Atualizada em:
Confira passeios ao ar livre para aproveitar o verão no Alentejo, uma das regiões mais bonitas e autênticas de Portugal
Considerada uma das regiões mais bonitas e autênticas de Portugal, o Alentejo é famoso por suas vinícolas, povo hospitaleiro, gastronomia criativa, história e suas surpreendentes mais de três mil horas de sol por ano. Seus pequenos vilarejos e paisagens são convidativos para um passeio a pé – é isso que o torna um dos melhores lugares para aproveitar o verão português.
Dono de quatro títulos da UNESCO e outros prêmios de reconhecimento, não faltam opções ao ar livre para aproveitar na região. Saiba o que fazer no verão do Alentejo!
Confira passeios ao ar livre para curtir o verão do Alentejo
Trilhas
Gosta de caminhar ou pedalar? No verão alentejano, há diversas trilhas para aproveitar, seja explorando o litoral, os campos ou os lagos do interior. Os trajetos contam com diferentes níveis de dificuldade, atendendo desde os iniciantes no trekking quanto os turistas mais experientes. Seja qual for a escolha, o ar puro e as paisagens deslumbrantes farão valer a pena o esforço.
A trilha do Castelo de Vide a Marvão, duas das mais charmosas vilas da região, é ideal por ser um percurso de dificuldade média, com cerca de nove quilômetros e duração de pouco mais de três horas, que passa por paisagens rurais e naturais, caminhos murados, calçadas medievais e marcos romanos.
Praias
Quer aproveitar os dias quentes como se deve? Explore o litoral do Alentejo, que reserva algumas das praias mais bonitas da Europa. A praia de Tróia Galé, por exemplo, é perfeita para quem deseja praticar atividades aquáticas como surfe, bodyboard ou vela. Além disso, existe a possibilidade de programar um passeio de barco e observar golfinhos na reserva natural do Estuário do Sado. E não para por aí: quem gosta de história ficará boquiaberto com um rico patrimônio histórico do local, como as ruínas romanas com mais de dois mil anos de história.
Centros históricos e monumentos
Aproveite os dias ensolarados do verão do Alentejo para caminhar pelos centros históricos charmosos dos pequenos vilarejos. O ritmo pacato combina charme e história em suas ruas de pedras, castelos, igrejas, muralhas e outros monumentos centenários. Vilas como Monsaraz, Mértola e Arraiolos farão qualquer viajante se apaixonar pelo campo.
Durante a tarde, com o sol mais tímido e o céu perfeito para fotos, vale a pena reservar algumas horas para fotografar monumentos e ruínas que ganham tons de amarelo, laranja e vermelho em um belíssimo pôr do sol. Já anote para não esquecer alguns dos mais belos e preservados monumentos da região: o clássico Templo Romano de Évora, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, é um ponto turístico obrigatório em uma visita pela região. O Aqueduto da Amoreira, uma obra intrigante e um dos cartões postais mais bonitos da cidade de Elvas, também deve estar presente em seu roteiro.
Parques e reservas naturais
Por fim, mas não menos importante, para aproveitar os dias de sol do Alentejo você pode ainda visitar alguns parques e reservas naturais. No Parque Natural do Vale do Guadiana, é possível fazer trilhas e passeios de canoa. Além disso, é possível observar animais incríveis como o lince-ibérico e a águia-real. No parque da Serra de São Mamede, além de trilhas em meio a uma rica vegetação, há uma vista deslumbrante do Pico de São Mamede, o mais alto da serra.
Faça um tour diferente e visite o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo, na reserva Dark Sky Alqueva. Por ser um local com pouca poluição luminosa, o céu noturno da região em torno do lago Alqueva é perfeito para admirar as estrelas, seja a olho nu ou com ajuda de equipamentos específicos.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]