O seguro viagem é opcional ou obrigatório, a depender do destino. Mas sua contratação se faz necessária em qualquer viagem, como explicado neste artigo.

Muitos turistas, principalmente os que ainda não possuem muita experiência com viagens internacionais, buscam saber se o seguro viagem é opcional ou obrigatório.

É uma dúvida comum, e que provavelmente já surgiu em sua mente ao menos uma vez.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Para saná-la de uma vez por todas, faça a leitura completa do conteúdo a seguir.

Afinal: o seguro viagem é opcional ou obrigatório?

A resposta mais justa para essa pergunta é: depende.

O seguro viagem nada mais é do que um serviço que o viajante contrata, a fim de poder ser amparado caso se veja diante de diversos problemas, principalmente aqueles ligados à saúde.

E, justamente por conta de suas características, há países que exigem sua contratação, enquanto outros não exigem.

Contratação essa que, uma vez feita, garante que o segurado terá o atendimento médico necessário sem que tenha que pagar por ele, o que é extremamente útil, principalmente em locais nos quais não há sistemas públicos de saúde.

Para o país de destino, há a vantagem de não precisar arcar com os custos médicos e hospitalares do visitante. 

Países em que o seguro viagem definitivamente é obrigatório

seguro viagem opcional

Foto: Divulgação

Há muitos destinos que integram a lista de obrigatoriedade do seguro viagem.

Entre eles, estão os que compõem o Espaço Schengen, no continente europeu.

A obrigatoriedade, em relação a eles, se dá pelo fato de que tal espaço constitui um acordo de livre circulação pelos países membros. 

E, nesse acordo, existem algumas regras específicas, válidas para todas as nações participantes, e que devem ser respeitadas. O tempo máximo de permanência no Espaço Schengen, por exemplo, é um deles, assim como a entrada portando um seguro viagem.

Confira a lista de países europeus que fazem parte desse espaço, e nos quais o seguro viagem não é opcional, mas sim obrigatório:

  • Alemanha;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Dinamarca;
  • Eslováquia;
  • Eslovênia;
  • Espanha;
  • Estônia;
  • Finlândia;
  • França;
  • Grécia;
  • Holanda;
  • Hungria;
  • Islândia;
  • Itália;
  • Letônia;
  • Liechtenstein;
  • Lituânia;
  • Luxemburgo;
  • Malta;
  • Noruega;
  • Polônia;
  • Portugal;
  • República Tcheca;
  • Suécia;
  • Suíça.

Visite o site da Real Seguro Viagem para saber se o seguro viagem é opcional ou obrigatório de acordo com o continente e o país a ser visitado.

Vantagens da contratação, mesmo quando o seguro viagem é opcional

Mesmo quando é opcional, a contratação do seguro viagem deve ser considerada por qualquer turista, por conta das vantagens que oferece.

Vantagens que incluem:

Cuidados facilitados com a saúde

Imagine adoecer ou mesmo sofrer um acidente em outro país, e ter que lidar com diversas burocracias para conseguir um atendimento eficiente… Trata-se de um cenário pelo qual nenhum viajante gostaria de passar.

Contratando o seguro viagem, você estará livre desse tipo de problema.

Maior economia

Imagine, agora, ter que arcar com as despesas médicas e hospitalares em outro país, pagando em moeda local.

Nos Estados Unidos, por exemplo, tais despesas podem ser extremamente altas. É o que mostra a IstoÉ Gente, ao relatar o desabafo feito pelo influenciador Felipe Neto em 2019, após pagar US$800,00 em uma consulta, além de outras cobranças feitas posteriormente. 

Leia também: 35 lugares incríveis para conhecer nos Estados Unidos

Auxílio em relação a problemas com a companhia aérea

Voos atrasados e malas perdidas são outros problemas que podem surgir durante sua viagem.

E, ao contratar um seguro viagem com as coberturas certas, você também terá o auxílio para lidar com eles. Inclusive no âmbito jurídico, se necessário.

Em relação ao Brasil: o seguro viagem é opcional ou obrigatório?

É comum que muitos brasileiros tenham dúvidas sobre o seguro viagem ser opcional ou obrigatório para viagens nacionais.

E a resposta é: não. 

O seguro viagem não é obrigatório para quem viaja somente pelo Brasil. Porém, como citado, é importante que seja feita a contratação, principalmente se o viajante não tiver um plano de saúde com cobertura em todo o território nacional. 

Afinal, mesmo com plano de saúde, podem surgir problemas de outras naturezas, como aqueles relacionados às companhias aéreas. E ter com quem contar fará toda a diferença.

Faça a cotação e a contratação do seu seguro de forma descomplicada

Saber se o seguro viagem é opcional ou obrigatório de fato é importante.

Porém, mais importante ainda, é contratá-lo mesmo quando ele não for uma exigência do destino escolhido.

E, para que essa contratação seja feita, não é preciso ficar horas pesquisando sobre as seguradoras, e muito menos ter receio sobre, ao final, ter ou não feito a melhor escolha para o seu bolso.

Na Real Seguro Viagem você consegue, em poucos cliques, comparar os preços e as coberturas das principais empresas de seguro: é só informar as datas de ida e volta, o local de partida e o destino.

Existem diversas opções de planos, a partir de R$10,00 por dia de viagem, e para diversos perfis de viajante.

Sua viagem será com foco na prática de esportes?

Ou será algo menos radical, e com crianças?

Independentemente da sua resposta, e do seu perfil, saiba que, no site da Real, você encontrará o seguro viagem ideal, para viajar com tranquilidade.

Até mesmo o contato com a seguradora escolhida, caso necessário, é facilitado, não importa em qual parte do mundo você esteja.

E, após encontrar o seguro que melhor atende suas necessidades, inclusive financeiras, fique tranquilo também em relação ao pagamento: ele pode ser feito em até 12 vezes sem juros no cartão, ou via Pix e boleto, à vista.

A praticidade está também nas remarcações e no reembolso: caso você precise recorrer a um deles, poderá fazer isso de forma descomplicada, sem ter que responder diversas perguntas.

Acesse Real Seguro Viagem para encontrar hoje mesmo o melhor seguro para você. 

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Viagens perfeitas para quem ama artesanato, decoração e presentes

Artigo anterior

Passeios ao ar livre para fazer no verão do Alentejo

Artigo seguinte

Você pode gostar