Saiba como é o passeio privado que leva às famosas catacumbas romanas e até a antiga estrada Via Ápia

Se você tem uma viagem marcada para Roma e adora locais que reúnem muita história e mistérios, uma dica é programar um passeio até a Via Ápia e conhecer também as Catacumbas Romanas. A agência Elmocar, especializada em receber brasileiros na Itália, oferece o tour privativo em carros de luxo confortáveis e com motoristas-guias que falam português para conhecer esses impressionantes locais.

Para quem deseja saber cada detalhe que envolve a fascinante história por trás das misteriosas catacumbas, esta é uma forma de aproveitar ao máximo a visita guiada e saber mais sobre cada lugar.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Saiba mais sobre todos os detalhes do passeio privado para Via Ápia e as Catacumbas de Roma.

Conhecendo a Via Appia Antica

Foto: Paul Hermans / Wikimedia Commons

O tour privado começa percorrendo a Via Appia Antica (Via Ápia, em português), uma estrada construída em 321 a.C. por Appio Claudio Cieco, um político e estudioso romano. O antigo percurso de aproximadamente 600 quilômetros ligava Roma ao Porto de Brisdisi, na Puglia, que conectava a cidade à Grécia, Egito e Norte da África. Sabe a icônica frase que diz que “todos os caminhos levam a Roma?”, pois bem, a Via Ápia certamente foi o mais importante deles, conhecida como “rainha de todas as estradas”.

No caminho é possível conhecer o Arco de Druso, uma imponente ruína preservada ao ar livre da época dos imperadores, e a Porta de San Sebastiano, um antigo portão romano que simbolizava o início da via. O tour também contempla a charmosa igrejinha Domine Quo Vadis, que tem uma história muito interessante.  Acredita-se que ela está construída no local onde Jesus apareceu para Pedro quando ele pensava em abandonar Roma, perguntando “Domine, quo Vadis?”, que significa “Senhor, aonde vais?”. Por fim, chega-se até as Catacumbas de San Callisto, o próximo local a ser visitado.

Catacumbas de Roma: as Catacumbas de São Calisto

Foto: Dnalor 01 / Wikimedia Commons

O passeio privado continua pelas misteriosas Catacumbas de São Calisto, que estão entre as maiores e mais importantes de Roma. Elas foram construídas por volta do século II e fazem parte de um complexo gigantesco de cemitérios subterrâneos que ocupam uma rede de túneis de quase 20 quilômetros de extensão.

Na Roma antiga, era proibido sepultar as pessoas dentro da cidade, tanto por questões de higiene quanto por falta de espaço. Os romanos tinham o costume de incinerar os corpos dos mortos, mas os católicos preferiam sepultá-los. Foi assim que surgiram as catacumbas, uma espécie de cemitério subterrâneo.

San Calisto abriga mais de 500 mil sepulturas, entre elas a de nada menos que 16 Papas e diversos cristãos, mas apenas parte delas é aberta ao público. A visita pelas catacumbas, que é acompanhada por um guia, dura cerca de 45 minutos e não é recomendada para quem tem claustrofobia ou dificuldade de locomoção.

Durante o tour é possível percorrer diversos corredores com lóculos encravados nas paredes de pedra, incluindo os de Santa Cecilia, a santa padroeira da música.

São Sebastião e Santa Domitila

Foto: Paul Hermans / Wikimedia Commons

Outras opções de visitas podem também ser contempladas no tour privado pela Via Appia Antica e pelas Catacumbas de Roma. Uma alternativa é a Catacumba de San Sebastião, que possui mais de 12 quilômetros entre passadiços, túneis e galerias impressionantes. Como indica o nome, os restos mortais de São Sebastião estão nesta catacumba.

Já as Catacumbas de Dimitila possuem mais de 17 km de galerias subterrâneas espalhadas por quatro andares, também muito impressionante.

Como chegar até a Via Ápia?

Foto: Paul Hermans / Wikimedia Commons

Do centro de Roma a linha circular 118 passa em frente à Via Ápia, mas pode ser um pouco confuso para quem visita o local pela primeira vez. Indicamos o passeio privado com a Elmocar, que realiza o tour com motoristas que falam português e uma frota de carros bastante confortável e segura.

+ info:

Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

» Onde comer bem em Roma
» O que visitar em Roma: roteiro de 2, 3 ou 4 dias
» Itália: vale a pena fazer city tour em Roma?
» Itália: serviço de guia e motorista brasileiro em Roma

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


11 passeios imperdíveis para fazer em Roma

Artigo anterior

Roma: 9 dicas importantes para não cair em roubadas

Artigo seguinte

Você pode gostar