de trem

Foto: Divulgação

Realizado em uma locomotiva a vapor de 1920, o passeio de trem de Piratuba (SC) a Marcelino Ramos (RS) é feito nos arredores do Rio do Peixe. O trajeto dura cerca de 1h30 e tem o ponto alto na travessia de uma longa ponte sobre o Rio Uruguai. Os vagões têm apresentações de músicas regionais ao vivo e, ao final do percurso, você pode aproveitar o dia no parque aquático Termas de Marcelino.

Apiúna (SC)

principais passeios de trem

Foto: Divulgação

O trem do Vale Europeu, que parte de Apiúna, percorre uma região de Santa Catarina com forte influência da colonização europeia. Com apenas 45 minutos de duração, o trajeto vai até a Usina Hidrelétrica Salto Pilão, onde é possível praticar rafting no Rio Itajaí-Açú. Você pode fazer este passeio de trem em vagões comuns ou VIP, para quem gosta de mais comodidade. 

Rio Negrinho a Rio Natal (SC)

Locomotivas da década de 1940 percorrem 40 quilômetros entre a cidade de Rio Negrinho e a estação de Rio Natal, em São Bento do Sul (SC). O passeio de Maria Fumaça revela incríveis obras de engenharia ao longo do percurso, entre túneis, viadutos e pontes. O trajeto dura cerca de sete horas e essa viagem de trem proporciona aos passageiros a sensação de voltar ao passado.

As viagens de trem no Brasil são excelentes opções para quem quer fugir dos roteiros mais famosos. E, com essas dicas sobre os principais passeios de trem, ficou mais fácil para você planejar suas próximas férias, não é mesmo?

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]melhor.com

Hotéis podem ser refúgios na hora da reforma em casa

Artigo anterior

Destinos hippies e místicos: os lugares mais roots da América do Sul

Artigo seguinte

Você pode gostar