Confira passeios ao ar livre para aproveitar o verão no Alentejo, uma das regiões mais bonitas e autênticas de Portugal

Considerada uma das regiões mais bonitas e autênticas de Portugal, o Alentejo é famoso por suas vinícolas, povo hospitaleiro, gastronomia criativa, história e suas surpreendentes mais de três mil horas de sol por ano. Seus pequenos vilarejos e paisagens são convidativos para um passeio a pé – é isso que o torna um dos melhores lugares para aproveitar o verão português.

Dono de quatro títulos da UNESCO e outros prêmios de reconhecimento, não faltam opções ao ar livre para aproveitar na região. Saiba o que fazer no verão do Alentejo! 

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Confira passeios ao ar livre para curtir o verão do Alentejo 

Trilhas

alentejo

Foto: Divulgação

Gosta de caminhar ou pedalar? No verão alentejano, há diversas trilhas para aproveitar, seja explorando o litoral, os campos ou os lagos do interior. Os trajetos contam com diferentes níveis de dificuldade, atendendo desde os iniciantes no trekking quanto os turistas mais experientes. Seja qual for a escolha, o ar puro e as paisagens deslumbrantes farão valer a pena o esforço.

A trilha do Castelo de Vide a Marvão, duas das mais charmosas vilas da região, é ideal por ser um percurso de dificuldade média, com cerca de nove quilômetros e duração de pouco mais de três horas, que passa por paisagens rurais e naturais, caminhos murados, calçadas medievais e marcos romanos. 

Praias

alentejo

Foto: Divulgação

Quer aproveitar os dias quentes como se deve? Explore o litoral do Alentejo, que reserva algumas das praias mais bonitas da Europa. A praia de Tróia Galé, por exemplo, é perfeita para quem deseja praticar atividades aquáticas como surfe, bodyboard ou vela. Além disso, existe a possibilidade de programar um passeio de barco e observar golfinhos na reserva natural do Estuário do Sado. E não para por aí: quem gosta de história ficará boquiaberto com um rico patrimônio histórico do local, como as ruínas romanas com mais de dois mil anos de história.

Centros históricos e monumentos 

alentejo

Foto: Divulgação

Aproveite os dias ensolarados do verão do Alentejo para caminhar pelos centros históricos charmosos dos pequenos vilarejos. O ritmo pacato combina charme e história em suas ruas de pedras, castelos, igrejas, muralhas e outros monumentos centenários. Vilas como Monsaraz, Mértola e Arraiolos farão qualquer viajante se apaixonar pelo campo.

Durante  a tarde, com o sol mais tímido e o céu perfeito para fotos, vale a pena reservar algumas horas para fotografar monumentos e ruínas que ganham tons de amarelo, laranja e vermelho em um belíssimo pôr do sol. Já anote para não esquecer alguns dos mais belos e preservados monumentos da região: o clássico Templo Romano de Évora, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, é um ponto turístico obrigatório em uma visita pela região. O Aqueduto da Amoreira, uma obra intrigante e um dos cartões postais mais bonitos da cidade de Elvas, também deve estar presente em seu roteiro. 

Parques e reservas naturais

alentejo

Foto: Divulgação

Por fim, mas não menos importante, para aproveitar os dias de sol do Alentejo você pode ainda visitar alguns parques e reservas naturais. No Parque Natural do Vale do Guadiana, é possível fazer trilhas e passeios de canoa. Além disso, é possível observar animais incríveis como o lince-ibérico e a águia-real. No parque da Serra de São Mamede, além de trilhas em meio a uma rica vegetação, há uma vista deslumbrante do Pico de São Mamede, o mais alto da serra.

Faça um tour diferente e visite o primeiro  Starlight Tourism Destination do mundo, na reserva Dark Sky Alqueva. Por ser um local com pouca poluição luminosa, o céu noturno da região em torno do lago Alqueva é perfeito para admirar as estrelas, seja a olho nu ou com ajuda de equipamentos específicos.

 

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Seguro viagem é opcional ou obrigatório? Veja como funciona

Artigo anterior

Seguro viagem é obrigatório para turistas que visitam esses 29 países

Artigo seguinte

Você pode gostar