Atualizada em:
A região da Patagônia, território que corresponde ao extremo sul da América do Sul, entre o Chile e a Argentina, é bastante conhecida como destino de neve, o que sempre remete ao inverno.
Porém, em razão de suas temperaturas muito baixas nesse período, estações como primavera e verão acabam sendo mais indicados para os visitantes que desejam aproveitar todas as atividades ao ar livro dos destinos patagônicos.
Pensando nisso, separamos alguns roteiros para o chamado “Fim do Mundo”, que inclui experiências em lugares como El Calafate, Ushuaia, El Chaltén, Puerto Madryn, Bariloche, Villa la Angostura e Parque Nacional Torres del Paine, com cinco passeios incríveis para fazer na Patagônia na primavera.
Trekking Laguna de Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra em Ushuaia
O tour começa em direção ao Vale de Andorra, onde se encontra uma urbanização espontânea característica de Ushuaia e segue ao longo de um rio sinuoso de água de degelo, passando por atrativos como Lagoa de Témpanos, Arroyo Grande e o Glaciar Vinciguerra, que conta com cavernas que se formam ao longo da geleira.
Trekking Laguna Esmeralda Verão em Ushuaia
Roteiro considerado uma aventura pelos bosques e vales nevados da Patagônia Argentina. Ali, é possível observar cenários com turbas fueguinas, castoreiras, rios e lagos até chegar à Laguna Esmeralda, alimentada pelo Glaciar Ojo del Albino, e que compõe um dos principais cartões-postais da região. O percurso de cerca de duas horas (ida) tem 4,7 quilômetros.
Tour Pinguinera Punta Tombo com Museu dos Dinossauros desde Puerto Madryn
Os pinguins são um dos moradores mais ilustres dessa região e integram boa parte dos roteiros. Neste passeio, o visitante vai de Puerto Madryn até a Reserva Natural Punta Tomo, a mais importante colônia de pinguins do continente americano.
O local é morada dos animais que, anualmente, chegam para acasalar e ter seus filhotes antes de retornarem ao Nordeste da América do Sul. O passeio ainda faz paradas na cidade de Gaiman, antiga colônia galesa às margens do rio Chubut, e Trelew, que abriga um museu paleontológico.
Caiaque no Glaciar Perito Moreno em El Calafate
Os aventureiros que não abrem mão de praticar algum esporte em contato com a natureza exuberante da Patagônia podem fazer um tour de caiaque no famoso Glaciar Perito Moreno, em El Calafate. A geleira, com 250 km² de área e 60 metros de altura, tem paredes que represam as águas do Lago Argentino e fazem pressão sobre o gelo, provocando estrondosos desabamentos de suas bordas.
Tour Full Day El Chaltén Trekking Adventure com almoço desde El Calafate
O passeio de um dia por El Chaltén percorre a mítica Rota 40, que margeia o Lago Argentino e atravessa os rios Santa Cruz e La Leona. Ali há ainda o Mirante Glaciar Viedma, de onde se tem vista panorâmica tanto do lago, quanto do glaciar que lhe dão o nome, até os montes Fitz Roy e Torre. Durante o trekking passa-se também pelo Glaciar Piedras Blancas, acampamento Poincenot e Monte Fitz Roy, até o acampamento base, onde acontece o almoço.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]