Durante muito tempo o Trem das Águas foi a única forma de ir de Soledade de Minas a São Lourenço, em Minas Gerais. Ele é um trem turístico puxado por uma autêntica Maria-Fumaça que revive os tempos de glória da ferrovia. Hoje, o trem faz parte do circuito turístico e cultural da região.

Ele é operado pela ABPF – Regional Sul de Minas, uma divisão da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. O passeio de 10 km é um dos mais procurados do Circuito das Águas. É uma ótima viagem para famílias com pessoas de todas as idades que buscam um passeio tranquilo com muito verde e lugares belíssimos:

Trem das Águas de São Lourenço

Foto: Divulgação

A viagem no Trem das Águas

A viagem dura 2h – ida e volta – incluindo a parada na feira de artesanato local. Normalmente os passeios ocorrem nos finais de semana e feriados, partindo da estação central de São Lourenço, e seguindo para Soledade de Minas, totalizando 20 km. Antes do embarque, violeiros tocam uma música e alegram a estação inteira. Além disso, eles seguem viagem junto com o trem animando os vagões.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O trem segue para Soledade margeando o Rio Verde. Além de paisagens lindas você tem a oportunidade de conhecer o aeroporto de São Lourenço e a pequena estação Parada Ramon, no quilômetro 85. Logo após passar por essa estação, o trem entra em um vale e segue próximo do Rio Verde. Então ele chega na cidade de Soledade de Minas. Após passar a estação, o trem para na plataforma onde tem uma feira de artesanato, que inclui também doces locais, e outros produtos.

Trem das Águas de São Lourenço

Foto: Divulgação

A seguir, o trem segue de volta para São Lourenço, com os violeiros animando a viagem de volta. Chegando na estação da cidade você ainda tem a disposição uma outra feira de artesanato, loja de bebidas e um bar. Em todo o trajeto, você pode pedir bebidas e souvenires, como camisetas, bonés, filmes, entre outros.

Cuidados com a Covid-19

O trem está funcionando com capacidade reduzida, com o espaçamento recomendado entre os passageiros. Além disso, toda a equipe está trabalhando com máscaras, higienizando das mãos com álcool em gel sempre que possível e aferindo as temperaturas corporais duas vezes ao dia. Todos os vagões são rigorosamente higienizados antes de cada passeio.

Ao chegar a estação, o visitante também tem a temperatura corporal aferida e deve higienizar as mãos com álcool em gel. Além de manter o distanciamento dos demais visitantes e dos funcionários. O uso da máscara é obrigatório durante todo o período de permanência nas estações e no trem.

Serviço

Preço:

Primeira classe: R$90,00
Segunda classe: R$75,00
*O diferencial é que na primeira classe há bancos estofados

Sábados:

Partindo às 10h – retornando 12h
Partindo às 14h30 – retornando 16h30

Domingos:

Partindo às 10h – retornando às 12h
**A programação de feriados é sujeito a confirmação.

Dica: Programe-se para chegar com pelo menos 40 minutos de antecedência da partida do trem, devido as filas.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Conheça o trem de alta velocidade que liga Milão e Paris

Artigo anterior

Entrar no Uruguai: documentos e requisitos para viajar em 2022

Artigo seguinte

Você pode gostar